quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

APAMI DE PORTALEGRE VOLTARÁ A FAZER CIRURGIAS ELETIVAS. 18 DE FEVEREIRO DE 2021.

A... 

 ...secretaria adjunta  da Saúde, Maura Sobreira,  que   acompanhava a comitiva da governadora hoje, em agenda no Alto Oeste,  visitou a APAMI- PORTALEGRE,  por volta das 16 horas,  e   comunicou a presidente,  Joana D'arc Cavalcante ( D'arc Germano) a  inclusão da Maternidade no Programa de Cirurgias Eletivas, por determinação da Governadora.  Portalegre voltará a fazer cirurgias em breve. Aguardemos o edital e a efetivação do compromisso.


PORTANTO...

...aos que questionavam a razão da vinda do ex-prefeito a Natal,  dias atrás, juntamente com a presidente da APAMI, D'arc Germano,  e sua audiência com a Governadora, eis a razão. Uma das.


HOJE...

... a governadora Fátima Bezerra, cumpriu extensa programação  no município de  Pau do Ferros.   Recebi da Assessoria do Governo  as seguintes informações;

"Visita as instalações do 7º Batalhão de Polícia Militar Coronel André Fernandes e saudação os 110 novos policiais recém-incorporados ao efetivo da PM

 Inauguração do novo setor de Imagens do  Hospital,  composto por tomógrafo, ultrassom, raio-x digital e arco cirúrgico. A unidade integra a rede hospitalar estadual e atende às demandas dos 37 municípios, que compõem a 6ª região de saúde do Rio Grande do Norte.


ESTRUTURA

     O hospital tem hoje 79 leitos gerais, sendo 10 de UTI, 20 leitos de urgência, 10 leitos de observação de pediatria e 39 leitos clínicos. Para atendimento exclusivo da Covid-19, são 29 leitos: 10 UTIs, 17 leitos clínicos e 2 leitos de suporte ventilatório. Quanto aos recursos humanos, cerca de 700 profissionais atuam no hospital, entre servidores efetivos, terceirizados e contratos temporários.


 Os investimentos do Governo habilitaram o centro cirúrgico com duas salas cirúrgicas, sala para recuperação e ampliação de 12 para 29 leitos cirúrgicos, onde são realizados cerca de 150 procedimentos mensais de pequeno, médio e grande porte.


URGÊNCIA E EMERGÊNCIA

 

Em setembro de 2019, o Governo concluiu as obras do setor de urgência e emergência, que passou de dois para doze leitos, garantindo atendimento de qualidade a mais de 300 pessoas por dia. Em janeiro, foi realizada a primeira cirurgia de fêmur, possibilitando a redução do tempo de espera pelo procedimento de 30 para dois dias. Em novembro de 2020, o hospital instalou 8 leitos de saúde mental, ação inédita do poder público no Alto Oeste.


  Visitou a casa de mel da Associação Comunitária dos Agricultores Familiares do Perímetro Irrigado e Adjacências (ACAFPA), que está pronta, aguardando apenas a vistoria final do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn) para emissão do selo de certificação. Os 15 beneficiários agora poderão produzir mel certificado e buscar novos mercados."


FONTE: GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – ASSECOM


PARA...


... satisfação de uns e insatisfação e ódio de outros, lá estava o ex-prefeito de Portalegre, Neto da EMATER,  acompanhando  a agenda da Governadora.




 E...

...ao ao revê fotos daquela área da barragem  e  lê sobre ações no entorno do Perímetro,  lembrei de um trabalho que fiz.

   

 FOI...

...em agosto de 1987, quando o então ministro da irrigação, Vicente Fialho, veio ao município conhecer o Perímetro Irrigado e, como repórter,  fui cobrir a visita. Era governo Geraldo Melo. 


SOL...

...e calor grande, mesmo sendo de manhã, e  todos nós procurando uma sombra embaixo das asas das aeronaves, esperando o pouso do  avião do Ministro. 

    O comandante Graco, piloto da aeronave do Estado  que levava os jornalistas,  me  convidou a sentar  na cabine e fez a rota que me permitiria vê Portalegre do alto.  O que foi uma emoção.

 NAQUELE...

...trabalho  o então governador Geraldo Melo  mostrou, sem constrangimento, o quanto era  autoritário. Falávamos, à sombra da asa, sobre a ocupação  que os  professores do Rio Grande do Sul haviam feito ao  Palácio do Governo, em uma greve. E no RN a luta do SINTE-RN, na  época APRN, em defesa dos professores  da rede estadual  era árdua.

FRASE

  Geraldo Melo proferiu, naquele dia, a pior frase que alguém, como eu,  engajada nas lutas sindicais, poderia ouvir, mesmo não sendo professora: "Se os professores invadirem o MEU  Palácio, eu mando  tirar  na porrada".

    Quando ouvi aquilo, sobretudo o pronome pessoal (MEU), não me contive, e em tom descontraído, indaguei;  "Mas, o  governo não é do povo, Governador ? E Geraldo riu, e como  era (é)   bom com  palavras, disse; Só no slogan, Bernadete.

PERGUNTEI...

... exatamente,  porque o  "slogan" do  Governo  dizia; "O  governo é do povo".  Já o da campanha era  "Novos tempos, novos ventos". 

     Qualquer semelhança com campanhas municipais atuais não é uma cópia, é só mera coincidência.

DEPOIS...

...do trabalho  realizado, a então prefeita de Tabuleiro Grande,  Fátima Bessa, ofereceu um almoço em  sua casa. À mesa  e já  fazendo uma 'retranca' da matéria com o deputado estadual  Zé Dias, ele me perguntou: Você é de onde ? Sou daqui do lado,  Portalegre. Ele replicou:  O maior homem que conheci, até hoje, era de Portalegre, morreu muito jovem, uma fatalidade, se chamava Chico Germano.

COM ...

      ...um nó na garganta, segurando às lagrimas, respondi:  Sou filha dele.  Zé Dias me olhou surpreso  e perguntou;  Você é a mais velha ou a mais nova?  Lembrava que  meu pai tinha duas filhas ( Eu e D'arc) e dois filhos, inclusive que o filho mais velho era "doente"( meu irmão é paralítico cerebral). 

LEMBRANÇAS

   E, daí começou a falar do meu pai  até a hora de embarcarmos de volta, me encantando com suas histórias, algumas inclusive que eu já conhecia, através dos relatos da minha mãe.   Ao final  me entregou um cartão de visitas, com seu telefone e disse: O que você precisar me procure, na Assembleia, seu pai foi um grande amigo.

NUNCA...

... precisei do Deputado, tampouco fiz novas entrevistas com ele, pois a pauta de cobertura da Assembleia, na Tribuna do Norte,  era da colega Conceição Almeida. Mas, o relato de Zé Dias sobre o meu pai  continua "preciso" na minha  memória, como se tivesse sido a minha  maior entrevista. 

NA...

      ...minha história profissional tenho fatos e amigos jornalistas dos quais me orgulho.  Tive e tenho  coerência profissional,  sou livre, totalmente livre, e isso  me permite ir do elogio à crítica, seja referente a partidos,  políticos, seja com relação aos colegas. 


SOU BEM DIFERENTE...

  ...dos que trocam  de posições, de municípios  e de  candidatos  a partir das ofertas de cargos ou de cruzadinha de compras de materiais.

DÚVIDA

Será que, em casos  assim, não caberia o  prefixo "pseudo"  correligionário ? Ou aliado da hora ?  

E...

... por falar em "pseudo",  tem muito perfil com  pseudônimo de desenhos nas redes sociais. O Sapulha caberia bem, pela semelhança física, com  um dos anônimos, que não é tão anônimo assim.   

VACINAS

   Os dados  da vacinação no município de Portalegre não sofreram   alterações, em compensação  o número de casos notificados só aumenta.  

COM...

... a retomada dos trabalhos legislativos,  o prefeito José Augusto (DEM) fará a sua primeira mensagem anual, amanhã. E como  tem apenas 50 dias de gestão deverá ter um discurso mais pautado em planejamento do que em prestação de contas e  realizações. 

     Certamente falará   de COVID-19 e sua política de saúde. Talvez no discurso  faça referência ao número de  profissionais de saúde que foram vacinados. Aguardemos.


Nenhum comentário: