"FRISSON"
Só a Mangueira com seu enredo do ano passado fez mais sucesso que uma nomeação de Diário Oficial, em um sábado de carnaval. E olha que a edição do jornal nem é a chamada "Edição Bacurau" para causar tanto "mi mi mi".
EDIÇÃO BACURAU
Sabem o por quê desse nome Bacurau, ligado ao Aluizismo ? Depois conto, mas não em um conto.
ALIAS...
... ficou perceptível nas redes a insatisfação dos adversários com a publicação da página 02, do Diário Oficial do Estado do RN, edição de 13 de fevereiro de 2021.
HOJE...
...a governadora Fátima Bezerra (PT) nomeou o ex-prefeito de Portalegre, Manoel de Freitas Neto, Neto da EMATER, para assumir a chefia da Unidade Instrumental do Gabinete Civil (GAC). Os adversários do ex-prefeito parecem enlouquecidos com o fato. Será que eles queriam indicar alguém?
QUANDO ...
...digo que a população precisa perceber o que é afinidade ideológica, alianças partidárias e articulação política, é exatamente para compreender nomeações como a última.
HISTÓRIA
Para onde foi Leonardo Rêgo após ficar sem mandato em Pau dos Ferros? Secretaria de Recursos Hídricos do Estado. Por que ? Por que era aliado do governo à época. Normal, legítimo, do jogo político.
QUEM...
... foi nomeado para ministros dos governos Lula, Dilma ? Gente do PT e dos demais partidos que os apoiaram.
Embora o golpe contra Dilma, tenha tido a participação decisiva do MDB, o partido que apoiava o PT e traiu para assumir o poder. E não vamos esquecer os golpistas Garibaldi, Henrique (que eram ministros da Previdência e do Turismo, respectivamente).
AONDE...
...foi parar Sérgio Moro depois que conseguiu tirar Lula da disputa, em 2018? No Ministério da Justiça, do governo Bolsonaro.
MAS...
...vamos voltar para a terrinha chamada de Paraíso; Onde foi parar o pretendente ao turismo, depois de ter sido descartado do turismo?
A POLÍTICA...
...é assim, cada um vai para perto ou para longe do Gabinete principal. É de acordo com sua competência política. Uns vão para lugares de destaque, outros para cargos sem status.
ESCOLHA
A Governadora, desde sua candidatura ao senado, passando ainda pelas eleições de Lula e Dilma sempre soube de que lado o ex-prefeito estava. Aí reside a naturalidade da escolha.
CARGO
Não saberia dizer se o cargo do ponto de vista político, vale a pena. Diria que, do ponto de vista financeiro, não vale. É menos, por exemplo, do que Adalberto Rêgo ganha, na Prefeitura de Natal, morando em Portalegre.
ALIÁS...
...se o novo cargo do ex-prefeito exigir que ele venha a Natal, poderia combinar uma "rachadinha", na gasolina da viagem, com Adalberto, pois há anos ele mora na Serra, mas é funcionário em Natal, e creio que vem toda a semana. Eles são adversários políticos, mas não são inimigos.
SERIA...
...bom que os aliados do Novo Tempo prestassem um pouquinho de atenção a um detalhe; enquanto eles idolatram, brigam, defendem, e até criticam esse Blog, veja se os políticos/adversários dizem qualquer coisa um com o outro?
RECADINHO
...1982, quando presidia uma secção eleitoral, em Portalegre, disse uma coisa a um candidato doutor, que quis mandar mais que podia, na secção. E, com 20 anos eu não precisava me curvar diante de oligarquias, nem as da minha terra protegidas pelos coturnos militares. Disse ao doutor candidato: o que faz a diferença entre nós, é que eu não dependo de POLÍTICO para viver. E assim continua 38 anos depois.
Mas, vou sempre depender da POLÍTICA para viver melhor, com igualdade e direitos garantidos. E por isso luto em defesa de justiça social. A política é a arte do bem comum e estarei sempre do lado que faz, ou pelo menos propõe, minimamente, a exercê-la para o bem comum.
Não depender de político me torna diferente, também, de outras pessoas de Portalegre que pensam que escrevem, mas se escondem nas suas identidades, por insegurança, por vergonha ou para garantir alguns trocados ao mês e se sentirem "prestigiados", porque sentam no alpendre.
PERGUNTINHA...
...que tem a ver com o que escrevi "lá em riba". Quem apoiou quem, em 2008, em Portalegre ? Se for difícil para os que tem cérebro raso, raciocinar, reformulo: Quem foi o candidato do DEM, em Portalegre, em 2008?
Se ainda não está compreensivo, tem uns jornais arquivados que são excelentes para refrescar memórias nesses tempos bicudos de pandemia.
ATÉ ONDE SEI...
...o agrônomo Neto da EMATER passa a integrar a equipe de Governo de Fátima Bezerra e, segundo o ex-prefeito, a função tem a ver com um trabalho de articulação entre as demandas dos municípios da região Oeste e o governo.
O convite veio em dezembro de 2020, e dentre as propostas estava a EMATER/RN. Neto teria declinado da pasta em função da sua indisponibilidade de morar em qualquer outro lugar que não seja Portalegre.
No início da semana, quando esteve em Natal, para discutir programas ligados a Associação dos Produtores Rurais de Portalegre - APRUP, a qual voltou a presidir, o convite foi referendado.
Segundo o ex-prefeito ele não esperava uma nomeação para essa semana, e salientou que quando a Governadora o convidou para compor a equipe, apenas teria dito que faria parte, desde que fosse numa atividade, que não implicasse em residir em Natal.
O encontro de Neto com a Governadora, inclusive, teria ocorrido na presença de outros aliados dela, de municípios do Oeste, onde, mesmo antes da nomeação oficial, ela teria anunciado que Neto seria parte da sua equipe, em breve.
GAC
Trabalhei no Gabinete Civil (GAC) do Governo do Estado do RN, por quase quatro anos. O GAC é um órgão de Governo de articulação política, com múltiplas funções, por lá passam as demandas dos municípios (prefeitos) e deputados.
AGORA...
...é aguardar os fatos, sobretudo se a nomeação de Neto significa que a Governadora está descentralizando o seu Gabinete e começou pelo Oeste.
VAMOS...
...falar de vacinas ? A SMS de Portalegre já decidiu quando apresentará os números e os pacientes correspondentes às doses aplicadas ?
VI...
...por acaso um 'post" do vereador Toinho de Geraldo, mostrando a vacinação de uma idosa, hoje, e indaguei se como profissional da saúde e, sobretudo, membro do legislativo portalegrense, não poderia solicitar da SMS os dados de vacina, com a transparência no número e nos critérios utilizados, até então, para os vacinados de Portalegre. Aliás a pergunta se estende aos nove vereadores.
ESPERO...
...que com o fim do recesso parlamentar, a Câmara de Portalegre dê respostas necessárias e obrigatórias de quem exerce um poder de representação popular, sobretudo, a oposição.
CLARO
Para os que acreditam que tenho lado em Portalegre, tenho sim, estarei sempre onde a direita não estiver. E sou bastante seletiva, não voto pela cor, voto em pessoas. Repetiria; não tenho amigos políticos, tenho amigos na política. E aprendi, exatamente no GAC, a diferença entre uma coisa e outra.
Um comentário:
Maravilhosa👏👏👏👏👏
Postar um comentário