domingo, 17 de janeiro de 2021

COMEÇA HOJE O CADASTRO PARA VACINA NO RN. É O INÍCIO DO FIM. 18 DE JANEIRO DE 2021

 

Começa hoje, a partir do meio dia,  no Estado, o cadastro para vacinação contra a COVID-19, através da plataforma   https://maisvacina.saude.rn.gov.br/cidadao/ . Para os ignorantes bolsonaristas e virse-versa, desde a plataforma de cadastro até a vacina em si, passando inclusive pelos seus insumos,   é uma trabalho da ciência.  

    Sim, essa ciência que está sendo impedida de avançar, com o corte de verbas  para a educação, intervenção nas universidades e institutos tecnológicos, por um Governo que alguns, sobretudo, jovens,  insistem em defender.  

    E aos que negam a ciência e    temem  o comunismo, a  hora de se arriscar, visto que a vacina contem  "as duas coisas".

    Os mais  enfáticos na defesa do  Presidente, que tantas mentiras e desinformação passou para a população, e os que são idiotizados  por políticos evangélicos e/ou pastores  fundamentalistas, recomendo  que se desloquem dessa ignorância e percebam que  vacina salva a sua vida e da quem está contigo.

       Vacina no RN é o início do fim de um sofrimento  que já chega a quase um ano.


ONTEM, 17,...

...a  enfermeira Monica Calazans, que trabalha na  UTI do Hospital Emílio Ribas, em São Paulo recebeu a primeira dose de vacina  contra a COVID-19. Uma esperança e o primeiro passo no país, cujo  Presidente que nega a vacina,  ainda faz disputa jurídica  com relação a imunização. 

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/2021/01/17/vacinacao-de-enfermeira-vira-alvo-de-conflito-entre-governo-federal-e-o-de-sp

"Minutos após o fim da reunião da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que liberou o uso emergencial das vacinas de Oxford/AstraZeneca e da Coronavac, a enfermeira Mônica Calazans se tornou a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil. O marco histórico, porém, se tornou alvo de polêmica, e foi considerado "em desacordo com a lei" pelo ministro da SaúdeEduardo Pazuello."

    E que todos os profissionais de saúde sejam protegidos,  de imediato, e assim possam  cuidar  com mais tranquilidade  dos que   precisam de assistência, sobretudo hospitalar,  em tempos duros de risco de  contágio da doença.


 DISPUTA

    O governador  de São Paulo, João Dória (PSDB), que não perdeu a oportunidade de  transformar o ato num  "passaporte eleitoral"  para o seu  futuro político, recebeu por parte do Governo Federal,  a tentativa de apagão do seu "holofote", quando o Ministro inoperante da Saúde, Eduardo Pazuello, entrou em rede  em horário simultâneo ao que o Governador  falava, para dizer o que não faz e/ou o que  não nos interessa ouvir; bobagens.

DÓRIA...

    ...como  auto marqueteiro que é,  acabou por capitalizar para si, o tal dia D  citado por Pazuello  naquela coletiva pré-colapso em Manaus, e cravou às costas do seu ex- aliado, Bolsonaro, dizendo que o   dia D  é o D de Dória.  


NA...

...verdade ontem,  foi o  dia da ciência, a mesma ciência  que o Presidente da República e sua corja cega tenta  desmontar,  quando ao invés de investir   e incentivar pesquisa, propagava remédios  sem nenhuma comprovação de  eficácia, e gastava dinheiro público produzindo  cloroquina em toneladas.


LAMENTÁVEL...

...também, o silêncio de parte da classe médica nacional, através de seus conselhos e associações,   sobre o caos  que acontece no país e a polêmica da vacina. 


E POR FALAR...

...em médicos, um grita geral  em  Portalegre/RN, por parte dos moradores, com relação a ausência de médico no município, no fim de semana. 

   Hoje, um jovem  morreu e,  segundo informações, não havia como  emitir a certidão de óbito, visto a ausência desse profissional.


O...

...argumento dos aliados  em redes sociais é de que  a gestão começou tem quinze dias, portanto é preciso ter paciência. 

    Não vi nenhuma nota oficial sobre  essa situação, nem as razões alegadas para essa lacuna no atendimento,  mesmo que temporária. Mas, se a justificativa da  gestão é a mesma que os apoiadores propagam,  ou seja,  que  é preciso paciência, não seria o caso de colocar  um anúncio na rádio, um carro de som na cidade  propagando, mais ou menos assim: "Caros munícipes pedimos que tenham  paciência, não  adoeçam e nem morram  no final de semana,  porque  estamos no início da gestão e não temos  médico, ainda,  nem para lhe atender e nem para emitir a sua certidão de óbito , se necessária."  ?

  Esse termo  "munícipes"  que vejo em redação institucional só não consegue ser pior que  o "solidariedade humana"  dos  anúncios de morte e  convites  para enterros onde se diz ao final:   "Agradecemos a todos  que comparecerem a esse ato de fé  e solidariedade humana". 

    Tem solidariedade  que não seja humana, por parte de  quem  acompanha enterros e missas de corpo presente?   

     Se tem deve ser dos tipos que  vão  aos  cortejos fúnebres porque gostam  de colocar flores, arrumar a sala, fazer locução, fotografar o velório,  o cortejo, varrer o túmulo, enquanto o  coveiro ainda cimenta a porta, arrumar a coroa. Vai não  por solidariedade, é da  natureza "papa-defunto" mesmo.  Também, para vê quem esteve presente,  que roupa usou, se chorou muito, se não chorou. Puxar as palmas,  escolher  os oradores e fazer  todo o  cerimonial.    

    Ah,  lembrei, as  carpideiras, que  são pagas para chorar em velórios,  podem ser as "solidárias  desumanas". Engraçado,  que a frase pode  fazer sentido, diante do  que acabei por concluir. 

MAS,...

...  deixando as carpideiras de lado e  por curiosidade  sobre prestação de serviço, pactuação em saúde e para que a população reflita, diante dessa história de morrer e não ter atestado emitido, indagaria; É possível contratar outros serviços, como,  por exemplo, empresa para limpar  cidade,  de forma emergencial, e  um médico plantonista, não ? 

 

LEGISLATIVO

     Os vereadores, que  representam a sociedade em seus interesses e fiscalizam  a atuação do  Executivo,  não podem  interromper  o recesso e discutir a situação, se é que  está nesse ponto,  ao invés de  assistir  a isso de férias ? Respondo: Claro que podem.  E o nome disso é  convocação extraordinária.

      Vivemos uma  pandemia, um momento  crítico no Brasil e, infelizmente, Portalegre não está  fora do caos, portanto  a Câmara tem  obrigação de atuar com relação ao que ocorre e as urgências. Se enterra alguém sem que a certidão de óbito seja emitida ?  

   Dos nove vereadores   a maioria não é estreante, portanto até quem é de primeiro mandato, se  não  conhece as competências do mandato,  é bom  procurar saber e, sobretudo, se mexer. 

   A Câmara representa a população,  portanto, hora de  fazer, na prática, o que se propuseram na campanha:  defender os  interesses  da população. Ou não foi isso  que  todos prometeram ?  

   Fica, portanto,  o espaço disponível  para que  todos  os poderes  se  coloquem  sobre o assunto: bernacavalcante@gmail.com.   


PAIS DA PIADA  PRONTA

  E para as meninas,  com cérebro e charme que  acompanham  o Dito Bendito, eis  um "modelito" legal, cheio criatividade e deboche  sobre a imbecilidade da fala de Bolsonaro, em relação a obrigatoriedade da vacina e o risco de   virar jacaré.

   Que tal virar jacaré-fêmea e postar esse look nas suas redes. Vamos à luta pela derrubada do genocida, homofóbico,  misógino, racista,  fascista, ignorante, corrupto, defensor da tortura. 



Nenhum comentário: