segunda-feira, 15 de novembro de 2021

PREFEITO LEVA ELEITORES À RUA PARA COMEMORAR ELEIÇÃO 2020. CRIANÇA CAI E É SOCORRIDA POR AMBULÂNCIA DA VIÇOSA. 15 DE NOVEMBRODE 2021


O ...

...prefeito  bolsonarista Zé Augusto promoveu ontem, 14, final da tarde,  um  passeata na cidade, com seus apoiadores, comemorando um ano do resultado das eleições de 2020  que o elegeu ao  cargo que almejava, desde 1996.

ALIADOS,...

  ... os mais fiéis, estiveram na praça central para ouvir  o Prefeito. Ninguém  no palanque  para ofuscar o brilho do Gestor, ele estava sozinho, politicamente falando,  na carroceria de um caminhão. 

PRESENÇA

     Na plateia, o deputado Getúlio Rêgo, a quem o Prefeito chama de seu líder maior, acompanhado do filho, o ex-prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rêgo. 

   Essas foram a duas  personalidades  públicas, exaltadas nominalmente, pelo prefeito,  além do seu vice,  Emanuel, que não estava ao seu lado no momento do discurso. 

     Agradeceu aos vereadores  aliados  de forma generalizada, incluindo os não eleitos. E no seu esforço de parecer um político popular,  dirigiu-se a  conterrânea e  aliada Toinha Venâncio, exaltando que ela lhe devia uma promessa.  

     Parece que para cobrar o Prefeito  é bem desinibido, para pagar é que   é   complicado.

  Em seguida  cita que  ela havia rezado por ele. Então, se alguém deve alguma coisa não seria ele a ela ? 

 

SERÁ...

...que existe a possibilidade de Toinha resolver, digamos, o problema da Maternidade,  Caso a gente lhe peça para rezar   na intenção  da  APAMI   no sentido de receber o que a Gestão vem se apropriando ?

      

E POR FALAR...

...em APAMI,  lembrei  de saúde e achei tão "bunitim"  o  titular da Pasta da Saúde fazendo a guarda  da carroceria, e, claro,  cuidando para que o Prefeito  não fosse "perturbado" na sua fala . 


Ô ...

... Secretário, não dava para ter subido no palanque e  anunciado o repasse do dinheiro que  a Gestão deve ?  Ou mesmo pedido ao Prefeito  para dizer  que o calote  está chegando ao fim ? Já que o Senhor sempre diz "vamos resolver"  poderia ter  anunciado uma data da resolução  no  "arrastãomício ", de ontem. 

   Poderia ter  sido junto com  a divulgação da  "frota" de ambulâncias e implantação da Policlínica.  

      

SENTI...

...falta de referências  às comemorações alusivas aos 260 anos de Portalegre, sobretudo o Seminário   histórico cultural marcado para os dias 19 e 20,  próximos.  Será  que virou  "sigiloso", aos moldes do que o vereador    Adalberto  Rêgo (DEM)  presume que tem que ser um Projeto de Lei que vai para Câmara ?

SE...

...bem que sigiloso estava até o blog  noticiar e isso virar uma "ferida" aberta no ego de alguns aliados diretos, por não terem saído na frente.

OUVI... 

... hoje a fala  do vereador  Adalberto Rêgo, e como não sou parlamentar, não vou  seguir o protocolo de parlamento e dizer que o Vereador faltou com a verdade, porque prefiro mesmo  dizer que ele é mentiroso.

     Mentiroso quando diz que  o blog teria sido contra o nome da ex-vereadora  Terezinha Rêgo,  para a  tal Policlínica, que nada mais será que três serviços funcionando num mesmo lugar.

   Senhor Vereador,  em nenhum momento escrevi o que o Senhor declarou, inclusive com  teatralidade, se voltando para a galeria de  fotos da Câmara, onde está  uma foto de Terezinha Diógenes que, repito, não tenho qualquer coisa contra, tampouco a favor.   Questionei  sim,  a escolha e o critério da escolha e o por quê de sempre se pensar  de forma oligárquica.  

      Portanto, aprenda a  ler  antes de afirmar o que não está dito,  no escrito, e criar intrigas.

     Leia, também,  sobre o princípio da  transparência e da publicidade ( no sentido de tornar do conhecimento  do município, estado, Nação) aos atos públicos, para que o Senhor nunca mais  classifique de  "documento privado" um projeto de lei  elaborado  por um poder público, no caso o executivo,  e encaminhado a outro,  o legislativo.

VERGONHA

    Legislativo esse que o Senhor,  e isso é uma opinião pessoal,   envergonha à nível local, estadual, nacional e até mundial,  visto que a sua fala, a fala de todos e até o silêncio, causado muitas vezes  pela ignorância de não saber contra argumentar ou pela necessidade de ser conivente,  está para o mundo. E, infelizmente,  serve de   chacota   e vergonha pela  qualidade   da produção verbalizada.

SAÍDA

      Entendi  que  o Presidente da Casa,  Márcio Pereira,   quando disse  "vamos investigar",  mesmo sabendo que não há legalidade para fazê-lo,  e, de novo, é  uma opinião pessoal,  o fez para encerrar  a  bobagem que o Senhor, de forma adjetivada, insistia  em  querer mostrar como um "crime" contra o serviço público.

        Por fim,  Vereador, ainda bem que  o Projeto de Lei, que publiquei,  tinha o carimbo da Câmara, com a data, para que dessa forma ficasse comprovado, que  não menti,  sobre  o equívoco que  tornou "práxis"  em Portalegre, que é o fato de um  projeto de lei já vir acompanhado de documento, assinado, com data igual a da elaboração,   dizendo que a Câmara  aprovou e o Executivo sancionou, quando a Câmara sequer recebeu o  projeto.

      

E...

... vereador,  não se furte em citar o nome o blog da próxima vez,  Aliás, recomendo que o Senhor leia,  para todos, o que está escrito.  E não precisa colocar no plural ( já está em blogs) porque é no singular,   já que o único blog que fez   referência ao projeto, foi o DITO BENDITO, portanto acerte, pelo menos, a concordância. Isso se constituiria no que podemos chamar de responsabilidade com a informação. 

    Diferente  daqueles   que mantem espaços em redes sociais,    para    espalhar   preconceitos e fazer ofensas pessoais, como há em uma conta de Instagram  atacando a mim, ao vereador  Afrânio Lucena  e tantos outros que fazem oposição a atual Gestão,  esse blog não tem pseudônimo, tampouco é  anônimo. 

E ...

... por falar em anônimo, seguir o  DITO BENDITO é uma opção e uma referência de que se é um leitor do espaço,   nada tem de relação com fonte de informação. 

   Seguir o blog, também, não significa que concorde com o que escrevo. É só, e somente só, a referência de leitor. 

SOBRE...

...informações de onde vem,  isso é uma prerrogativa que  o jornalista não pode revelar. A fonte  tem direito ao sigilo. 

    E nós, profissionais, não podemos revelar o nome das nossas fontes, caso elas peçam o sigilo  da informação, sob nenhuma hipótese.  

   O jornalismo é uma profissão exercida com seriedade, regulamentação, técnica e  fonte de informação. Embora  alguns  pensem que é  só abrir um espaço, escrever e propagar o que quer, sair dizendo o que bem entende e sem responsabilidade.

      Basta  acompanhar o que está acontecendo com os "jornalistas"  integrantes de blogs e sites que divulgam "notícias falsas" e ameaçam pessoas e poderes.

    

PRAZER

   Escrever, para mim,   é um ato de amor  pela carreira que abracei, e  uma tarefa que tento cumprir  com responsabilidade e a ética que a profissão me exige.  

SEGUIDORES

    Aqueles que temem seguir o blog  por medo de ser rotulado  como informante, fiquem tranquilo. Não há nenhuma  relação entre as duas coisas,  o maior número de leitores do blog são os aliados do Prefeito.

    Tenho muito orgulho dos meus  leitores, porque,  sem financiamento publicitário, propaganda ou link em  outras redes sociais,  tenho o número  bem considerável. 

Claro que me orgulha vendo essa lista lateral crescer, como as pessoas mostrando que estão  seguindo o blog. E gostaria que  esse número só crescesse.


SOBRE A INFORMAÇÃO

  "O sigilo da fonte jornalística é uma garantia constitucional prevista no art. 5º, inciso XIV, in fine, da Constituição Federal. 

   Se algum fato chegou até o profissional da imprensa, por meio de uma fonte, e aquele, após checagem prévia, verifica que se trata de notícia verdadeira e de interesse público, é esperada a divulgação da informação.

E, por expressa determinação da Constituição, o jornalista não é obrigado a revelar a sua fonte, mesmo que o material entregue seja objeto de crime.

Não pode, também, por via indireta, quebrar-se o sigilo telefônico do jornalista e nem haver a busca e apreensão de seus instrumentos de trabalhos. Ora, se a autoridade policial quer saber quem é a fonte sigilosa, que investigue os fatos por outros meios lícitos, respeitando-se, assim, a garantia constitucional do sigilo da fonte jornalística."

                                              https://ajufe.org.br/imprensa/artigos/12679-os-limites-do-sigilo-da-fonte-jornalistica                                                                                                                                            

E...

    ...por falar em fonte, uma   informou  ontem, que a primeira-dama, Marquire Dantas,  teria sido a encarregada  a convencer o vereador  do DEM, Paulo Andreazo, a participar do "arrastão" comemorativo da vitória. 

    E que o vereador não só teria se recusado a atender um telefonema do vereador Adalberto Rêgo e do Prefeito, antes da visita da primeira dama,  como teria dito que   não iria,  como também  não disponibilizaria   um  carro com equipamento de som que possui. 

   Não conheço o equipamento de som do vereador, tampouco o identifiquei nas imagens do público presente à festa de aniversário das eleições municipais 2020.  Mas, um fonte afirmou, hoje,  que ele não estava, e que o equipamento de som, também não  era o seu.

     O blog está  aberto ao Vereador  e a primeira dama  para   exercer o seu direito de  falar sobre o fato ( bernacavalcante@gmail.com), caso queiram.  

HOJE...

...  de novo,  e em função da chuva de ontem, que encerrou  a festa  comemorativa, o  Prefeito voltou às ruas, em  passeata.   O texto "meme" que circula   e chegou  ao blog é; 



QUEDA...

...enquanto o  Prefeito Zé Augusto  "re-comemorava" a sua vitória de 2020, no fim da tarde de hoje, na praça central,  uma criança acidentou-se na Praça de Eventos, caindo do palco.

  A  criança foi  socorrida pela ambulância do município de Viçosa que, coincidentemente, estava na Maternidade de Portalegre.

    

ATÉ...

...onde apurei, quando a ambulância de Portalegre chegou ao local do acidente, a criança já  estava na APAMI. 

NÃO...

...faz muito tempo que, em sua rede  no Facebook,  o  proprietário da floricultura   "Flores da Serra", André Silva, manifestou a sua preocupação e alertou sobre o perigo  de crianças correndo livremente naquele palco.   

  MEDIDAS

  A Prefeitura, que tinha conhecimento da situação, parece que  não fez nada para fechar o acesso e  eis que o previsível, infelizmente, aconteceu.  

AGORA...

 ... Vamos esperar para  ver  até quando  o Gestor vai negligenciar com essa necessidade. E  os pais que  ficam mais alertas, para que   não aconteça de novo, e  de forma mais grave.

A ...

... criança, que parecia  bem no primeiro socorro,  foi encaminhada pelo médico plantonista da APAMI  para Pau dos Ferros, para exames de imagens que diagnosticarão,  com segurança,  se a queda não causou  danos maiores.  

    Vamos torcer para que tudo fique bem.


O QUE...

... é a vida e as  lições que ela nos oferece. 

   A  Prefeitura de Portalegre, por quase um ano,  dificultou o quanto pode o repasse de recursos federais, no caso 137 mil reais, que veio para APAMI,  e depois do prazo se vencendo resolveu  autorizar o uso quando a instituição já estava para devolver o dinheiro a União. Dinheiro esse que paga o médico de hoje.

   E graças a luta  por esses recursos havia um médico de plantão, em um feriado,  e essa vida pode ser socorrida de forma imediata, com os primeiros cuidados.

  E que ironia, nem a ambulância que socorreu  era de Portalegre,  nem a  Maternidade recebe um centavo da  Prefeitura, nem o médico está de plantão  pago  pela Secretaria de Saúde do Município.

    APRENDA...

   ...PREFEITO, que a sua perseguição à APAMI   não prejudica  a Presidente e nem as pessoas com quem ela é politicamente afinada,  mas a uma população inteira, a quem o Senhor declarou, ontem, de forma demagógica e oportunista, que ama e cuida.

    

POIS...

...muito bem, que esse acidente de hoje  lhe sirva, pelo menos,  como reflexão, porque sensibilidade, na minha opinião,  é algo que o Senhor  não tem. 

   E da mesma forma que  discursou dizendo que a Prefeitura é do povo de Portalegre,  saiba que a Maternidade também é.

PREFEITO...

...eu não devia, mas vou dizer. Essa é a segunda vez que um paciente recebe socorro imediato, em casos graves e, graças ao plantão  e a estrutura da Maternidade, essas vidas puderam ser  socorridas a tempo, para uma primeira atenção de urgência,  o que é fundamental para a sobrevivência de um paciente.

SEU...

... PREFEITO;   "vosmecê  que gosta de premetê,  iscute o que vô  dizer... O sinhô  pula e dá grito, cuma quem tira un isprito, discuça e fala bunito em tempo de inleição..." (  trecho de um poema de Crispiniano Neto),  olhe a saúde de Portalegre   pelo ângulo da prioridade,   para não carregar na consciência, e pelo resto da vida, a culpa por ter negligenciado com o  cuidado e  com a vida de alguém, por  pura  ganância e por retaliação, pelo simples fato de  não ter  o comando da Maternidade Dr. Antônio Martins.

    Nem tudo nesse município tem que  está sob  o poder  político do grupo que o Senhor faz parte.

 Conselho e café, toma quem quer.  E o Senhor,  se achando a última coca-cola do deserto, em termos de competência, conforme sua fala, ontem,  cuidado para não transformar esse sonho tão comemorado, em um pesadelo para o resto da vida.

TINHA...

...dez anos,  quando vi  uma moça, sentada na cadeira  que era ocupada por  Conceição de Juraci, no dia  em que minha mãe foi tomar posse como Vereadora, olhando para Conceição, para minha mãe e outras pessoas adversárias e dizendo, enquanto dedilhava com deboche  a máquina de escrever,  a seguinte piada:  "Estou aqui  batendo ( no sentido de datilografando)  o processo do meu irmão".  

    Eu,  na minha curiosidade de criança,  perguntei alto a mamãe; O que é processo? e ganhei um beliscão para silenciar.

   E eis que,  quase 50 anos depois, quando abro um jornal,  lá está o nome da "secretária irônica de 1973", estampado, acusada pelo MP  de   apropriação  indevida de dinheiro público.    

   São  às voltas da   "terra plana". Ou melhor, a lei do retorno que é implacável. E pensei: Eis que processo agora é "batido" em computador.

     


     






 





  

    


Nenhum comentário: