quarta-feira, 21 de julho de 2021

O SECRETÁRIO NÃO GOSTA DAS CRÍTICAS A GESTÃO ? NÃO LEIA. ESCREVO POR MIM, NÃO PELOS OUTROS. 21 DE JULHO DE 2021

 

OUVI...

... com indignação, e não poderia ser diferente,  a  demagogia típica,  contida  nas colocações do Prefeito de Portalegre, José Augusto (DEM),  sobre a atuação na área da saúde,  a referência que fez a maternidade e  os projetos  que tem para a saúde municipal.

 MAS...

... antes de  falar sobre  o  "discurso" do Prefeito,  o blog faz uma  observação sobre o que o Secretário de saúde, teria dito para a  Presidente da APAMI,  Joana D'arc Cavalcante, quando ela esteve na SMS, tratando de assuntos relacionados a  Maternidade que dirige, e não para  pedir  a opinião do titular da saúde   sobre o que eu escrevo. E   se  agrada ou desagrada a Gestão.

SENHOR ...

   ...Secretário, não sei se  consegue  diferenciar relações pessoais de relações de trabalho ou de partidarismo. Creio que não, porque se soubesse, certamente,  não teria feito referências sobre o que público aqui, para a Presidente da APAMI, e usando  como referência, a mim, a  frase: "a sua irmã..."  visto que  sentada à sua mesa,  que  lembremos, não é sua e sim da Secretaria Municipal, quem estava era a  representante de um CNPJ, o da APAMI,  e não  alguém que tem em comum comigo  a genética e os dados da certidão de nascimento. Ali não estava uma  parente de quem quer que seja, particularmente, minha.  E, infelizmente, sua também.

  BLOG

 As minhas notas, críticas na visão da gestão municipal,  jamais dependeram ou dependerão da vontade de  alguém. Falo por mim, não por   parentes ou aderentes.  Escrevo e  opino  sobre Portalegre, de forma individual, livre,  diferente  de quem o que faz ou diz está atrelado a  um salário  e depende de um cargo, se não para sobreviver, pelo menos para se sentir importante e com poder. 

   Talvez, se o secretário lesse menos o Dito Bendito  e se debruçasse sobre o trabalho que  a pasta da saúde exige,  já tivesse resolvido  o que fazer com  os R$ 139 mil  que esperam aplicação ou devolução aos cofres federais e  há seis meses, a Prefeitura  não toma uma medida com relação a isso  junto com a APAMI.  Mas, como o Prefeito disse em rádio que ia começar a trabalhar agora,  quem sabe a Saúde também não resolve trabalhar, nesse sentido,  e decidir sobre esse recursos. 


  SE...

 ... as  ações, atenção e decisão da gestão municipal de saúde sobre parcerias  com a Maternidade, na cabeça de quem compõe a atual administração de Portalegre,  depende do que eu posso escrever sobre  o "novo tempo",  é "bom tirar o cavalo da chuva", porque não vai rolar.  Não será o fato da Associação ser dirigida pela minha irmã que vai pautar o que  digo.

VOU...

... repetir,  por escrito, para que a Gestão não esqueça, e em particular o Secretário de Saúde, as palavras BEM DITAS pela  Presidente da APAMI, para  o Secretário de Saúde, e muito bem colocadas, quando da sua observação  e reclame a pessoa errada; "Eu falo por mim, a minha irmã fala por ela".  Exatamente  assim, Senhor Secretário.

    E, para não se sentir mal  sobre o que  escrevo aqui,  o que digo sobre a atual gestão, a quem o  Senhor  devota-se politicamente e  serve, como auxiliar,  daria   a sugestão que dei ao  Padre  Iraildo,  que também não gostava  do Dito, em 2012: Não leia o  blog,  leia a Bíblia No seu caso,  pode ser a Lei 8080/90, em se tratando de algo mais técnico.

ALIÁS,

...secretário,  a relação da  Presidente da APAMI, com o Senhor, creio eu, seja    respeitosa  do ponto de vista profissional e pessoal, embora,  no meu entendimento, do ponto de vista pessoal, o  Senhor   não mereça nem mesmo um   "boa tarde!" ,  que é um cumprimento  dirigido até a desconhecidos. Pois,  o que  Senhor, também como  servidor público,  fez com a nossa mãe, em 2011, pode até ter sido esquecido  pelo autor  e todos os envolvidos, inclusive os que silenciaram, mas por mim, jamais será.

 2011

   Inclusive,  naquele  ano,  o Senhor, além de   se mostrar poderoso como   servidor púbico, como cidadão conseguiu ser  cínico e  desrespeitoso, visto que usou a sua avó materna, como escudo,   para ousar  ir a nossa casa, visitar a minha mãe. Tão covarde   que só o fez  depois que eu vim embora  E  a minha mãe  lhe recebeu por educação e respeito a sua avó, e até  me pediu para que eu deixasse para lá, dizendo:  Minha filha, pelos santos  beijamos os altares.

MORTE

     Felizmente, o  cidadão,  no dia da morte da minha mãe,  não ousou ir ao seu velório,  para que  eu não tivesse  que  colocá-lo  para fora, e  diante de todos,  caso  o encontrasse lá  feito um  papa-defuntos.  

  Telefonei para casa, da estrada,  e avisei as pessoas que ajudavam de verdade, naquele momento, de forma solidária e  amável,  como amigas e  recebendo os amigos,  para que, caso  aparecesse,  lhe avisasse para  se retirar,  pois  eu não teria  nenhum constrangimento de lhe   colocar porta a fora. 

NÃO...

... não o odeio, mesmo sendo o ódio o pior dos sentimentos,  pois  nem isso  o  cidadão é capaz de  despertar em mim.   

LIBERDADE

 Não sou candidata  a nada, não preciso de votos, não dependo da Prefeitura de Portalegre, não sou aliada de partidos.  Não tenho politico amigo, tenho amigos na política. E isso me faz ser livre.

   E,  diferente do Secretário de Saúde  que   é político (vereador eleito), empregado da população,  responsável pela gestão da saúde municipal, não preciso  jogar confetes em patrão, menos ainda em bolsonaristas.  

    E, ao que parece,   como não sabe   fazer a diferença entre a função que exerce e qualquer relação de parentesco e/ou amizade que tenha com  cidadãos e cidadãs do município, que não comungam com o mesmo lado político, diria:  críticas ao blog: favor encaminhar  para  bernacavalcante@gmail.com. 

E...

...  como jornalista, não como irmã,  diria para a presidente da APAMI de Portalegre, devolva os recursos  federais,   documente-se e informe aos órgãos fiscalizadores, e   divulgue   para a população que o montante foi devolvido, por falta de  definição  para a sua aplicação, por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Portalegre, visto que; mesmo o assunto tendo sido pautado na Câmara, os vereadores tendo apelado à sensibilidade da Gestão, para que  a APAMI  pudesse fazer chegar à população, benefícios com esse dinheiro, a  Prefeitura achou por bem não fazê-lo, e não emitiu uma resposta, através da SMS, até ontem. Ponto final.

PESQUISA

    O prefeito José Augusto (DEM)  bem que poderia fazer uma pesquisa  sobre o índice de satisfação  da população com o seu secretário de saúde.   Aliás,  pensando melhor, faça não, Prefeito,  para o Senhor não se contrariar ainda mais, com a saúde municipal, afinal já  é bastante estressante essa "ruma de gente" no seu gabinete esperando/pedindo remédio.  Deixa do jeito que está para vê como é que fica.


MAS...

...quando o Senhor construir a unidade  mista, o hospital  na rua do Caju ( é esse mesmo o endereço ?)  Teremos um atendimento   tipo "Vila Star" público, em Portalegre.  E o Senhor, finalmente, encontrará os leitos municipais que disse na rádio, não ter encontrado.

   Prefeito, lembra do hospital ?  Aquele  que virou esse Centro Administrativo. O tal elefante branco e abrigo para sem teto, por  mais de  20 anos ? Lembra que a sua empresa aparece  denunciada  como envolvida no desvio dos recursos, justamente do hospital que hoje o Senhor reclama de não ter encontrado ?  

   Sim, aquele, daquela matéria de jornal, uma das,  pois tem mais de uma, que o Senhor, em 2012,   me processou e tentou fechar o blog e proibir de falar em seu nome, porque o Senhor não tinha respondido a  nenhum  processo sobre os desvios do dinheiro ?  E denunciou  o  blog  porque  mostrei uma matéria  investigativa sobre o desvio dos recursos, desse mesmo hospital, os leitos que Senhor não encontrou. 

      Prefeito,  não devia,  mas vou lhe dar um conselho; veja o que fala   em público, para que  o seu discurso não se volte contra  você.  Nem todo mundo em Portalegre é desmemoriado ou tem medo de mostrar  coisas a seu respeito. Eu, por exemplo,  não tenho. E como a ditadura ainda está em marcha, e   a sua tropa de choque não me assusta, vamos debatendo,  contrapondo. O nome disso é democracia.



  PREFEITO,...

... papel não se apaga, história tampouco. E para não acontecer  o mesmo que aconteceu no passado,  o melhor é acompanhar tijolo a tijolo da construção da Unidade Mista, para que, a exemplo de 1992, o dinheiro não desapareça.  



Nenhum comentário: