quinta-feira, 18 de novembro de 2021

PARTIU FILOMENA SAMPAIO, GRANDE PERSONAGEM DA EDUCAÇÃO DE PORTALEGRE. ESCOLA NÃO FECHA EM HOMENAGEM. 18 DE NOVEMBRO DE 2021

 A NOTÍCIA...

   ...que  predominava no meu WhatsApp, hoje, quando acordei  era sobre a partida da senhora  Filomena Sampaio de Souza, personagem marcante da história educacional de Portalegre.  Diretora do Grupo Escolar Margarida de Freitas, escola primária de muitas  gerações. E, também, tesoureira da Prefeitura, na Gestão de Juraci Albuquerque (1969-1972).



DONA...

... Filomena    marcou a  todos nós, alunos daquela escola,  pela disciplina e respeito que impunha ( não conheço nenhum  ex-aluno do Margarida que consiga se referir a ela sem o "Dona"), e dos impecáveis desfiles cívicos que organizava minuciosamente a cada 7 de setembro, em cumprimento ao que determinava  o Regime vigente. 

   Lembro, até do uniforme de gala que tínhamos para cantar o hino nacional e  fazer o hasteamento da bandeira, a casa quinta-feira.

   Não faz muito tempo que escrevi aqui sobre ela,  em data  alusiva ao seu aniversário. E, hoje, ela se juntou aos seus no outra lado da vida, deixando para sempre  a sua importância na terra. 

EM PORTALEGRE...

... vi uma nota de pesar foi emitida pela Câmara Municipal, no entanto nada vi da Escola Municipal que leva o seu nome, além de uma divergência de opiniões sobre o que poderia, e deveria, ser feito em função do luto.

PROFESSORES 

...mostraram-se desapontados com a  direção da Escola e a falta de empatia   com  o  momento,  cuja diplomacia  pedia, pelo menos, a suspensão das aulas,  hoje, o que permitiria, aos que desejassem,  participar do sepultamento de D.  Filomena, marcado para o fim da tarde, de hoje, em Mossoró.  Infelizmente,  pelo que me foi informado, o diretor alegou que não é  "costume" da cidade suspender aulas porque morrer alguém.

ENFIM...

... se não era   importante para o diretor, mas era para os professores,  faltou a  ousadia deles, e uma  decisão individual ou coletiva de  faltar as classes e  perder um dia de salário, para  participar  do velório.   

SERÁ...

... que o Prefeito que "tanto valoriza a educação" iria puni-los por  esse "ato de insubordinação" ou descontar qualquer valor, depois de ter ganho  alguns mil reais do passivo  que a maioria  tinha (tem ) a receber ?

PROFESSORES

   A escola funcionou "normalmente"  e, em sinal de luto e protesto,  alguns  educadores  compareceram a sala de aula, vestindo preto.

AMANHÃ...

...é a data  de início do Seminário, comemorativo aos 260 anos e destinados, exclusivamente, aos docentes. Finalmente,  a  Prefeitura divulgou  a programação e ficou evidente que Sobrado e Lages parece  que não são comunidades  quilombolas,   já que  estão excluídas   da programação.

ALIÁS...

... em recente evento cultural realizado no Sobrado, o prefeito José Augusto não participou,  e não teria enviado representação.  Seria  algum preconceito  com os negros de lá ?  


  ESPECULAÇÃO

     Chega ao blog que ontem, teria havido  uma celebração dos filhos ausentes de Portalegre, em Mossoró, e  foi percebido por alguns  a presença de   um  policial à paisana, em companhia do vereador Adalberto Rêgo. Na verdade   pode ter  sido uma mera coincidência. 

   No entanto, o episódio da última segunda-feira,15,  quando o  Vereador  teria agredido um idoso e o fato de ter havido  uma reação do filho  da vítima,  fez com que se criasse um especulação,   no sentido de atribuir  ao  militar uma segurança ao  Vereador. 

SE...

   ...houve solicitação de medida protetiva  de segurança, por parte do Vereador,  caso tenha se sentido ameaçado, é natural que  tenha um policial  ao seu lado. 

  No entanto, em caso assim,   a inteligência não coloca   agentes que seriam facilmente identificados. Portanto, há mais    especulações que verdade nessa história.


E...

...depois o  Vereador é corajoso o suficiente para  se proteger sozinho.  Quem agride e ataca  alguém diante de muitas pessoas  demonstra  destemor. Ou covardia quando a condição do outro é de indefeso.




Nenhum comentário: