quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

NÃO VAMOS FALAR DA CIDADE, MAS DE UM CIDADÃO. 27 DE JANEIRO DE 2022

 HOJE...

...um cidadão  portalegrense, de nascimento,  deixou  esse plano.   Edgar  Pereira  talvez não seja conhecido das últimas gerações, mas  terá sempre  um    parente que o lembra  ou que não vai esquecê-lo.

DO...

  ...sítio Belo Monte para  Natal, somaram-se  mais de 60 anos.  Foi em 1957 que, segundo ele, saiu em busca de oportunidades, com a "beradeirice" do interiorano, como dizia ele, e alguns contos de reis dados pelo meu pai, para começar a vida.  Além do dinheiro uma carona até Caicó, de onde seguiu sozinho.

ACONCHEGO

   A casa de Edgar  se tornou um lugar de acolhida para parentes e não parentes que vinham com o mesmo sonho que ele. Foi na casa dele que tomei o primeiro suco de mangaba, em 1981. 

    Dono de uma simpatia ímpar, Edgar  sempre foi solidário, especialmente  com  portalegrenses, e se estivesse  em algum hospital, lá estava ele para saber em que podia ajudar .

VOLTAVA...

...a Portalegre  em todas  oportunidades,  nos últimos anos mais raramente, pois já não dirigia para longas  distancias. Narrava para os filhos a sua saga e mostrava a sua origem. "Tucano da  gema", como era e são nominados os Pereira do Carmo do Belo Monte, e  de onde  vem minha raiz,   se  orgulhava do apelido jocoso que puseram na família.

PROFESSOR...

...da rede estadual e  um apaixonado por   vídeos e  fotografias, Edgar colecionava algumas pérolas, sobretudo nas raras vezes que encontrava o tucanato do Belo Monte e fazia questão de  registrar.

    Sorridente e de muita prosa,  conquistou a professora  Amiris,   que tem as mesmas características,  e  com quem construiu uma bonita família.

 O NOSSO...

...último encontro foi por acaso, se é que acasos existem,  foi  num desfile de carnaval, em fevereiro de 2020, no Centro de Natal. Ele estava com Amiris e a filha Aninha



TINHAMOS...

...um compromisso que não cumprimos,  em 2019,  não sabíamos que a  a saúde dele e depois a pandemia ia impedir de realizar em outro momento: a comemoração do aniversário de Alexandre Faustino,  no nosso  Belo Monte de origem.

NA...

...agenda da vida  nem sempre é possível  honrar um compromisso.  Mas, de novo,  não por acaso,  fomos  impedidos de  realizarmos o que programamos, nos anos seguintes.

AGORA...

...não  teremos  mais a  oportunidade de  irmos, juntos, pedir desculpas a Alexandre Faustino, por termos faltado a festa que ele tão carinhosamente nos preparou, em um  30 de março  que, coincidentemente, eu e Alexandre  aniversariamos.

EDGAR...

...saiu do  sono de um AVC, noite passada, para acordar no alto. Deixa saudades, amigos,   registros que o tempo não apagará e, claro, muita tristeza e um  imenso vazio  para a sua  família.

   Mas, é de chegada e partida que é feita  uma existência. Na certa  teve   canto de tucanos lá no plano espiritual,  Edgar, indubitavelmente,  foi recebido com e por Felicidade, sua mãe.

E ...

...todos nós, tucanos de várias gerações, que ficamos aqui por mais um tempo,   rezemos por Edgar.



Foto:   Google imagens



   

3 comentários:

Reus Pão Nosso disse...

Que Deus o receba de braços abertos, e a vc Betica e a familiares tucanos meu forte abraço, visto que assim como me sinto, abraçado por vcs.
Meus Mais sinceros sentimentos...

Reus Pão Nosso disse...

Que Deus o receba de braços abertos, a vc Betica e aos familiares meu Forte Abraço. Tucanos e familiares assim como me sinto, tbem abraçado por vocês.

Unknown disse...

Tive pouco tempo de contato com Edgar, mas ele me mandou um presente que vou guardar de lembranças, principalmente quando qdo orando por ele.