quarta-feira, 10 de novembro de 2021

E A VELHACARIA COM O DINHEIRO DA MATERNIDADE, CONTINUA? DESVIO DE FUNÇÃO NÃO ERA COISA DO PASSADO ? 10 DE NOVEMBRO DE 2021.

 

ONTEM...

...o blog atrasou, mas saiu. Antes tarde que mais tarde. E o número de visualizações das postagens só cresce.  

SOBRE...

...a indagação que fiz  a respeito de um professor que  não está em sala de aula, e  sim "abancado"  na Secretaria Municipal de Educação de Portalegre, sem ter cargo na Pasta,  houve quem  me telefonasse para dizer que que ele é  APN, Assessor de Porra  Nenhuma, e que quando não está  "zanzando" no Centro Administrativo,  está fazendo o mesmo pela cidade.

    Mas, é o que digo: o Prefeito não tem moral  para cobrar expediente de ninguém, ele também, enquanto servidor público, foi fantasma muitos anos, e isso é de conhecimento  público. O MP  o denunciou, junto com tantos outros, como fantasma da Assembleia.  

    E, se olhar  no seu entorno, na Prefeitura, tem mais gente  ganhando  dinheiro público sem fazer nada. A primeira dama, Marquire Dantas,  que é  servidora pública lotada na  Secretaria de Recursos Hídricos e está  à disposição da Assembleia, também   tem como função "zanzar"  na Prefeitura de Portalegre, desde janeiro/2021. Na Assembleia não sei quando ela comparece.

    A diferença é que ela, pelo menos,  varria  o gabinete do marido, em janeiro, para dar  o bom exemplo. 

ALIÁS...

...cadê a "tchurma" do Chapolim Colorado, o super herói bicudo, que denunciava tanto o desvio de função do passado ? 

    Os   sinceros do chamado "Novo Tempo" se engasgaram com os desvios da atualidade ? 

    Se não, poderiam  justificar por que técnico de saúde  está em desvio de função, inclusive fora da Secretaria de Saúde, mas  continua recebendo  insalubridade ?

PERGUNTA

    Além da ilegalidade do desvio da função e o recebimento do percentual indevido,  não há nada de errado nisso, aos olhos dos aliados ? 

    Essa não  era (é) a gestão da legalidade, do correto e do honesto, diferente do passado ?

   E servidor, como  motorista,  sem  a habilitação  exigida para dirigir ônibus,  mas  está conduzindo, também  pode no Novo Tempo ? 

    E lotar um carro com  capacidade para cinco pessoas, com dez,  fazendo assim o transporte de crianças para as escolas,  é normal ?


CADÊ... 

...os portalegrenses que votaram no atual Prefeito, iludidos com a promessa de emprego, será que sabem que em uma só família, inclusive de meus parentes lá do Bom Sucesso, tem cinco pessoas  dentro da  Gestão, enquanto outras famílias,  mais necessitadas, até dentro do próprio Bom sucesso,  continuam esperando uma nomeação?

 UM...

...caso clássico:  o então  candidato Galego de Euclides (MDB) recebeu a visita  de uma ex-auxiliar  do seu pai  e ouviu dela a promessa de voto.  

    Se ela prometeu votar nele,  e suponhamos que tenha votado, mas está bem  empregada pelo adversário, no caso Zé Augusto (DEM), o que  àqueles que  correligionários  de Zezé, e estão ainda "chupando o dedo", tem a dizer sobre o fato de não terem sido lembrados ?  

MAS,

...cada um com o  Governante que escolhe, e não com o que merece. 

QUANDO...

...sei que a Prefeitura nega medicação até aos fieis correligionários de toda uma vida, só porque o atendimento foi feito na APAMI,  percebo que  "ruindade" não tem  a ver com partido, mas com gente, mesmo.

E...

...até onde apurei,  parece que transita um projeto de lei, na Câmara Municipal que, além de questionado na sua constitucionalidade,  colocará a população numa condição ainda mais dependente e humilhante, em se tratando de saúde.

    Se a Câmara aprovar àquele texto, com a redação que  chegou, será o mesmo que mandar a  população para a beira de um penhasco para  se jogar.

PREFEITO, ...

... que pena que não tenho vocação para política, do ponto de vista de  pretender  concorrer e ocupar cargo eletivo, porque se tivesse pode ter certeza que lançaria o meu nome para o Legislativo, só para poder mostrar a Prefeitos como o Senhor,    as  barbaridades que propõe e  exigiria  explicações. 

      E, se  eleita,  mesmo correndo o risco de ser voz isolada, jamais concordaria com  algumas coisas, como as que  tem chegado à Câmara, encaminhadas pela Executivo, e a maioria da bancada silencia.

     Nunca vi, em 10 meses, tantos projetos de lei,  com caráter de urgência, e com conteúdos  tão nocivos a população.


CADÊ...

...as cestas básicas que foram propostas e aprovadas pelo Legislativo e que contemplaria  a população carente ? 

      Além da distribuição, inclusive sem o critério da vulnerabilidade alimentar,   que a Gestão mostrou em fotos no site, quantas vezes mais  o poder público assistiu a população nesses aspecto? 

EM...

...dez meses de Gestão,  quantos meses as crianças matriculadas na rede municipal receberam   o kit merenda ?

BOLSA FAMÍLIA

  Depois de 18 anos, o Governo Federal, do Presidente perverso  que o prefeito de Portalegre apoia, Jair Bolsonaro, acaba com o programa social mais importante do país.

    Em  lugar,  propõe um  Auxílio Brasil que só vai durar até dezembro de 2022, quando o mais pobre, enganado pelo discurso dos líderes locais que apoiam o Messias do Inferno, e por esses R$ 400,00,   votarem nele, de novo, se for  candidato em 2022.

E POR FALAR...

...em dinheiro da União, cadê os recursos da Maternidade, Prefeito ?  Até quando  reter  o que não  pertence a Prefeitura ?


MAS...

...se o Senhor se apossou até de áreas,  e depois teve que fazer uma cerca, demarcando o que não lhe pertencia, devolvendo a outro  herdeiro, o que lhe era de direito,  depois que ele  foi em busca, da sua parte,  como esperar que,  sem a interferência judicial de  uma ação,  o Prefeito  pague o que  a Gestão retém da Maternidade, e já completou   dez meses.


LISURA ...

...e honestidade, não é uma questão de cargo, mas de  caráter. Não tem a ver com o agente público, mas com o homem de bem.  


ALIÁS...

    ...falando em lisura, fiquei imaginando sobre a licitação da reforma da Unidade de Saúde do Estrondo, e pensando o dia em que recebemos no Conselho Municipal de Saúde, em Natal, a visita dos auditores do Ministério da Saúde,  em busca de   de documentos, no caso atas,  do CMS-Natal,   com parecer de aprovação do uso dos recursos, numa obra de  uma maternidade.

     A Comissão de  licitação  da SMS também teve que explicar   um série de coisas que não estavam claras.

     Servidor público, que pensa que está isento  dos atos onde põe seu nome e cpf, é porque não tem noção de que não está.


ISSO...

...é igual a chefe de almoxarifado que certifica  recebimento de material, sem que tenha entrado a mercadoria no setor.  Assessor de Imprensa que certifica serviço que não se realizou.

   Entreguei um  cargo  comissionado que ocupei, porque o Gabinete mandou para o meu Setor,  que certificasse uma nota fiscal, autorizando pagamento referente a  execução de serviços de carros de som para um campanha de vacinação, cuja ordem de serviço nem tinha saído do meu setor e nem eu tinha aprovado o plano de mídia, tampouco  acompanhado a execução da propaganda.  Recusei a assinar, e por isso, não servia mais para continuar no cargo.

     Para quem pensa que está numa função, não exige  conhecer minimamente sobre onde  está  botando o nome, recomendaria  leitura.  Por que a rapadura é doce, mas é dura. Não, não estou dizendo que há qualquer coisa de errado com qualquer licitação, projeto, serviço, empenho,  só lembrando que nem tudo é simples como parece ser.

É...

   ...só para lembrar que não é fácil ser ordenador de despesas, com parecer técnico, jurídico e de análise de propostas,  sobretudo quando envolve recursos públicos, seja como Prefeito,  secretário,  chefe de setor. 

    E isso vale para  Gestão Municipal e todos os pactuados  que recebem dinheiro   público.  Cautela e canja de galinha não fazem  mal a ninguém. 


E POR FALAR ...

...em serviço, vi essa informação do IDEMA e perguntaria;  alguém tem esperança que  saia alguma coisa de qualquer projeto, com  a turismóloga Aucely Costa na representação e discussão para a efetivação? 

    É só voltar ao passado e procurar o resultado dos projetos municipais  que ela estava na linha de frente, nos 16 anos que foi Secretária de Turismo, para  checar. 

   


MAS...

    ...tomara que saia, até porque vai passar dentro da minha propriedade rural e quem sabe não  coloco um pedágio.

VENDA

       Aliás,  Engenheiro,  o Senhor que gosta de  terras ( e como eu só preciso de  sete palmos)  e tendo em vista esse projeto, se quiser comprar  meus hectares,   até posso  lhe vender.

    O Senhor vira dono do pedágio entre Portalegre/Martins e pode até construir  o  "Condomínio da Caverna"  lá no meu "latifúndio". Talvez Rogério Marinho, a exemplo do que fez em  Monte das Gameleiras, como é seu aliado, pode até ajudar.

DETALHE

     Só não venha com a  proposta indecente, desvalorizada, aos moldes da que fez, como Prefeito, para o proprietário do terreno alugado a Prefeitura,  para  servir de depósito de lixo e  cujo aluguel mensal,  irrisório,  a administração não  honra. Ou,  já  tomou vergonha e pagou os meses que deve ?


PENSANDO BEM...

   ...acho que agora como a secretária Aucely Costa  é super secretária, é do Desenvolvimento Econômico,  creio  que   no que depender  dela, representando a Gestão de Portalegre, esse projeto vai  acontecer  à velocidade de uma lebre fugindo de um  leão.  

   Qualquer coisa, se ela tiver muito  lenta, o Prefeito  pode delegar a função, em caráter especial,  ao Chefe do Almoxarifado,  que na vida privada é  um empresário do turismo muito bem sucedido,   aí  a coisa anda.        

    Seria desvio de função,  mas que importância tem isso, né mesmo ?  Importante é fazer a coisa andar. Lei?  ah! isso é só um detalhe sem importância no novo tempo, se fosse no velho, teria problemas.

OPORTUNIDADE

      Por tudo isso,  eis um bom momento  para eu   vender o que tenho lá naquele pé  de Serra, ou melhor pé de caverna, até porque em se tratando de terra, tudo que preciso  já tenho  reservado  aí,  no cemitério caiado, parede e meia com a rádio, e posso até fazer umas aparições por lá,  do tipo "alô do Além", já que viva não é permitido.

      Na rádio de Portalegre deve ter um artigo no  regulamento que diz: Vetada a entrada do Ex-Prefeito, Neto da EMATER e da jornalista que foi sua assessora  de imprensa de 2001 a 2004. 😂😂😂😂

MORTE

    Mas, confesso que como uma boa ariana, e  com o signo regido pelo fogo, já fiz opção por ser cremada, nem esse pedaço de terra  pretendo ocupar.

    E...

...vendo essa coisa do Turismo, esse projeto importante para a região e os dois municípios,     perguntaria: Por que  o restaurante do  Terminal da Bica continua fechado se tudo já abriu na cidade ? 

  Retifico, nem tudo abriu, tem espaço que  o Prefeito  fechou,  dentre eles  os quiosques da Praça de Eventos.  Dizem que lá tá parecendo um lugar "mal assombrado", um deserto. 

 E...

... que três, dos quatro  comerciantes que se sentiram lesados e prejudicados com a decisão da Prefeitura,  teriam recorrido ao Ministério Público contra  a  atitude da Gestão que  parece  arbitrária e ilegal.

EITA...

... que o blog precisa, rapidamente, se repaginar em se tratando de espaço, porque só se transformando em  "site" para comportar tanta coisa do novo tempo.

POR ÚLTIMO...

...acerte aí o nome da palestrante. Foi proposital ou  publicar coisas com  erro é  característica  da falta de revisão da  Gestão ?   E nem vou citar os demais erros, para não deprimir o autor.

   Se   se preocupassem  menos com  o Dito e cuidassem do que escrevem, certamente fariam melhor.




   INDO,...

 ... mesmo com dores, assistir ao filme Marighella.  Inté!!

       

                                         Foto: Gazeta do Povo

     


  

 


 


2 comentários:

Unknown disse...

Puts, tava com a macaca em Bete, mas a PM de PA, parece q está bagunçado mesmo, reclamações não faltam aqui nos grupos, o q eu acho engraçados, dos bicudos rsss.

Unknown disse...

Adorei o " tava com a macaca". Bagunçado é pouco, tem auxiliar que ainda não sabe a que veio e nem o que fazer. Falta planejamento e sobra manchete. Dinheiro tem a juntar com rôdo. Não faz uma boa gestão de não souber ou não quiser.