A CÂMARA DE PORTALEGRE...
...em Portugal, concederá ao ex-prefeito de Portalegre do Brasil, Manoel de Freitas Neto (Neto da EMATER) à sua distinção máxima; a Medalha de Ouro de Mérito Municipal.
A iniciativa foi proposta pelo vereador Luís Pargana e aceita em votação secreta, por todos (Presidente e seis vereadores), ontem, 5. Amanhã, o blog trará os detalhes dessa homenagem.
DENTRE...
...as fotos do meu acervo de registros da história de Portalegre eis que encontro essa, onde Luís Pargana me lembra aquela célebre frase; "Esse é o cara"
Vereador Luís Pargana e Neto da EMATER ( 2005)
E...
...por aqui, se perde a conta dos decretos editados pelo prefeito José Augusto (DEM), em Portalegre, e com relação ao momento pandêmico. No entanto, a situação em números de infectados, e óbitos, não tem decreto que baixe, pelo contrário, está crescente.
ESTAMOS...
...na infeliz estatística dos municípios que apresentaram nos três primeiros meses do ano de 2021, um número de infectados superior a todo o ano de 2020.
A COMPETÊNCIA...
...tão teorizada sobre a titularidade da Secretaria Municipal de Saúde está demonstrada que é meramente teoria, E o sacrifício do serviço de saúde em atenção básica é o que vemos na prática. Os médicos do PSF, estão sendo deslocados para suprir, a necessidade de atendimento na chamada "ala covid-19". Parece que ao "arrumar" o espaço COVID-19, não se pensou na necessidade de que careceria de médico para além do primeiro mês.
PARA...
...um Gestão com tanto discurso e cujo líder na Câmara exaltou aos gritos a competência atual da pasta da saúde, como explicar o fato de não fazer o mínimo que a Lei 8.080/90 (Lei do SUS) preconiza no âmbito do município, que é a garantia da atenção básica ?
E NÃO...
... vale a "tchurminha" à la chiqueirinho do Planalto tentar responder, em nome do Prefeito, dizendo: Mas, o prefeito Neto da EMATER isso, o vereador tal aquilo, o secretário aquilo outro e blá,blá, blá...
Estamos no "novo tempo", portanto, que tal fazer diferente? Inclusive investindo a partir do que o velho tempo deixou de positivo, como, por exemplo, os recursos da ordem de mais de R$ 1 milhão, somente na conta da saúde. Afinal, a proposta era "mudar para melhor" ou não ?
VEJO...
... no decreto emitido pelo Prefeito, ontem, o que chamaria de incoerência e hipocrisia, pois para ficar bem com "o sagrado e o profano", o prefeito flexibiliza igrejas, templos e bares. Mas, absurdamente, fecha o Centro Administrativo;
"Em cumprimento ao decreto Nº 192/2021, até 16 de maio de 2021, ficam suspensos os atendimentos presenciais ao público nas repartições da administração pública municipal direta e indireta. Todos os atendimentos seria feitos via telefone." (SIC)
QUEM ...
...conhece o município e sua realidade rural, sobretudo as limitações em serviços de telefonia, pode comprovar o absurdo de limitar o serviço público a telefonemas, decretando "Lock-down" no Centro Administrativo. Seria lá área de risco da transmissibilidade?
NA...
... verdade o prefeito José Augusto (DEM) consegue, com esse Decreto, adiar, em pelo menos dez dias, a entrega da cesta básica que ele, também por decreto, propôs oferecer à população, usando como critério de direito ao recebimento, os cadastrados do cadÚNICO, e ainda não efetivou. Também ganha tempo para a entrega do chamado "kit merenda" que é devido, visto que a primeira entrega, correspondia a 40 dias letivos, apenas. E, claro, sem atendimento ao público, não terá que autorizar receitas e exames, não é mesmo?
MAS...
...se não tem atendimento em atenção básica, como teria receitas médicas, não é mesmo?
TODAVIA...
...se tem pacientes que fazem uso continuado de medicações controladas, e essas receitas são renovadas, desde que o paciente deixe a anterior no Centro de Saúde, então haverá a necessidade da autorização por parte do Prefeito para a aquisição da medicação, na farmácia. E como esses pacientes farão até o dia 16 ? O centro de Saúde já devolverá a receita devidamente carimbada pelo Prefeito ?
CERTAMENTE...
... que nada disso importa, importante mesmo é o que está decretado. Contradições e questionamentos é mera "coisa" de "imprensa marrom", conforme diziam na ditadura.
DÚVIDA
O projeto proposto pelo Prefeito, e aprovado na Câmara, que definia uma ajuda de custo aos donos de bares, não tinha como objetivo promover o fechamento desses espaços como forma de promoção e maior isolamento físico ?
Os bares que o decreto diz que podem funcionar em horário "decretado" seriam, portanto, por que seus donos não podem receber, digamos, o "auxílio-pinga" ou "auxílio-meiota", de R$ 150,00/mês, por 90 dias ?
PREFEITO...
...não deixe que seus auxiliares diretos faltem com a verdade, para com as pessoas contempladas pelo seu projeto, dizendo que o recebimento desse auxílio, os prejudicará na aposentadoria, como alguns ( seus aliados, inclusive) estão ouvindo. Isso é vergonhoso.
Se continuar assim, o Senhor, sem dúvidas, por incompetência dos auxiliares, claro, ganhará a "Medalha Pinochio" conferida, com exclusividade, pelo DITO BENDITO. Não será grande coisa, mas seria o compatível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário