quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

MATEMÁTICA É UMA CIÊNCIA EXATA. NA SAÚDE, A VACINA NÃO DÁ DÍZIMA. 28 DE JANEIRO DE 2021

 UMA UNIDADE ...

        ...Básica de Saúde - UBS em  Diadema, SP,   está sendo investigada  pelo sumiço de duas doses de vacina. "Em nota publicada no site da prefeitura de Diadema, gestão José de Filippi (PT), a SMS (Secretaria Municipal da Saúde) afirma que a unidade não registrou nenhum tipo de invasão externa. "O local onde as vacinas estavam tem chave e o acesso é restrito a funcionários." A UBS tem 70 funcionários."  (SIC)

https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/doses-de-vacina-contra-a-covid-19-sao-furtadas-de-ubs-em-diadema/

COMO...

...se não bastasse  as denuncias de pessoas furando a fila,  em busca de vacinar-se desrespeitando um critério estabelecido de prioridades,  vivemos situações   onde   temos  "raposa cuidando do galinheiro".   Vacina, quando subtraída, não dá dizima, da processo e pode dar cadeia.




TELEFONEMA

    Por quase duas horas,  e com um fuso horário de 4 horas de diferença, conversei ontem a noite com  uma amiga, médica aposentada, que trabalhou para a Organização  Mundial de Saúde, e vive em Luanda. 

    Ela estava tentando entender o que está acontecendo com o Brasil,  visto que as notícias que vê sobre o Governo do Brasil são tão absurdas que parecem que inacreditáveis. 

     Difícil mesmo é confirmar que não é "fake news".


 FALAMOS ...

...sobre política,  crise econômica,   contaminados ( incluindo  questões de subnotificação), número reduzido de vacinas, diplomacia zero, passando ainda  pela perseguição à imprensa  até o leite condensado do momento.

DA...

         ...conversa,  vim para a  edição do blog, mas  não consegui concluir a escrita, por outros contratempos. Gosto de escrever a noite, depois que leio sites que goto, passo pelos que não  aprecio, mas leio,  porém essa opção noturna  acaba por prejudicar.

    E,  por dever de ofício, fui vê as  últimas informações  veiculadas, nas chamadas redes oficiais da  Prefeitura de Portalegre.   E eis que  encontro a seguinte notícia;

    Hoje (27), o município de Portalegre recebeu mais 70 doses da vacina contra a Covid-19.  

   "Por meio da Secretaria de Saúde, daremos continuidade ao processo de vacinação dos profissionais de saúde, da rede pública e privada, que atuam em Portalegre e no Hospital Cleodon Carlos de Andrade (Hemocentro/UNICAT) em Pau dos Ferros. Além deles, 25 doses serão destinadas a idosos de 75 anos ou mais, que encontram-se acamados, em leitos domiciliares, e são acompanhados pela equipe de Estratégia Saúde da Família. 

#PortalegreContraACOVID19 #VemVacina (sic)"


CONFESSO...

      ...que não entendi os números apresentados na matéria. Todavia, não posso negar que fui para o jornalismo porque a matemática não era o meu forte. E a minha incompreensão  está no fato de que ainda temos profissionais de saúde no município a serem imunizados ? Como assim ?

GRATIDÃO

     Mesmo questionando-me sobre os números, e a minha limitação em matemática, não deixarei de agradecer sempre a saudosa professora "Rita de Deca" que me ensinou com capacidade ( e sob o olhar da velha palmatória na mesa)  as  quatros operações. 

     Por isso resolvi  ir em busca da " prova dos nove", na minha conta  que não entendi. Não posso decepcionar D.  Rita, porque ela, de onde estiver sabe que eu   saí  de lá sabendo somar,  diminuir ( no meu tempo não se usava  o termo subtrair) multiplicar, dividir  e, ainda, se tirando à prova em todas as operações.

ENTÃO...

         ... para não decepcionar  minha melhor professora de matemática, resolvi   pedir ao meus leitores   para pensar, matematicamente, comigo.       Quem  viu o filme "Para sempre Alice" sabe que a memória nos falha,  sem que tenhamos controle, e nem vacina, sobre a memoria.   

      Então vamos aos números.

 

DADOS

     Segundo  informações que apurei a Secretaria Municipal de Saúde ( SMS ) de Portalegre tem  o seguinte quadro de lotação: 15 técnicos(as) de enfermagem, 16 agentes de saúde,  04 agentes de endemias, 03 de vigilância sanitária, 03 médicos(as), 03 enfermeiros(as) , 03 odontólogo(as), 03 técnicos (as) em saúde bucal, 03 técnicos(as) em laboratório, 01 Educador(a) física, 01farmacêutico(as),03 motoristas plantonistas  e  03 Estagiários(as) (?). 

      15+16+4+3+3+3+3+3+3+1+3+3 = 60.  

     Confere, SMS ?  

    Se sim, temos aí: 60 doses já comprometidas com servidores municipais. Isso se as três equipes Estratégia Saúde da Família estiverem completas. APAMI (Maternidade) de Portalegre  tem cinco funcionários?  então 65 doses.   

Secretário de saúde, diretora Centro de Saúde  e Presidente da APAMI, entram na conta ?  

Se sim, já  tomaram vacina?  Mais 3. Isso se a direção do Centro de Saúde não for exercida por um profissional do município, porque se for, diminuímos  uma dose. Seriam só duas. Totalizando 67.

  Quantas clínicas de saúde, consultórios dentários, laboratórios de análises clínicas,  de prótese dentária e outros serviços privados de saúde temos em Portalegre ? E desses serviços, quantas pessoas trabalham nesses locais e diretamente em contato com pacientes? 

    É preciso  levar em conta que se o servidor publico também desempenha suas funções em clínicas privadas ou APAMI, não conta duas doses.

     Na notícia,  a cota de doses para Portalegre também está destinada a imunizar  profissionais que trabalham em  serviços de saúde fora de Portalegre. 

  Não seria responsabilidade de cada município vacinar os seus servidores?

   Não compete a Pau dos Ferros a responsabilidade de vacinar os  servidores da  saúde, cuja lotação é Pau dos Ferros,  mesmo que  não morem lá?

    O critério de vacinação para quem é servidor público do Estado é  domiciliar ? 


SUBTRAIR  

  As ponderações são pertinentes porque  se respostas concretas forem dadas pela Secretaria Municipal de Saúde e direção do Centro de Saúde, sobre quantos profissionais de saúde ou em saúde existe no município, a conta não tem como sair errada, e assim veremos a lisura e responsabilidade, questionadas em grupos de whatssap  sobre as doses já aplicadas. 

    

VEJAMOS

    O município recebeu o primeiro lote com   103  doses e, conforme  informa a SMS, chegaram  mais 70. Portanto, 173 doses no total. 

   Então,  "N"  profissionais vacinados,  "Y"  idosos  vacinados e   "X" doses a serem aplicadas.  A notícia seria  essa Gestão, clara como água, simples assim.

    É só subtrair e mostrar que depois, quando  se somar o que resta com o que foi usado, a conta vai dar exata. 

    Certamente que a SMS vai  esclarecer, nas redes oficiais, sobre esses números. Vamos acompanhar.


ESSE ...

 ... esclarecimento se torna  mais necessário para  encerrar a polêmica sobre uma foto, em rede social, de um jovem se vacinando e  também  um áudio de uma técnica da saúde ( creio eu) justificando a aplicação. 


????

   Não entendi a necessidade da técnica se justificar,  visto que a responsabilidade e explicação sobre atos  positivos e/ou negativos  é  competência dos titulares, no caso secretário de saúde  e diretora do centro de saúde. 

    Hierarquicamente e legalmente  eles  respondem   pelas ações ( e  infrações, caso ocorram) no âmbito da saúde pública municipal, respectivamente. 

    É preciso entender que responsabilidade profissional vai além de reafirmar o que a "cumade" já  disse.

    Porque  embora seja para um grupo de whatssap, como parece ser, não é uma "conversa de comadre".

 

RESPEITO

     A decisão sobre prioridade  está definida em um protocolo. E se  há suspeita que Portalegre está  infringindo  esse protocolo, compete a Ministério Público  averiguar. E que  apure esse, outros e todos que por ventura ocorram. 

   O MP tem  poderes para solicitar a SMS o número de doses recebidas, o número de profissionais existentes, os já vacinados,  oferecer parecer se é obrigação de Portalegre vacinar profissionais que trabalham em outros municípios, mesmo que esses sejam residentes em Portalegre.

     E que não paire dúvidas  sobre o trabalho da SMS  e o papel eficiente do Ministério Público nesse sentido.


O TERMO...

   ...subtrair  que me refiro é o da matemática. Em Diadema  o que aconteceu foi  no sentido do português.  

     E lá  o Prefeito  está multiplicando a denuncia, mostrando que não se soma à  ilegalidades, tampouco vai  dividir  cadeia com os responsáveis, caso sejam identificados, pela subtração das doses.  

     Simples assim.


DENUNCIA

   O MPRN disponibiliza o Disque Denúncia 127 para o recebimento de denúncias de crimes em geral. A identidade da fonte será preservada. 

   As denúncias também podem ser encaminhadas por Whatsapp para o número (84) 98863-4585 ou e-mail para disque.denuncia@mprn.mp.br.

   


 (+ - :  x)  LEITURA DE SINAIS

   Doses de vacina não se multiplicam depois de aplicadas (o que se multiplica é o vírus de forma incontrolável sem vacina), não dá pra dividir com quem não faz parte do grupo prioritário,  é a regra, norma, protocolo, é lei. É preciso se somar para  reivindicar e  denunciar se  alguém subtrair.

Nenhum comentário: