quarta-feira, 5 de maio de 2021

FLEXIBILIZA O BAR E REDUZ HORÁRIO DA UBS ? CPI DA PANDEMIA E A VOZ DAS MULHERES. 05 DE MAIO DE 2021

ENTENDER
                                            Fonte: Facebook PMP


ENQUANTO...

... se flexibiliza com  bares, em Portalegre, se restringe o atendimento básico  no Centro de Saúde?



   SEXTA-FEIRA

   Ao dialogar com um portalegrense, na última sexta-feira, a noite,  ele me dizia que estava um espaço de lazer   "tomando uma". Então, vendo o comunicado acima, fica perceptível que a logística da Gestão é abra-se os espaços privados, como bares, e restrinja-se os serviços de atenção básica ?

QUANDO...

... a decisão de prioridades de vacina  definiu os profissionais da saúde como público  primeiro, foi  exatamente para que os  serviços se mantivessem funcionando e os profissionais protegidos para garantir o atendimento, inclusive básico. Isso é o mesmo que vacinar professor para dar aula remota.

AONDE ...

      ... que  urgência e emergência implica em redução do atendimento da e  na atenção básica ?  
       Se o serviço de atendimento ao enfrentamento da Covid-19 está,  como anunciado no passado,  estruturado de forma paralela  ao Centro de Saúde, por que  diminuir o atendimento no Centro de Saúde?  

E...

   ... urgência e emergência do município não é um atendimento  pactuado com Viçosa e Riacho da Cruz ? 


CADA...

...vez que percebo as  contradições postas  pela comunicação da Gestão,   entendo  por que o DITOBENDITO  incomoda tanto  ao  "chiqueirinho virtual", que parece ter como visão, um   retângulo, tipo um campo de futebol,   e cuja função  é a  "catimba".
    Catimba é um termo usado no   futebol  para conceituar  os que não sabem como jogar,    e tentam  impedir aquele que sabe    desenvolver  a partida.


 CATIMBA...

    ... também  foi  o que fizeram (e fazem) alguns senadores bolsonaristas, hoje,  particularmente com relação  às mulheres  senadoras,  durante a sessão da CPI da Pandemia. Não sabiam como defender o governo e tentavam  tumultuar a sessão.
     
 
EM PORTALEGRE...

... ao que parece, tem  perfis  que podemos nominar como 'catimbeiros'.  Seria do tipo "gabinete do ódio" do governo Bolsonaro. Sem  informação, sem  conteúdo, e, pior, sem noção da falta de talento para o  que tentam, exaustivamente, fazer: humor.  
     O advogado criminalista Kakay disse recentemente, em um programa de televisão,  que o pior humorista  é aquele que não tem inteligência, se referindo a Diogo Mainardi, que  como  "bom" mau humorado,  sem intelecto e capaz do debate com contrários, xingou o advogado, que era convidado. Isso é o que podemos criação dos novos tempos.


QUANDO...

...fiz vestibular, em 1981, o tema da  redação foi  uma estrofe de um  poema de Fernando Pessoa que dizia: 
 
    "Sábio é o que se contenta com o espectáculo do mundo,
    E ao beber nem recorda
    Que já bebeu na vida,
    Para quem tudo é novo
    E imarcescível sempre."


  E, no meu primeiro dia de aula,  da disciplina Língua Portuguesa I, quando o professor  falava sobre a interpretação do tema, , e comentava sobre as notas zero,  leu a redação de alguns candidatos de outros cursos (reprovados). E foi a  primeira vez que senti a chamada "vergonha alheia", pelo  que ouvia. 

       Quando  vejo algumas imbecilidades postas por anônimos de Portalegre, me reporto  a 1981, e  a tal vergonha alheia.  E fico aliviada,  porque, felizmente,  as pessoas   conhecem  e tem certeza do próprio  ridículo, que se preservam  e  não assinam  a "obra".  Manter-se anônimo,  é o que de  mais inteligente  fazem.  

OS...

   ...  que insistem em fazer  humor, sem talento para  tanto,  visto que é uma arte difícil, e creio que  é nata ( se nasce com o dom e apenas se aperfeiçoa a técnica) precisam beber, se embriagar de sabedoria, primeiro, para que  consigam produzir algo, minimamente, engraçado.  Porque risível ( no sentido de ridículo), consegue ser.
     Sem  beber  numa fonte inesgotável chamada de  livros, já que não tem talento natural,  não se consegue   criar ou produzir.  E até é possível  degustar  à sabedoria dos livros, comendo  cuscuz, por exemplo. Caso não aprendam nada, terão, pelo menos,  ingerido  fibra, e o intestino grosso se encarregará  de produzir a  "obra" deles.

MAS...

...Se a deficiência da comunicação da Prefeitura era  a falta de  "Marketing",  agora  supõe-se que não será mais. Visto a contratação de uma empresa com CNPJ e  endereço. 



E...

... com  o "marketing" devidamente contratado por R$ 23.880,00 reais,   esperamos  uma melhor produção, sobretudo uma que não corte de forma abrupta a fala de um profissional, em vídeo institucional,   como  ocorreu no vídeo  abaixo.




APESAR...

...do corte,  feito de forma   amadora,  como se  a  inserção da logomarca (escudo)  fosse mais importante que a mensagem,  se espera que as suas recomendações ecoem e sejam  entendidas  na prática pela população. 
    Também não passou imperceptível para mim, o fato de Márcio Souza não ter  inserido ao seu nome  o  "Doutor" como pré  nome. Simplicidade faz  toda diferença.

PASSADO

  A observação do detalhe é que era comum ouvir, quando  assessora em saúde pública,  e ao perguntar o  NOME, em entrevistas, a maioria respondia; DOUTOR  "fulano de tal". 
    Mas, não perdia a  "deixa"  e complementava;  qual sua profissão ?  
   Confesso que fazia a pergunta porque adorava a cara de  "como assim ?!?!?" que  faziam, como se dizendo: "Sua "burra", sou  doutor". Tamanha era a arrogância  que nem percebiam a ironia  contida na minha  pergunta.


E...

...se  as ações da Gestão, no  que se refere ao combate ao vírus se limitar a redução do  horário e dias de atendimento no Centro de Saúde e fechar a Prefeitura para atendimento público, como medida de isolamento social, certamente que   não será suficiente para conter o crescimento desenfreado  de infectados no município. 
   

EM...

...24 horas, são 11 novos casos confirmados, em Portalegre, saímos de 396  infectados ontem para 407 hoje. 

REALIDADE

   No país chegamos a 415 mil  mortos. E  infelizmente dentre os que  partiram, vítimas de covid, estão amigos, amigos de amigos, vizinhos, ex-vizinhos, artistas  que nos alegravam a vida, como  o humorista Paulo Gustavo,  e, mais dolorosamente,   o meu primo Ranilson Cavalcante,  que nos deixou ontem.

RESPONSÁVEIS...
     
      ...por  essas mortes ? todos os enumerados pelo escritor Paulo Coelho, no seu Twitter, ontem.
   
Assassinos de Paulo Gustavo : - quem dizia "é só uma gripezinha" - "não passa de 200 mortes" - "cloroquina resolve" - "gente morre todo dia" - "Lockdown destroi o país" - "máscara nos faz respirar ar viciado" - "eu obedeço o comandante" E por aí vai. Canalhas da pior espécie
 




Nenhum comentário: