sexta-feira, 21 de maio de 2021

APAMI FAZ APELO POR PARCERIA COM A PREFEITURA. SÓ ACREDITO, VENDO. 21 DE MAIO DE 2021

  PROCURO...

... não me envolver  diretamente com   a APAMI, hospital maternidade  de Portalegre  e seus serviços,  não porque a Instituição não  tenha minha atenção, mas pelo fato de ela ser  dirigida pela minha irmã, Joana D'arc Cavalcante e  alguns equivocados e  levianos políticos, usarem as minhas críticas à Gestão, como argumento para justificar  ausência de parcerias.


ORA, ORA ...

...senhoras e senhores,  quando não se vê  algo sendo feito, qualquer desculpa serve.   Imagina se José  Augusto levasse em consideração as críticas que já ouviu do atual Secretário de Saúde, e não faz  tanto tempo, certamente  que o Secretário não estaria  no cargo que ocupa, hoje, não é mesmo ?

IMAGINA...

...se a exatos 16 anos, quando  estávamos em Portugal   e José augusto (DEM)   disse no rádio, à época que havíamos viajado por conta da Prefeitura, num voo que ele nominou como "aero Euclides",  certamente que a Secretária Aucely Costa, não estaria na sua equipe, visto que para José Augusto, estávamos todos  usando dinheiro público para viajar.

ALIÁS...

...olhando hoje as fotografias, para o compilamento do histórico encontro das duas cidades (Portalegre do Brasil e de Portugal),  percebi que uma parte do grupo, se tivesse o mínimo de vergonha, não teria votado em quem  os chamou de corruptos e saqueadores da Prefeitura de Portalegre.

MAS...

...como  contou  Lupicínio Rodrigues; "E a vergonha  É a herança maior que meu pai me deixou" , nem todo mundo a tem,  não é mesmo ?

  Sobretudo, quem depende de cargo público para viver,  sobreviver, ser notado, se sentir inserido, ser   citado, ser até obedecido.


POIS BEM...

... fiz o  "arrudeio" todo para chegar na nota da APAMI,   e  colocar a minha opinião. Não é  da minha irmã, filho ou de amigos.  

   Sabe qual é   o meu percentual de crédito de que a Prefeitura de Portalegre faça qualquer parceria com a APAMI, mesmo nesse momento crítico? ZERO por cento. 


ESSA...

...Gestão, na  minha opinião, não está interessada em  minimizar sofrimentos, tampouco   propiciar qualquer    benefício que represente sobrevivência para a maternidade de Portalegre, pois se assim  não fosse, o  Prefeito  teria renovado um Convênio, cujo valor era  insignificante ( R$ 25 mil reais mês)  e garantido, pelo menos, plantão  na Unidade como acontecia até dezembro de 2020.

QUERO...

... está equivocada, e  poder noticiar aqui, depois, que a  Prefeitura  percebe a maternidade como uma instituição de saúde E DE Portalegre, e se alia A ELA, para servir  a população, nesse momento.

QUEM ...

   ...conhece, minimamente, o  atual Prefeito de Portalegre, do ponto de vista político,  sabe muito bem como ele se comporta.  O político José Augusto é previsível demais  para que  se pense que ele pode surpreender.


ARQUIVO

   Olhando meus e-mails ontem, tem mais gente, muita mais gente que o conhece, aliás melhor que eu. Mas, hoje, como aliados,  perderam temporariamente a  memória.  


 LOUVO...,

   ...aplaudo e  admiro o esforço de Joana D'arc Cavalcante em se propor a  ser Presidente dessa  Instituição, que já sobrevivia à duras penas no passado, e agora  mais ainda.  

    A maternidade pode até fazer algo por Portalegre, mas esperar que o município utilize dos seus recursos próprios e  se  some a ela?  Infelizmente, para mim,  não vai rolar.

A MINHA...

    ...irmã consegue vê pessoas e comportamentos  por ela mesma: sensíveis a dor do outro, solidárias, apartidários. E espera isso  na política, e  de pessoas, inclusive daquelas  que  sei   do que são  capazes de  fazer.  Aliás,  fizeram, contra a  nossa mãe, quanto  estava cadeirante, em 2011. Todos os personagens daquela crueldade, continuam 'vivinhos da Silva' na minha memória. Os protagonistas e coadjuvantes. 

      Como jornalista  e  como pessoa, sou pragmática e    diria que  não espero  solidariedade, nem remorso, de quem não  parece ter o primordial; emoção, empatia e respeito pela dor do outro. E falo como conhecimento de causa,  pelo recorte histórico de 2011. Esse é apenas um. 

ASSIM MESMO

   Quando trabalhei com o jornalista  Cassiano Arruda Câmara, um ícone do jornalismo político no RN, ele costumava dizer, avaliando alguns comportamentos: Tem gente que perde  200 para que o outro não ganhe 100.   

    Faço a analogia com Portalegre e,  para mim,  o prefeito  José Augusto  seria  capaz de perder 1.000 para não que a APAMI não  ganhe  500.

E...

...pronto, essa é minha opinião sobre o  Gestor  e o  comportamento que vem demonstrando, com relação a APAMI, desde que assumiu.  

OPORTUNIDADE

    E se,  a exemplo de 2012,  as minhas críticas  forem pretextos  para mais um processo da parte  do político  e razão para   tentar fechar o blog, eis aí  a minha opinião. 

    Porém,  pediria  para fazer  um pouco  mais, não por mim, mas pela população do município que o Prefeito dizia tanto amar;  Veja, não apenas como o prefeito, mas como  humano, o que é possível fazer  por 15 dias, um mês, dois, três, não importa  o tempo,  junto  com a maternidade. O que conta  é a ação, não a omissão.


E...

  ...não precisa desfazer parcerias de plantões de saúde já assinadas com os municípios vizinhos; Viçosa e Riacho da Cruz,   basta ampliar  e promover atendimento, em casos   que precisem de internação, no próprio município. Isso se faz em 24 horas, inclusive com a ajuda do Ministério Público. 


2024

    Não sou candidata a nada, mas creio que o Prefeito poderá ser, em 2024. No futuro, certamente, esse presente, que será passado,  não será esquecido e será avaliado. 

    A  competência ou   incompetência   do  Gestor e dos  auxiliares contribuirá  para o sucesso ou fracasso político. Sou apenas uma portalegrense esperando um novo tempo que  foi preconizado, porque, por enquanto, o tempo que se vive no município é o da agonia com o crescimento de casos.  Um lugar nada confortável entre os piores municípios do RN.

 

  

 NA...

...minha avaliação,  noticiar a antecipação de pagamento de salário dos   servidores, hoje,  não   minimiza  o boletim da covid-19,  o mascara, no site. Pareceu que também desvia  o foco da grave crise na saúde  e da nota  que  coloca a Gestão para  decidir se   aceita ou não um pacto pela saúde,  com a APAMI.   Eis aí a realidade.


E POR FIM...

...dizer que torço  para que ninguém precise de atendimento em qualquer  unidade de saúde ou  hospital, seja na terrinha seja na cidade   vizinha. Cuidem-se ! protejam-se! 





E...

  ...nunca é demais repetir: "crie corvos e eles te comerão os olhos". 




   

  




Nenhum comentário: