NÃO...
...costumo escrever aos sábados, mas a situação de Portalegre só não consegue ser pior que a do Brasil por uma questão de proporcionalidade. Parece que o município resolveu ser mesmo "vanguarda" naquilo que não tem competência para implementar.
É uma aberração atrás da outra e sob o olhar e o silêncio de quem tem autoridade para contrapor e dizer que isso não é permitido; a câmara e seus nove vereadores.
HOJE...
...e amanhã está anunciado atendimento de urgência e emergência no Centro de Saúde de Portalegre, o da zona urbana. Putz !!!.
Urgência e Emergência em UBS e com horário fixo? Favor não passar mal entre 19:01 e 06:59 hs, é isso ?
Se a titularidade da SMS não sabe sobre urgência e emergência, é recomendado leitura, sobretudo a Lei 8.080, de 19 de setembro de 1990, a qual instituiu o SUS.
Trabalhei quase 30 anos como assessora de imprensa em saúde pública, aliás comecei em 1990, juntinho com o SUS. Fui desde a SMS de Natal, onde tinha lotação, a SESAP, CRI, Fundação Walfredo Gurgel.
Fiz jornal para o CRM/RN, Sindicato dos Médicos, passei por Conselho Municipal de Saúde, conheço e trabalhei com programas como SIS Pré-Natal e SISREG. Jamais vi tamanha aberração como essa de instituir urgência e emergência em UBS.
UBS...
...que todos ainda chamam de Posto de Saúde ou Centro de Saúde, visto ser esse o nome do passado e que ainda marca a memoria da população, é preconizado para atendimento básico em saúde, não tem estrutura e nem está no desenho de rede destinado e equipado para urgências e emergências. Por isso o nome: Unidade Básica de Saúde- UBS.
DIFERENÇA
A população também precisa entender o que é urgência e emergência, para a partir da diferença, poder perceber a responsabilidade ou irresponsabilidade do poder público em oferecer um serviço sem a estrutura mínima para esse tipo de atendimento.
Emergência é quando o paciente está com algo que sinaliza para risco iminente de morte, precisando ser diagnosticado e tratado nos primeiros momentos com ações mínimas. Urgência é uma situação que não sinaliza risco de morte iminente, mas se não for tratada pode evoluir para uma emergência.
UPA
Como forma de desafogar os hospitais e trazer esse tipo de atendimento mais para a ponta em grandes centros urbanos, o governo Lula, em 2003, através do Ministério da Saúde criou as Unidades de Pronto Atendimento - UPA, estruturando a política nacional de atendimento em urgência e emergência.
São, digamos, mini hospitais, onde os pacientes são atendidos e identificados em casos mais ou menos graves, e, se necessário, encaminhados para hospitais de maior porte.
Uma UPA deve ter, no mínimo, sete leitos de observação, além de uma sala vermelha com capacidade de atendimento semi-intensivo, é uma semi UTI, capaz de estabilizar o paciente.
SE...
...a UBS de Portalegre vai oferecer esse plantão, pelo que está escrito não é apenas clínico, visto o texto que precede o anuncio, existe leito para pacientes, em caso de necessidade de permanecer em observação? Se não, para onde os pacientes que precisarem ficar em observação serão encaminhados ?
DE NOVO...
...digo; Não me causa espanto algumas medidas absurdas e questionáveis tomadas por uma Gestão, sem ponderar os prós e os contras que isso pode causar ao gestor, o que me deixa indignada é o silêncio do Legislativo e a ausência de interação sobre essas questões desse poder fiscalizador com a população, quando temos as redes sociais para que isso possa acontecer.
SENHOR...
...presidente da Câmara, Márcio José Pereira, coloco o espaço a disposição 11.123 vezes para que o Legislativo de Portalegre mostre a sua atuação e posições com relação as ações do Executivo, particularmente dos decretos e das votações. Sobre o trabalho das comissões e atuação da assessoria jurídica, caso tenha. Ao líder do governo e aos demais vereadores, também. E, claro, ao Executivo, afinal a notícia se faz ouvindo dois lados, e não apenas baseada em publicidade de rede, como essa.
E POR FALAR ...
...em publicidade, está parecendo bem explicito o apoio de José Augusto (DEM) ao deputado federal Benes Leocádio, ano que vem, visto a propaganda que ele faz dos encontros com o parlamentar. Segundo divulgação do Prefeito são tantas emendas para Portalegre, prometidas por Benes, que temo que não sobre nada para Lages, terra onde o deputado foi gestor.
QUEM ...
...acompanha eleições, ou gosta de política, sabe que Benes tem, teoricamente, mais recursos e emendas a disponibilizar, visto que poucos Prefeitos o apoiaram, em 2018, mesmo ele tendo sido presidente da FEMURN. Portanto, ele tem menos compromisso orçamentário com Prefeitos, ainda, o que lhe possibilita conseguir novos apoios já para 2022, a partir das disponibilidades de recursos para construir novos aliados para o ano que vem.
E, se reeleito, a depender de quantos municípios o apoiem, certamente que esse bolo será fatiado com outros e tende a diminuir. É aguardar as cenas dos próximos capítulos.
POR ÚLTIMO ...
...é perguntar: Já teve parente furando a fila da vacina contra Covid-19 ? Se teve, ou tem, não é surpresa e é recorrente entre os que pensam; "farinha pouca meu pirão primeiro" e se oportunizam. Aliás, isso é corrupção.
Mas, a conivência da equipe de saúde e o silêncio da população que não denuncia, caso tenha ocorrido fatos dessa natureza, é lamentável.
LEMBRANDO...
...que na minha casa tem duas pessoas do grupo prioritário, e aguardando que respeitem seu direito. Uma se chama Ivete, a outra, ah a outra é bem especial e tem um nome lindo: LUIZ, com z no final. Para ser mais exata tem nome composto, tem ANTONIO também.
Ele é portador de paralisia cerebral e, felizmente, saudável no que se refere a desvio de caráter, diferente de alguns com o mesmo nome ou os mesmos nomes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário