quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

FÁTIMA, O QUE EU PODERIA LHE DIZER ? DO POÇO, TRAGO À TONA A HISTÓRIA. 25 DE FEVEREIRO DE 2021

 PESAR

Acabei de saber  que  a filha de Fátima Fonseca  se mudou para o outro lado da vida. 

                                                   Imagem: Internet
Gostaria de jamais  saber sobre  uma mãe que vê um filho  ou filha partir, afinal  esse não é o processo que consideremos natural. Achamos que  os filhos  devem enterrar os pais, nunca o inverso. Deveria ser assim, se o único  critério para morrer fosse a idade,  mas não é, e na  nossa pequenez nunca  entenderemos a morte e as decisões  divinas.  

   Nada, exceto a fé, pode confortar uma mãe e um pai num momento assim. Nenhuma palavra, nenhuma frase feita, nenhum abraço, nenhum ombro para chorar são suficientes, para minimizar essa dor sem nome.   

     Como amiga de infância, mantenho comigo  a lembrança da  simpatia e sorriso de Fátima, que  dentre as  "meninas de seu Zé Fonseca", como assim eram nominadas, na infância, Fátima era a mais próxima, fomos colegas no grupo e nas brincadeiras de rua. E,  por imaginar a sua dor, pois também sou mãe,  diria apenas: conforte-se na sua fé, Fátima, e creia que  sua filha estará sempre presente. 

     De longe, mas com muitooooo afeto, receba o meu  abraço  de conforto, extensivo a toda família. 

ONTEM...

   ... uma postagem  sobre poços no município,  gerou  algumas dúvidas, sobretudo com relação a uma notícia veiculada pelo Prefeito, dias atrás, a respeito de solicitação de poços e que teria sido atendido no seu pleito. É  preciso esclarecer o que é solicitação e o que é atendimento, de fato.

 VAMOS LÁ

          Em outubro de 2020, a governadora Fátima Bezerra lançou o programa  RN Mais Água  com o objetivo de atender 320 mil famílias, através da instalação de barragens e poços.  O Programa definiu  a construção de 885 poços  e um política de instalação de cinco poços por município.

 DESDE O ANO PASSADO...

   ...portanto, já havia,  a solicitação  oficial desses poços por parte do município.

FEVEREIRO

    Este mês, a  Associação dos Pequenos Produtores  Rurais de Portalegre - APRUP   referendou, por ofício, a solicitações de  poços. 

FATO

   Ontem, é fato,  representantes do Governo do Estado  visitaram o município, acompanhados pelo ex-prefeito Neto da EMATER e atual  presidente da APRUP, além do vereador Afrânio Lucena, demarcando os locais  em cinco  comunidades; Baixa Grande, Jenipapeiro, Retiro,  Estrondo e Chã da Vila.

FUNCIONAMENTO

    O proprietário ou proprietária  do terreno locado para a construção do poço terá que de forma documental, disponibilizar uma área  com medição de 20 metros por 20 metros, para instalação do poço  que funciona por bombeamento de motor  ou  cata-vento, a depender da disponibilidade de energia na localidade. E, mesmo  perfurado em uma propriedade privada, a água é um bem comum e atenderá  os moradores da propriedade e da comunidade. 


PORTANTO...

...Se houve pedido, e creio que tenha havido, por parte do Prefeito, quando da sua visita aos órgãos do Estado,,  conforme divulgado em rede social da Prefeitura,  então significa que mais poços poderão chegar. Porém, ainda não são esses.  Nan, nan, nan, nanhinha!

 ABAIXO...

...o link da matéria  publicada na imprensa sobre o programa.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/governo-investira-r-390-milha-es-no-programa-rn-a-gua/492003

MAS...

... para que não haja dúvidas sobre a  solicitação do Prefeito,  a gestão pode publicar, por exemplo, o ofício com o pedido.  

E...

...por falar em publicação, retificação, correção, direito, a Secretaria de Administração  já retificou ao nome do Chefe do Almoxarifado ? Porque  vi apenas ratificado  no equivoco, em uma segunda publicação.

RETIFICAR...

...significa corrigir o  algo, sobretudo algo errado. 

RATIFICAR...

...significa reafirmar um erro

PORTANTO...

... é preciso explicar porque ao invés de retificar, a Secretaria de Administração  ratifica  o equívoco.  

   Creio que não  haja finalidade obscura e/ou ilegal, nisso. Pois sabemos que essa gestão é  partidária do "devido processo legal", por isso é estranho coisas  assim.   

   De tanto ouvir o jornalista  Reinaldo Azevedo,  além de repetir a sua fala ( devido processo legal) estou   quase  ingressando no Direito. 

 Aliás, conhecer  minimamente o direito, se faz cada vez mais necessário.  E depois do que  vem sendo denunciado com relação ao  comportamento do Ministério Público com  relação a  Operação  Lava-Jato,   não dá para ser ignorante com os direitos básicos, individuais. Sobretudo, idolatrar  MP e Juízes, como fizeram alguns. 

ESTRANHO...

... o nomeado   permitir, duas vezes, a publicação de seu nome "faltando um pedaço".



Nenhum comentário: