sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

PROCESSO SELETIVO NÃO É CONCURSO, É SELEÇÃO. E QUEM SELECIONA/ESCOLHE ? COVID-19 AVANÇA. 28 DE JANEIRO DE 2022

 MAIS UM PROCESSO...

...seletivo   é aberto pela Prefeitura de Portalegre para o cargo de merendeira.  Interessante que  no novo tempo não se pensa em concurso público, onde  pessoas  poderiam se tornar efetivas, no serviço público municipal, e claro, contribuindo da  a Previdência própria.



https://www.portalegre.rn.gov.br/arquivos/1504/PROCESSO%20SELETIVO%20PARA%20CONTRATACAO%20TEMPORARIA_PSS%200032022%20MEREND_2022_0000001.pdf


ENGRAÇADO...

...como a Gestão trabalha para  tornar a Previdência Própria inviável e sem que os servidores efetivos, no caso os concursados,  se deem conta  que eles serão os mais afetados no futuro.

 VEJAMOS...

... na prática,  como  está escancarado  esse  prejuízo quando uma Gestão, em qualquer lugar do Brasil, adota terceirização, contratação por processo seletivo, ou um leque  infindável de  cargos em comissão.

 PESSOAS...

... sem vínculo efetivo com administração pública que tem regime previdenciário próprio, não contribuem para  o Instituto de Previdência.  Isso significa que o município paga o salário do contratado, mas  o percentual de  desconto previdenciário vai para o INSS.

 É...

...como diz o velho ditado: De onde se tira e não se bota, se acaba

   Assim funciona   desde o  silo de milho e feijão,  a nossa conta bancária e a nossa contribuição, como servidor público,  para aposentadoria.

MAS,

    ... prefeitos e governadores no Brasil   para fazer a política do emprego aos aliados vai terceirizando serviços, através de empresas ou de processos seletivos. 

    Os cofres públicos pagam a quem não fez nenhum esforço para se submeter a um concurso,  e os servidores efetivo  acabam sendo sacrificados  com propostas de reajustes, para além do aceitável,   no desconto previdenciário obrigatório.

     Ou não tem projeto tramitando na Câmara de Portalegre para aumentar o percentual de desconto previdenciário para os servidores, e num percentual bem considerável ?  

NÃO...

...sei exatamente o número de servidores efetivos do município,  mas   posso fazer ideia, como servidora pública,  e sempre contribuinte da previdência própria, o risco que correm os aposentados com essa prática, de contratos temporários.

EM...

...Natal, a coisa  foi tão vergonhosa na última eleição, que empresas  foram denunciadas porque os  terceirizados viraram   reféns de candidatos a vereador, aliados do Prefeito, tendo que deixar número de título e sessão de votação. Isso foi denunciado  na Câmara.

NÃO, ... 

...não tenho nada contra  a contratação para cargos de confiança,  como Secretários, coordenadores e tudo que compõe um organograma de escalão de gestão, isso é parte do serviço público.

  No entanto, tenho tudo a favor  que as pessoas tenham as mesmas oportunidades para entrar para o  serviço público, e isso só é possível igualitariamente, por concurso. Aliás, é o que determina  a Constituição de 1988,  que pôs fim aos  chamados "trem da alegria".

  E, se não fosse esse requisito de indicação, de favorecimento que existia até  1988, talvez o prefeito de Portalegre,  José Augusto não estivesse empregado e ganhando o  que ganha, na Assembleia Legislativa.  Ele e  outros tantos.

    

A SABER

   Não tem concurso, da Prefeitura de Portalegre,  em vigência, e  para ocupação de função de merendeira  ou auxiliar de serviços diversos,  ainda ?  Não tem pessoas  aprovadas e que estão em cadastro reserva para serem chamadas?

    

NÃO...

...houve recentemente  seleção, justamente, para merendeiras ?  

CABE...

... a Câmara de Vereadores o papel de acompanhar e fiscalizar os  atos do Executivo. Inclusive, com pessoal, e sem medo de se posicionar para não perder votos no futuro. Vereador, antes de se preocupar com reeleição, tem que cumprir o seu papel.  E esse sempre será  o de cumprimento da Lei. 

HÁ...

... quem diga, em bastidores, que o nome para o "cargo"  já é sabido a boca pequena  na cidade. 

    Cabe a quem  desconfia  que é jogo de carta marcada, escrever o nome num papel, fotografar, guardar com a data de registro da fotografia, e após a publicação do processo, conferir. E isso, se  configurado,   denunciar.  O caminho é um só:  Justiça.

  

CRESCE...

... o número de infectados em Portalegre. E não somente lá.  Mas, proporcionalmente à população,  é  assustador. 



CORAGEM E INSPIRAÇÃO

   





Nenhum comentário: