segunda-feira, 19 de julho de 2021

COMECEI A OUVIR O PROGRAMA DO PREFEITO, SÓ CONSEGUI PENSAR EM ÓLEO DE PEROBA.19 DE JULHO DE 2021


     O PROGRAMA...

...de rádio  realizado a quase duas semanas, pelo  prefeito de Portalegre, José Augusto (DEM)  na rádio local  não poderia ser mais previsível, para não dizer desprezível.  Não sabia o que era mais patético, se as perguntas  do entrevistador  ou as colocações do Prefeito.

O PREFEITO...

... bolsonarista José Augusto (DEM)  com voz impostada,  ênfase no tom,   tropeçava nas palavras,   na concordância  como jamais tinha ouvido. 

  Estava  trôpego  na língua, falava com "a mesma desenvoltura" de alguém quando caminha depois de tomar umas cervejas a mais;  cai aqui,  cai acolá. 

  Parece que a convivência com os assessores que escrevem  para ele, e assassinam  a gramática, está contribuindo para que ele  encontre dificuldades  de pronunciar as palavras,  corretamente. Segundo Rousseau,  "O homem é produto do meio".  

 DECIDI...

...comentar   a fala de José Augusto, mas  soube   o  ex-prefeito, Neto da EMATER, alvo dos ataques na entrevista,  encaminhou  a emissora um pedido de resposta, por escrito e embasado juridicamente. Então  vamos  esperar o contraponto.

MAS...

... não custa nada comentar,  principalmente porque o mais fanáticos  lerão, que achei interessante José Augusto dizer que as obras realizadas pela Prefeitura de Portalegre, não tem uma, uma só que a   engenharia   tenha sido competente.  

   Prefeito,  poderia nos dizer quem  foi (é) o engenheiro responsável pela obra  da Escola Municipal  Filomena Sampaio de Souza?  Sei que o senhor tem uma família numerosa e pode ter esquecido o nome  de algum  "sobrinho", que seja dono de empresa,   até porque  sobrinho filho de cunhado  não é  família, até porque, segundo Jô Soares; cunhado não é parente.

Jô Soares também era o Dr. Rafael, o cunhado de um político poderoso a quem todos viviam pedindo favores e que sempre dizia: “Cunhado não é parente!”. (Sic)

https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/humor/o-planeta-dos-homens/quadros-e-personagens/3978768/

LEMBREI...

...de uma obra no Hospital  Giselda Trigueiro, unidade de referência em doenças infectocontagiosas,  cuja empresa responsável por uma reforma, que não é a do seu sobrinho, fez uma porta que nem uma maca passava.  

Na primeira chuva, pós reforma,  os pacientes  só não  se afogaram porque foram transferidos para outros espaços, com a água vazando  do teto,  feito a cachoeira do pinga.   Recomendo ao Prefeito,   não contratar  uma empresa. E se também precisar saber o nome, posso informar.  

  O bom de ser jornalista,  é que  conhecemos  muita gente, muitas obras, e  acabamos por saber mais do  queremos e menos do que precisamos  sobre fatos e pessoas que  nem  imaginávamos  que conhecíamos.

TAMBÉM...

... sei  que  de uma empresa de engenharia, Prefeito,  adepta a  uma prática  que considero vergonhosa, visto que  quando  demitia os funcionários ao final de uma obra,  esses eram  obrigados a devolver o dinheiro recebido,  equivalente ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço-FGTS.  Essa também não vale a pena contratar, sobretudo pelo Senhor,  para não manchar a sua reputação.

     E se a CPI da construção  do Arena das Dunas for reaberta, é bom ficar atento sobre as empresas envolvidas em desvio de verbas, para não incorrer o risco de que obras de Portalegre caiam em mãos sujas.

SOBRE...

...a maternidade  e a atuação em saúde, que o Prefeito citou no programa,  comentarei   num segundo momento. Preciso abrir o meu arquivo de recortes, memórias e  fazer algumas observações  pontuados da fala.

     Só ouvi 20 por cento da retórica demagógica, e já estou com o estômago revolto. Vou  ali  tomar um  chá de boldo,   depois procurar   saber se ainda existe óleo de peroba, se existir, nunca será demais oferecer  em reconhecimento do discurso do Prefeito de Portalegre, pois  é uma fala muito  cara de pau.  



LAVENTÁVEL

    E sobre a "desenvoltura"   que tem o locutor/apresentador  no programa, sem fazer um  questionamento crítico e nem perceber as contradições das informações, e contrapor,  só consigo   dizer sobre ele,   o que ele     próprio,  locutor,  repete a cada  fala do Prefeito, quando o Gestor/patrão  dele  discorre sobre  obras e recursos: "Meu Deus do Céu!!!"   

    

      


    

Nenhum comentário: