ESPECULAÇÃO
Semanas atrás a especulação na nova gestão era com relação a permanência da secretária da educação, Graças Feitosa, a qual não estaria conseguindo uma sintonia com a equipe da pasta.
E, como não houve oficialização da saída da Secretária, mas a despedida é dada como certa, pode-se concluir que as divergências foram ampliadas e de lá seguiu para a saúde. Amanhã, falaremos sobre a troca na Educação.
MAS...
...enquanto o fogo baixava na Educação, uma faísca se foi "pros lados" da UBS Urbana, criando uma foco de incêndio por lá, também.
E, ao invés de água, parece que jogaram gasolina e a coisa ficou quente, tão quente a ponto de queimar a diretora Priscila Rêgo.
Mesmo sendo um nome da preferência do Prefeito, a Diretora não teria resistido as brasas sopradas pelo chefe imediato e declinou do cargo. Foi do segundo comando da saúde ao protocolo da Prefeitura. Sem menosprezar o cargo atual, não há duvidas que houve uma grande queda no "status".
FLALANDO EM FOGO...
... quem danado "queimou" a nomeação do empresário do turismo, no turismo ? Será que ele como um servo de Deus, cidadão benevolente, resolveu ser apenas voluntário na limpeza dos pontos turísticos?
DISPUTA
Disputas em serviços públicos é marca registrada em todos as esferas de governo. Conheço bem de perto as "brigas" internas, sobretudo por gratificação. Durante 30 anos vi o quanto servidores se prestavam a ferir seus princípios ( isso quando tinham alguns) para salvar os contracheques, principalmente quando havia um cargo comissionado como penduricalho para ganhar um pouco mais, e somar valor e tempo e incorporar uns reais.
Via, com piedade, colegas silenciarem diante de absurdos para salvar uma gratificação CC-3, a mais baixa, enquanto eu seguia livre para dizer o que pensava, me posicionar diante todos os "patrões" que mudavam de eleição em eleição, porque nenhuma CC-1 valia tanto quanto a minha liberdade, quanto mais uma CC-3.
SEI...
...que esse não é o caso da UBS de Portalegre. Segundo informações o que estava em disputa no Centro de Saúde, para além de egos, não era (é) uma gratificação, seria o fato de a diretora, escolhida do Prefeito, não ser da simpatia do Secretário, dificultando as relações de trabalho.
Tem, tem fundamento ?
FOI...
... esse mesmo o "entrevero" que causou o "pedido para sair" ? Coisa tão pequena.
NÃO...
...vi, ainda, quem foi nomeado(a) para assumir a direção, mas "aposto" o dedo midinho do aliado mais aliado do Prefeito, que a Diretora deve ter um "FÊ ou um RÊ, no nome. Soletrando o alfabeto aos moldes da escola do meu tempo, diria ainda que tem um "MÊ" surgido pelo caminho.
Segue o baile! Ou melhor a dança em volta da cadeira para vê quem tem indicação para o assento quando a música da discórdia parar. Qualquer que seja a escolhida, dos nomes que suponho, é como se fosse da família, seja o RÊ ou o FÊ .
MARCA
Quem conhece o "verão passado" de alguns auxiliares do Prefeito, sobretudo os aliados de última hora, sabe bem do que são capazes. Não há espanto se algum deles, assumir a velha postura de que manda mais do que pode ou apenas exerce muita influência sobre o Alcaide.
VERDADE
Em política há uma frase que se encaixa bem: “Cria corvos e eles te arrancarão os olhos”.
OPINIÃO
Alguns "auxiliares da hora" não merecem um por cento de confiança. Da "redação" do Ditobendito vou gravando os acontecimentos até poder dizer; "Bingo!!"
ESSE ...
... filme já vi em VHS, DVD, e com os mesmos protagonistas. Agora é aguardar o "remake" em HD.
ESPERO...
... que o prefeito José Augusto (DEM) mantenha um olho no gato outro no peixe. E, diferente dos seus antecessores, faça uma "sindicância da informação", sobretudo quando elas chegarem dos que se colocam como os mais próximos, fazendo desde solenidade à enterro, servil e presente em horas convenientes e inconvenientes, também.
Não sou aliada do Prefeito, e jamais serei, mas fica o alerta e é gratuito. Depois não diga que ninguém avisou.
E POR FALAR...
... em sindicância, vi uma publicação da Portaria nº 85/2021, do Gabinete do Prefeito, sobre a instauração de uma comissão, para investigar "o possível furto" de um equipamento público do tipo "gelágua", que estaria armazenado em algum lugar na Praça de Eventos.
Não discordo do ato, visto que patrimônio público deve ser resguardado (é obrigação do Gestor fazê-lo) e jamais apropriado, indevidamente. Inclusive denunciei quando o computador da Prefeitura, por exemplo, estava sendo usado no escritório da CAERN, em Portalegre e indaguei o por quê.
E que a verdade apareça, mas que a cidade não destrua a vida de quem quer que seja, por uma coisa tão "barata". Não custa lembrar que quem leva um clips, uma folha de papel, uma caneta, um pacote de copo descartável de uma repartição pública está roubando tanto quanto quem leva um gelágua.
O que faz o crime não é o valor é o ato. Portanto, antes de que se jogue pedras e transforme o fato em uma grande ação de gestão, reflitam !
PENA...
...que o governo do Estado do RN não agiu com a mesma rapidez e competência, à época, para investigar a aplicação dos recursos destinados a construção do hospital de Portalegre.
Talvez, se tivesse mostrado esse mesmo zelo pelo patrimônio público, que o Prefeito de Portalegre demonstra, a realidade hospitalar do nosso município poderia ser outra. A Prefeitura não seria essa construção que é hoje e nem plantão de urgência e emergência seria em UBS, como no novo tempo. Tampouco os envolvidos, no suposto desvio, estariam impunes.
MEMÓRIA
Ainda sobre essa ação tão imediata, também fico me indagando: Como seria se tivesse havido uma denuncia formal e a criação de uma comissão, com membros tão idôneos, como essa, quando se comentava na cidade sobre pessoas construindo casa com cimento supostamente desviado?
COMO...
...estaria a vida de um simples cidadão, se alardeado em rede sociais, fosse mostrado que descontava cheques e, por esquecimento, não repassava o pagamento devidamente, conforme o patrão privado lhe recomendava ?
ALIÁS...
... quando olho uma construção, lá pro lados do Campo ( sou do tempo do Campo, da Baboca, da Rua Nova, do Caminho do Açougue, do Caminho do Brejo, do Caminho do engenho de Didi, da Ladeira da bica, da Grotinha, da Ladeira de Camilo... ) fico a pensar numa "prosa óbvia" que a minha mãe costumava dizer, com a sua sapiência e sorriso maroto: Se não for mentira, é verdade.
POR FIM...
...como é risível e lamentável a hipocrisia no Brasil. Alias, esse vídeo, de 2018, deixa bem claro o tamanho da hipocrisia nacional. O advogado Hélio Silva e sua fala fenomenal.
https://www.youtube.com/watch?v=6-i5QXyb934&feature=emb_imp_woyt
Nenhum comentário:
Postar um comentário