terça-feira, 16 de novembro de 2021

IDOSO É AGREDIDO PELO VEREADOR BOLSONARISTA ADALBERTO RÊGO.16 DE NOVEMBRO DE 2021

 ONTEM...

... entre 20 e 21 horas, o cidadão Geraldo Oliveira (foto) foi  parado, com o seu carro,  pelo vereador  bolsonarista Adalberto Rêgo (DEM), quando trafegava ao lado da manifestação política que acontecia em comemoração de um ano da vitória do prefeito José Augusto (DEM), primo de Adalberto,  nas eleições de 2020.


                             

VERSÃO

    De acordo com o cidadão Geraldo Oliveira, 63,   ele  estava indo em direção ao bairro COHAB,  e fez o percurso via centro da cidade, passando ao lado do Center Bar, para acessar  a rua  José Vieira Mafaldo.

   Segundo ele, desconhecia que  havia  comemoração no cruzamento da Praça Central, com as referidas ruas por onde optou  transitar. O  senhor, que  dirigia o próprio carro, disse, em entrevista  ao blog,  que o Vereador teria acenado para ele   e parou   por entender que  o Vereador quisesse falar alguma coisa. No entanto, o que  recebeu  foi ofensas,  palavrões,  teve o seu boné retirado da cabeça e jogado dentro do carro por Adalberto Rêgo, como também  foi  empurrado e agredido  no ombro.

     Sem reação, o  Senhor seguiu em seu percurso e foi parado, novamente, a  cerca de 250 metros, pela viatura da Polícia Militar, com dois policiais.  De acordo com Geraldo,  teve o carro revistado, sob a alegação de  porte de arma, e que, ainda, foi obrigado a sair da condução do seu veículo  para o banco do carona, tendo seu veículo  dirigido por um policial até a casa em que se destinava e seguido pela viatura.

    Um dos policiais, que ele nominou como Figueiredo,  teria dito que estava "cumprindo ordens" do vereador  Adalberto Rêgo, e que ele estava proibido de passar  no local, novamente, onde estava ocorrendo a  comemoração.

INTRIGANTE ...

... o fato de  um policial militar  fazer uma abordagem e dizer que está cumprindo ordens de um Vereador. 

    E, ainda, proibir  durante a abordagem   que pessoas circulem por ruas quando, na verdade, deveria haver  sinalização e barreiras impedindo o trânsito, já que havia uma festa de rua.

   Curioso, também, é   o município possuir uma Praça de  Eventos, com  um palco gigantesco, espaço com oito mil metros quadrados, e a Gestão opta por fazer uma festa na via pública e sem demarcar espaço de pedestre  e veículos.   

RECORRENTE

     Essa não é a primeira vez que o  vereador Adalberto Rêgo tem seu nome envolvido em  situações  onde coloca  pessoas em condições de  humilhação, tentando mostrar uma superioridade e autoridade  a qual  o cargo que ocupa, no Legislativo, não lhe confere.  

    Ele já fez algo parecido, no hospital de Riacho da Cruz, anos atrás, com  morador da cidade e que não era aliado político da então prefeita,  Bernadete Rêgo, sua irmã.  Comportamento que não foi   endossado,  quando aconteceu, pela Prefeita.

    O blog  tentou ouvir o  Vereador sobre o fato, no entanto não obteve resposta às mensagens encaminhadas.  

O...

...vereador  Adalberto Rêgo, foi eleito o ano passado, já ocupou a Câmara em outro mandato, e renunciou, em setembro de 2015, para  disputar, em 2016, a Prefeitura  do município de Extremoz,  quando foi o terceiro colocado  naquela eleição.


O...

...viés autoritarista de  Adalberto Rêgo é claramente percebido nas suas intervenções no Legislativo. 

                                            Foto:  google imagens
                     

  Tem uma forma grosseira,  falando  aos gritos e esmurrando a bancada, na Câmara, quando tenta defender  e argumentar em favor do Prefeito, de quem ele é líder. Aliás,    quando  se dirigiu  a uma colega  parlamentar, a vereadora Dorinha Sá, não  hesitou  em demonstrar que a  valentia de homem se manifesta para pessoas, supostamente, mais frágeis, no caso uma mulher  e agora um idoso.

HISTÓRICO

    Não é apenas o vereador  Adalberto Rêgo que  tem como "hábito" destratar e ofender pessoas,  por entender, equivocamente, que cargo político  é prerrogativa para  expor  valentia.  

     Em 2012, o então prefeito Zé Augusto, à época candidato ao Executivo de Portalegre, atacou verbalmente  o adolescente Rafael Pereira.  E, que coincidência, usando o mesmo vocabulário do primo, no ataque de ontem. Será que é  contagioso, entre eles?

FAZENDO ARMINHA

  Em 2018 foi a vez do deputado estadual, Getúlio Rêgo, tio de Adalberto, destratar e ofender uma  jornalista da TV Assembleia, por ela não ter respondido, ao gesto  bolsonarista  "fazendo arminha" do Deputado,  no segundo turno das eleições presidenciais.

      A  jornalista   trouxe a público o episódio  em sua página pessoal do Facebook e  a imprensa potiguar, além do Sindicato dos Jornalistas, se posicionou com relação a atitude desrespeitosa e antidemocrática do Parlamentar.   

    Também fui vítima, em 1982, aos 20 anos,  de ofensas e  gritos por parte do então candidato Getúlio Rêgo, numa secção eleitoral que   presidia, em Portalegre. 

     O  doutor Getúlio Rêgo, só não foi  mais  ofensivo e grosso comigo porque o seu sobrinho, Eustáquio Rêgo, o  chamou à razão e o retirou  do episódio. Não antes que eu lhe tivesse lhe respondido à altura.

       O seu desrespeito para com a minha mãe,  com poucos dias da morte do meu pai, também é um episódio que  está escrito na história de autoritarismo que o deputado  coleciona. E,  em 1965, nem político era, mas  era o filho acadêmico de medicina,  do Coronel da  cidade. 

 EM...

...1982, quando  ainda estudante de jornalismo, vivíamos uma ditadura militar e isso não me permitiu silenciar diante de um aliado dos coturnos e dos tempos de chumbo.  Estamos em 2021  vivendo uma democracia  jovem, e, agora,   fragilizada pela eleição de um pústula e defensor do fascismo,  onde admiradores e  aliados do presidente Jair Bolsonaro, passaram a   acreditar  que ofender, agredir e ameaçar  é  uma licença concedida, aos moldes do passado.  Mas não é bem assim, ainda não é. E, lutaremos, para que não volte a ser.

TEMPO

   Quem viveu em Portalegre durante o Regime Militar e, sobretudo,  não era partidário dos aliados locais do Regime, sabe perfeitamente o que  sofreu.

    Portanto, é lamentável que se tente implantar, de novo,  a barbárie do passado,  sobretudo quando temos, desde 1988, uma Constituição que assegura direitos fundamentais, dentre eles, a  liberdade de ir e vir,  prerrogativa constitucional que um vereador, de uma cidadezinha do tamanho de nada, como Portalegre, tenta  proibir.

 SE...

...as ruas da cidade estavam interditadas para o trânsito,  por que a Prefeitura, que é quem  tem a  autonomia de interditar, não colocou barreiras impedindo a circulação de carros na área   onde a festa se realizava?

POR QUE...

... meia hora  antes do Senhor Geraldo tentar   trafegar   na lateral da rua do "showmício" em direção a rua  José  Vieira Mafaldo, outros veículos trafegaram sem que seus condutores fossem importunados ? O vereador  Adalberto Rêgo não viu ou fingiu não ver?


SERÁ...

...que, como o Senhor Geraldo  não tinha  permissão de circular numa via pública,  onde o Vereador agiu como se fosse dono,  terei que pedir permissão, para trafegar  na calçada do cartório, por exemplo, visto que o imóvel, segundo fui informada, é  de propriedade do Vereador, e ele poderá entender que calçada não é um passeio  público, mas um bem privado, e nesse caso  àquela calçada,  especificamente, é  dele?

    "Ô mulê dá uma pena !"

 

AS...

   ...atitudes do bolsonarista Adalberto Rêgo só demonstram  inabilidade política  e covardia, porque agredir alguém que está em condição inferior  para se defender   é a forma mais vil de violência e  típica dos covardes.

NUM...

...áudio que circula em  WhatsApp, onde a pessoa se identifica como filho do Senhor agredido,  o homem  demonstra a indignação e   revolta  pela atitude impensada e  inaceitável do Vereador Deixa claro o afeto e o sentimento protetivo para com o pai, mesmo à distancia.    

  Se o áudio foi direto para o celular do Vereador, o blog não  conseguiu confirmar a informação, mas  que foi um recado direto e pessoal, não há dúvidas. Não tenho certeza se  o áudio estará disponível,com a conversão do arquivo.

    




NO MAIS...

...é mostrar o grande público, ontem,15,  e a "via lotada" em que o Senhor não tinha direito de  trafegar, ao lado.  É patético.



TAMBÉM...

...está em redes sociais,  numa postagem replicada do blog do portalegrense Edielson Soares, um depoimento bem relevante   sobre o atendimento dispensado à população,  na  saúde.

  Enquanto o Prefeito, dia 14,  exaltou um trabalho "excepcional",  moradores  mostram a realidade, nos últimos meses.   

     É só comparar o discurso e a prática. E estou postando só um dos inúmeros depoimentos que me chegaram.

        

  DÚVIDA

       Lendo  a forma redundante que  Edielson escreve, como  o título de exaltação ao patrão, fiquei até com dúvida gramatical;  existem elogios  ruins? 



Um comentário:

Unknown disse...

Nossa!o "vereador que tem mais competência no municipio" fez uma coisa dessa? Estou sem acreditar!