FOTO
A página da Prefeitura, hoje, mostra o Prefeito entregando óculos de grau para moradores. Interessante José Augusto diz para a população permanecer em casa, mas não perde oportunidade de se mostrar popular e posar para fotos, entregando óculos de grau.
Afinal, é ou não é para ficar em casa, Prefeito ?
CASOS
MORTE
D. Expedita, de 88 anos, foi a última vítima de covid-19. Enterro noturno, ontem, sem ritual e com filhos, amigos e, principalmente, os netos desolados pela partida da avó, cuja casa era o lugar de convergência de todos.
DETALHE
Não vi nenhuma nota de pesar à família, por parte da Gestão, no site da Prefeitura. Pelo visto a solidariedade pela morte de alguém, por parte de quem escreve a página, é seletivo. Talvez por ser mais uma vítima de covid-19, o ideal mesmo seja, como dizem os cariocas, "deixar quieto".
E AÍ...
... APAMI, algum passo da Prefeitura em direção a uma parceria ? Gostaria muito de "morder a língua", diante do que escrevi sobre o "zero" de credibilidade para que qualquer coisa conjunta fosse feita.
DETALHE
Embora o hábito de morder a língua não seja um "gesto" ou tique meu, mas conheço pessoas que o tem.
O meu é "fazer careta", aliás tenho isso em comum com uma pessoa querida de Portalegre, ela quando tem que enfrentar o sol, e diz que sempre lembra de mim. Eu, faço careta sempre, Germano, meu irmão, também.
E faço careta, fisionomicamente falando, e politicamente falando também, careta para a hipocrisia de muitos.
EXPLICANDO
Escrever expressões que, certamente, são desconhecidas de boa parte dos leitores do Blog, os jovens, sobretudo, me levam a explicar o que quis dizer. "Morder a língua", significa ser desmentida ou ter a opinião mostrada diferente.
Declarei aqui que não acreditava, como ainda não acredito, que a Prefeitura de Portalegre faça qualquer coisa, a partir de seus recursos próprios, para oferecer uma parceria com a Maternidade, nesse momento crítico. Vou continuar torcendo para que eu morda a língua.
Vai ser até um orgulho publicar o fato.
REDES
Diferente da grande maioria, não sou "instagraniana", embora tenha um perfil lá. Acho uma rede com posts que mudam rapidamente, e não tenho como acompanhar. E quando percebo coisas divulgadas no Instagram, já é com atraso.
RECENTEMENTE,...
... creio que após a nota da APAMI convidando para que os poderes e a sociedade somasse forças para melhor servir, vi uma postagem pessoas públicas, do Legislativo e Executivo, sobre recursos da ordem de R$ 137 mil que poderiam ser disponibilizados, para a Maternidade e o atendimento a população. Postagem de três dias atrás.
Li também isso.
IMPRESSÃO
Me pareceu que são recursos federais, parados, que precisam de um parecer jurídico para que sejam empregados de uma forma diferente a que ele se destina, o que estaria na "avaliação" da Controladoria do Município.
Se são recursos federais, que vieram para a APAMI, via Fundo municipal de Saúde, por que a APAMI juntamente com SMS e a Câmara Municipal não procuram o Ministério Público, a Controladoria Geral da União para um parecer, mais seguro, do ponto de vista da legitimidade, proporcionando a segurança para APAMI e Prefeitura, a qual o Secretário se refere ?
O...
... questionamento do blog, não coloca em dúvidas a capacidade da controladoria municipal, tampouco a capacidade técnica de seus integrantes, pois desconheço os técnicos que a compõe e a formação profissional deles. Mas, órgãos estaduais e federais que poderiam opinar sobre e emitir um parecer ? Se é possível, por que não buscar isso? Câmara e Maternidade não podem fazer uma consulta, independente de esperar pela Prefeitura ?
TEMPO
A quanto tempo a Controladoria está para decidir sobre isso? Pelo que escreve o representante do legislativo, parece que já tem um tempo considerável.
SOU...
... partidária de uma frase que diz: quem sabe faz a hora não espera acontecer ( Geraldo Vandré). Por que a Câmara não faz mais e procura o MP para conversar sobre ?
Rede social, no caso Instagram não é espaço para debate de ações e resoluções do legislativo com o executivo e a APAMI. É preciso mais.
DIRIA
... apenas que a Presidente da APAMI, citada na troca de mensagens, e falo como família, que antes de usar recursos federais, amparada somente por um parecer municipal, não se furte em buscar mais amparo legal sobre essa legalidade. É melhor pecar por excesso do que por omissão.
LIÇÃO
E, repetiria o que sempre dizia a nossa mãe: Seguro morreu de velho. E qualquer ato, minimamente, equivocado por um parecer que não esteja bem fundamentado juridicamente, será ela a responder, como responsável pelo uso dos recursos.
PROTEGER-SE...
... nunca é demais. Há comportamentos em gestão pública de saúde que não precisam que se diga r nada sobre elas, porque já são publicamente conhecidas. O ideal será um "olho no gato outro no peixe".
REALIDADE
Para além da entrega de óculos, o Prefeito estaria enxergando esses dados ? Não é critica, do blog, é situação crítica em leitos críticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário