sexta-feira, 19 de novembro de 2021

SEMINÁRIO PREJUDICADO POR INSTABILIDADE DE CONEXÃO. SERVIDOR É TRANSFERIDO AOS MOLDES DO GOVERNO ALUÍZIO ALVES. 19 DE NOVEMBRO DE 2021


HOJE...

... começou  o seminário  comemorativo/alusivo aos 260 anos.  Assisti de forma parcial alguns expositores, infelizmente a instabilidade da conexão acabou por prejudicar a  participação do público que estava acompanhando na  forma virtual.

ALÉM...

...de histórico também teve suas peculiaridades, gafes e, claro   também graças,  dentre elas a  recordação da bolsa recebida do município,  pelo  professor Thiago Dias,   no valor de R$ 200 reais, que ele dividia com a amiga  Poliana Bezerra.



    Se a bolsa  se refere ao trabalho que a secretária Aucely Costa cita nas referências bibliográficas  da apostila  editada pela sua Secretaria,   até que o valor não era dos piores, visto que o salário mínimo, de 2007,  era R$ 380 reais,  valor que a Prefeitura  pagava  inclusive a profissionais  graduados, e com os referidos descontos de Previdência

SOBRE...

...os professores convidados e  participantes  do Seminário,  inegavelmente,   excelentes abordagens. 

    Quem diria que a Secretaria de Educação, a promotora do Seminário, conhecesse  tantos talentos.   

         

DA...

...fala do prefeito José Augusto  achei interessante  o  "passando recibo" sobre algumas  indagações que fiz quando publiquei a arte do evento ( particularmente em referência ao significado do "+ 260") e que tanto magoou  os  promotores/servidores da Prefeitura.

RECEBI...

...em  PDF, uma apostila  que está sendo encaminhada/distribuída   pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.  Como tenho boa memória, ainda,  quando li a primeira página, tive  impressão de está relendo o Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, da turismóloga  Aucely Costa, que  ela  me apresentou , salvo o engano, em 2002 ou 2003. Ainda tenho uma cópia, posso até comparar, caso precise me desculpar e  reparar  se cometo alguma injustiça.


NÃO...

...que tenha nada contra o trabalho da  Secretária, pode ter sido só uma impressão de semelhança no texto da minha memória  com o da  apostila.

DIFERENTE...

...de administrações anteriores, parece que o Prefeito se dispôs a prestigiar o evento em toda sua plenitude. Será ? Se  não atrasou para a abertura, já fez o diferencial. 

    Os professores, público  a quem se destinou o evento, prioritariamente na forma presencial,  parece que estavam sem  muita disposição para  o formato presencial e    teriam, digamos, optado  pelo modelo hibrido.

SAÚDE

   Tem alguns dias que servidora da saúde municipal, Vanuza Lucena, foi mais uma vez remanejada  pela SMS, de uma comunidade  rural para outra. Aceitou a remoção silenciosa, como se servidor não tivesse direito a  argumentar sobre condições de trabalho e  locomoção. De brinde, por se comportar  tão obediente,  teria ganhado um agradecimento do Secretário de Saúde  em um grupo de WhatsApp.

 NÃO...

...me surpreenderia se o tronco voltasse a Portalegre e algumas pessoas agradecessem por apanhar.   

MODELO 

      E que  a transferência de servidor  na Gestão municipal  não se  transforme  na marca negativa que tinha a administração do governador Aluízio Alves, com seus adversários.  O pai de uma amiga foi transferido mais de 30 vezes, enquanto durou o tal governo da Esperança.  

E...

...por falar em Aluízio Alves,  tinha um livro biográfico dele, escrito pelo  meu  ex- editor, jornalista  Paulo Tarcísio Cavalcanti,  que   emprestei ao  então prefeito Euclides Pereira.  

      Se alguém da família  encontrar esse livro  por lá e quiser me devolver, fico grata. É fácil identificar que é meu, porque tem uma dedicatória do autor, para mim.  Não é um cobrança,  e nem uma obrigatoriedade de busca.  E a importância  em tê-lo de volta  é pelo fato de ter sido um presente do autor.

     

MAS...

...é hora de pautar o blog na questão nacional e  em tudo que o Governo Federal faz contra esse  país.   Parece que não  há limites para maldades, vergonha e  gastos de recursos públicos com  passeios e "motociatas". 

  Tudo sob o aplauso  dos extremistas, a conivência dos aliados, a ignorância dos analfabetos políticos e o fanatismo de alguns religiosos devotados ao Mito. Além da concordância de um  número de parlamentares que se locupletam com as benesses que recebem para referendar os Projetos absurdos que chegam à Câmara.  Todos, ou quase todos, em prejuízo a  maioria do povo brasileiro.

     E ainda temos,  como opção para eleição presidencial,  o tal juiz  Marreco de Maringá, o  criador da criatura que hoje assombra  e assola a vida nacional, sobretudo os mais pobres.



ALTOS E BAIXOS

   E a cada, dia diante do que leio e assisto em parte da mídia,   me  vem a mente um trecho da bela música de Chico Buarque que diz;  "...tem dias que a gente se sente, como quem partiu ou morreu, a gente estancou de repente..." (Roda Viva).

MAS...

... aí a gente vê o outro lado da notícia e a resistência de parte da sociedade civil organizada, aí    vem  uma outra canção, do mesmo Chico, que diz: "Apesar de você amanhã a de ser, outro dia..."

SÓ...

...espero que, se em 2022,  esse país cair em mãos, de novo, desse aventureiro perverso, os  jovens lutem mais pelo o futuro deles, pela democracia e pelo direito à Universidade, que, aos poucos, está lhes sendo  tirado, enquanto para eles  o que conta é     Samira Show e Calcinha Preta. 

   Aos que tem oportunidades que façam suas malas,  no caso particular, o meu filho, aproveitando  a capacidade intelectual e  o fato de ser poliglota, inclusive por  falar e escrever  japonês,  e siga  a vida  em  outro lugar do mundo.

    Quem viveu a Ditadura,  mesmo sem passar pela violência física, mas sentiu  a privação do direito, por exemplo,   de ler livremente  um determinado autor, em público, só por ser  considerado subversivo, sabe bem do que  estou falando.   

QUANDO...

...  me  deparo com leituras e  notícias que denunciam   abordagens   ditatoriais e ameaçadoras, como tem se tornado  comum no país, e com a chancela de um Presidente   com viés fascista, vejo o passado  opressor e  sinto vontade de ter   21 anos, para,   de novo,   dispor a   minha parca disposição  para  lutar o contra o que se  instala no Brasil.







Nenhum comentário: