PROVÉRBIO
A minha mãe era uma "filósofa", e me ensinou verdades por duas vertentes: pelo exemplo e pelo princípio religioso. Além de referendar os seus fundamentos éticos em provérbios populares, que nada mais são que filosofia pura.
RIGIDA...
...na sua forma de educar, não nos permitia mentir. Histórias mal contadas lá em casa não colavam, é tanto que mesmo sabendo que não ia ficar barato, se eu falasse a verdade, nas minhas travessuras, eu sabia que pior seria se mentisse.
Ela dizia, não minta, que vai ser pior, pois "A mentira tem pernas curtas."
MAS...
... e diante de tudo que tenho ouvido e visto "pras bandas" da Serra, começo a perceber que a mentira também pode ter pernas longas. E finas.
E POR FALAR...
... em mentira e verdade, estava revisando uns boletins de notícias que guardo, aliás tenho um grande acervo, sobretudo de matérias que fazem referência a Portalegre, e encontrei justamente uma, recente, sobre o plantio de alho na região oeste e, particularmente, do cultivo na nossa Serra.
http://www.rn.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/RN/portalegre-pretende-se-firmar-como-regiao-produtora-de-alhos-nobres,ea2868090aa92710VgnVCM1000004c00210aRCRD
Retirei alguns trechos da matéria e republico.
"O início da produção só foi possível devido a uma parceria entre a Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Hortaliças, Prefeitura Municipal de Portalegre e o Sebrae no Rio Grande do Norte, que estabeleceram, em 2018, um termo de cooperação técnica para implantação do Projeto de Desenvolvimento da Cultura do Alho em Região Serrana do Rio Grande do Norte." "O trabalho é coordenado pela professora da Ufersa, Maria Zuleide de Negreiros."
A hortaliça está sendo cultivada nos sítios Tibau, Jenipapeiro, Encruzilhada e Santo Antônio, além de uma área da Associação dos Produtores Rurais de Portalegre (APRUP), que mantém um telado (espécie de estufa) para cultivo das sementes que servem para a safra seguinte."
"Um dos produtores de alho é Hermes Dias, que também é gerente de agricultura do município. No ano passado, ele chegou a manter 36 canteiros – cada um com 20 metros quadrados de cultivo da hortaliça.
Mas, em 2020, houve uma redução da área cultivada, muito em função da pandemia que impediu o acompanhamento in loco dos técnicos. “Está sendo um ano atípico, devido ao novo coronavírus. Estamos com apenas 15 canteiros cujo foco é a produção de sementes pensando na safra do próximo ano”, diz o produtor."
EMBRAPA
Vi que o prefeito José Augusto (DEM) faz referência ao cultivo, e por isso trouxe aos leitores, do blog, alguns dados sobre o projeto que o Prefeito omitiu, creio que por descuido de quem elaborou a mensagem, como o nome da empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA.
O VELHO COMO NOVO
Outro dado é exatamente dizer que essa parceria, que começou em 2018, tem "vigência" até outubro de 2021, nada é novo. O acompanhamento técnico é do SEBRAE/RN.
Portanto, se não por respeito à pesquisa e a ciência, por justiça aos estudiosos na área, referendar a EMBRAPA seria, pelo menos, delicado.
QUANDO...
... do início da experiência com a a produção do alho nobre, que requer um cultivo de mudas com uma temperatura diferente, do alho produzido atualmente, certamente que importância do professor Francisco Vivela, que é considerado especialista no assunto, não vai poder ser ofuscado.
A Prefeitura não tem papel de protagonista nesse projeto, aliás, o município dentre as quatro instituições participantes, não é nem coadjuvante, apenas integrante do elenco.
Os produtores locais, estes sim, é que merecem o protagonismo, porque produzem e, sequer foram lembrados.
O TELADO
... é a parte que cabe a Prefeitura garantir, para a produção de mudas.
MAS...
...que tal pensar em ações de atenção a saúde? Até porque COVID não é uma "gripezinha" e nem se cura com chá de alho.
RECEBI...
... um post, onde a mensagem em um grupo de whatssap está atribuída ao Secretário de Saúde, em que ele recomenda que as pessoas "procurem a polícia para denunciar às aglomerações".
... e, portanto não sei, se o Secretário disponibiliza, ou incentiva, nas redes sociais públicas e privadas, o número do Ministério Público para denuncia sobre fura-fila na vacina.
Divulga ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário