quinta-feira, 29 de julho de 2021

O PROGRAMA COM O PREFEITO, DIFÍCIL DE OUVIR. MAS, QUANDO PENSO NOS QUE TEM QUE OUVIR BOLSONARO, ESTOU NO LUCRO.29 DE JULHO DE 2021

HOJE...

... para não   optar entre o pior e o menos ruim, diante da  ameaça à democracia, propagada  pelo Presidente eleito com o apoio do  atual prefeito de Portalegre, José Augusto (DEM)  resolvi retomar  o programa  de rádio   feito pelo chefe do almoxarifado com o patrão dele, na Prefeitura e na rádio: o Prefeito José Augusto (DEM).

ADOTEI ...

... a prática de partir do fim para o começo, na esperança de ser mais leve, a tarefa. Que nada!  De uma forma ou de outra  é  "osso". 

  E  com o tanto de letras e palavras que o Prefeito engole, na sua fala, tenho quase certeza que  ele está  arrotando alfabeto até hoje.

E...

...o "povo da rádio"  acha ruim, se  critico  a forma que o Prefeito fala.  Minha gente  "purascaridade", ajuda aí! Custa nada ajudar, faz    uma plaquinha:  FUNcionários,  e não FONcionários, quando ele voltar ao rádio.

     Mas, não é erro, "né" Prefeito ? É vício de linguagem.

 Vamos lá: tarefa de casa: fUNcionários, fUNcionários, fUNcionários.   

   Pode fazer que nem o professor que o senhor disse,  no rádio, que dorme e acorda pensando em Portalegre. O senhor faz assim, também: dorme e acorda pensando nessa palavra. 

 PELO ...

...que entendi o professor era a única  plateia presente, na hora do programa ?

 EXERCÍCIO...

...duplo;  PRA  FUNcionários.   A  pronúncia dessa preposição  também acompanha a escrita, tem um "R" entre o P e o A, Prefeito. Aprendi com sua irmã que foi a minha professora de português.   "PA" é pronuncia para "PÁ"  aquele utensílio que se apanha lixo.  

E POR FALAR...

...em lixo, fiquei  "chocada" ao ouvir o Prefeito dizer que 24 empresas concorreram  para a coleta de lixo de Portalegre. 

    Sem dúvidas nunca vi  um lixo tão disputado.  Isso não é um lixo,  é um luxo.

SURPRESA...

...também  em saber que  não vai rolar a tão propagada  coleta  rural, ainda.

MAS...

...voltando, a pronúncia do  Prefeito, só estou  fazendo referência porque   um engenheiro, com o seu histórico escolar,  filho de professora, irmão de professora, falando errado ?  Não podeeee!!!!

    Afinal,   essa coisa de não saber falar  é típico  de metalúrgico, analfabeto,  pau-de-arara,  um   Zé Ninguém, na verdade um "Luiz  Qualquer"  que inventou de  ser Presidente da República, sem  nem saber falar direito. 

   E o senhor  não é um "Zé NINGUÉM" é um Zé AUGUSTO. Também não é mais um "nenen",   aprendendo a falar.  

    Portanto, o Senhor "não podeeee"  falar igual a essa gente petista,  bando de analfabetos, que inventaram de governar o país,  incluindo pobre.  Essa  professorinha Fátima Bezerra, outra que não tinha o que fazer  se meteu a ser deputada, depois senadora e ficou  defendendo educação,  IFRN para interior, UFERSA para interior. Pra que   fazer isso, gente ?  Para que governo para pobre ?

ENTÃO...

    ...o Senhor tem que se policiar e falar de acordo com a sua classe social, Prefeito!  Para não ser comparado com "essa gente", como nós, os que defendem  inclusão social,  distribuição de renda. Porque, venhamos e convenhamos, a fala tá ruim. Depois "escute-se"

  ELITE E PROLETÁRIO

    Na UFRN, em 1982, quando me via nas manifestações na porta do restaurante Universitário, dizia: "Saia disso, Beta, se meta com nisso, não.  Isso, quando  eu fazia  movimento estudantil, defendendo preço baixo para o bandejão do RU, onde você, inclusive, comia. Felizmente,  nunca lhe ouvi, ou  hoje seria bolsonarista, feito o Senhor. 

   

GOSTEI...

...mesmo foi do Prefeito  ouvir o historiador  Thiago Dias, em 2021, e entender de vez que não existe o tal 29 de março.  

    Não foi por falta de informação, anterior, porque quando o então vereador José Augusto construiu um discurso sobre a data,  e pediu a minha leitura e revisão, eu avisei. Lembra Prefeito?  

 Se esqueceu, posso mandar uma cópia, ou publicar aqui ,o seu discurso. Como sabe, guardo tudo, sou  uma verdadeira "acumuladora" de papeis.

ALIÁS...

... não posso negar  o quanto foi  gratificante ouvir os elogios do Prefeito aos membros da família Dias. Daniel, Thiago e o querido Hermes Dias. Temos algo  em comum, com relação a  essas pessoas.  

   Só ressaltar que o meu carinho é por amizade e parentesco, não tenho  qualquer outro interesse. 

MAS...

o que achei mais engraçado, até agora foi essa fala do Prefeito:

[...] Nós temos aqui uma associação da FM Portalegre. Pergunte se existe ingerência de Zé Augusto nessa assoc/ aqui nessa rádio? [...] 

REALMENTE...

     ... prefeito,  não existe ingerência, existe gerência. Simples assim.  No episódio do transporte escolar,  quem foi que  determinou  o veto a minha participação na rádio, para  falar do episódio?   

 Pergunte   ao locutor, daquele dia.  E ao  ouvir o dito cujo,  deixei tudo e desci para o beco do cemitério, digo a rua da rádio, só para vê quem me impediria de entrar. Seria a  minha "carteirada". 

   E a minha madrinha Terezinha de Juraci,  ao me perguntar onde  eu estava  indo, cometi a bobagem de dizer, e ela  me segurou pelo braço,   dizendo:  "Maria, pela sua mãe, lhe peço, não vá". E não largava meu braço, mesmo concordando com os meus argumentos, mas protetiva, não me largava. E eu, para tranquiliza-la, junto com padrinho Juraci, os atendi.   

     O seu discurso pode enganar  os ignorantes, os bolsonaristas que não pensam, não  contrapõem, não tem memória, nem documentos. O que não é o meu caso, Prefeito.  

   E caso não saiba, as associações  de Portalegre (todas) podem solicitar espaço diário na rádio. É só querer.   Basta lê a Legislação.  E para mudar, essa prerrogativa, é bom  já negociar com o Centrão,  afinal, são todos bolsonaristas agora, seus aliados e  fica fácil.

       A   sua "ingerência"  na Associação  é só do período da  Máfia dos Remédios ?


CANSEI...

...  amanhã a gente continua. Vou ouvindo de pedacinho a sua retórica. O capitulo do turismo, promete.


    


Nenhum comentário: