quarta-feira, 15 de março de 2023

PORTALEGRENSES DENUNCIAM A FALTA DE ATENDIMENTO EM SAÚDE.15 DE MARÇO DE 2023

 DESDE...

...ontem a noite que recebo  denúncias de moradores de Portalegre sobre a  saga humilhante que passam quando da necessidade de  remédios  e exames. A partir do que escrevi aqui no blog.

 RECEBI...

...de  pacientes  relatos  semelhantes, e   um depoimento que remonta   a um período não muito longe, de tirania em Portalegre. Me trouxe  a memória o que  uma paciente, em 1993 passou quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral - AVC.

SEGUNDO...

...depoimento da paciente o que acontece na  Prefeitura  parece  um jogo combinado  entre médico da UBS  e Prefeito,  para que a usuária não tenha acesso ao serviço.

QUE...

...o prefeito nega  exames e remédios prescritos por médicos plantonistas da Maternidade  Dr. Antônio Martins, isso  é fato. E,  pelo que recebi, esse absurdo é de conhecimento de  membros do Ministério Público.  

 PACIENTE...

...relata, detalhadamente, a sua saga com um exame, solicitado pelo médico Gutemberg  Tavares, por quem o Secretário de Saúde e Prefeito   parece  tê-lo como desafeto.

O...

...processo de humilhação começa quando o paciente chega ao gabinete do Prefeito para pedir  a autorização para realização. O  Prefeito  encaminha o paciente  para que ela refaça a solicitação em um receituário municipal e com o médico da unidade básica ou mesmo  da UPA.

 QUANDO...

...o paciente consegue chegar ao médico do município, esse alega que não  vai transcrever a  prescrição do colega porque a sua conduta  não seria igual. O paciente volta para o Prefeito que diz nada poder fazer.

PRIMEIRO

   Não existe necessidade de  transcrição de receita e ou exame  para um atendimento via SUS.  O Prefeito sabe que  nenhum atendimento  pode ser negado,   por questão de timbre de receituário, seja de serviço  filantrópico, seja de atendimento particular.

     Se a conduta adotada, em Portalegre, é essa,   o processo não é apenas de humilhação, mas de ilegalidade.

SEGUNDO

 Se a solicitação tem obrigatoriamente que ser dos médicos da rede municipal, em qual lei o Prefeito se ampara ?  

   Quantas solicitações efetuadas pelo médico Getúlio Rêgo, que não é nem funcionário da Prefeitura ou contratado, nem do SUS, o Prefeito negou ?

   Qual  o  contrato que  o referido médico tem com a Prefeitura para  realizar  pequenas cirurgias na UPA local ?

ESTOU...

...tentando passar para os outros pontos da fala do Prefeito, no rádio, mas a pauta da saúde acabou por gerar muitas denúncias de  portalegrenses.

A...

...UPA, segundo a população que  necessita do serviço, não é essa maravilha que o Prefeito   diz, tampouco  tem a estrutura que ele tenta passar.   A frota de ambulâncias  serve  muito mais de decoração de garagem ou de frente de unidade do que de prestadora de serviços, visto que falta profissional para conduzi-las.


E...

...para  adiantar um ponto onde o Prefeito fala da dificuldade de reajuste para os servidores e contratação de pessoal,  é uma balela.

OUTRA...

...coisa, a afirmativa de que Portalegre depende de repasses federais e que houve uma queda de 58% também é uma informação  para confundir. 

  Pois o prefeito está fazendo comparação de um mês com relação a outro, no mesmo ano. E queda de receita se compara de um ano com outro.  E o  município recebe recursos federais, estaduais e tem a arrecadação própria.

ESSA...

...fala equivocada, propositalmente,  tem a clara intenção de transferir ao Governo Lula,  a  falta de compromisso com a saúde,   com servidores e sua deficiência na gestão municipal,   sobretudo na sua alegação de  não promover reajuste salarial.

NÃO...

...custa lembrar ao servidor que, segundo apurei,  o Prefeito sequer atinge o limite prudencial de gasto com pessoal. Portanto, tem margem para pagar mais, sim. Se a Gestão municipal não  reajusta salários  é porque não  tem   interesse em fazê-lo.   


PREFEITO....

...quem ama, cuida e, sobretudo, não mente. 

TAMPOUCO...

...precisar exaltar que pode pagar  R$5 mil  por uma tomografia, no melhor hospital de São Paulo,  e que  mesmo por esse custo a paciente esperou um  dia.

   Senhor, o que define o tempo de espera de um paciente no hospital para um exame de imagem, no caso uma tomografia, não é o preço, mas a urgência do  estado do paciente. 

    E, saber que a sua esposa podia esperar um dia, significa, felizmente, que seu quadro clínico  não é grave.  E, com um atendimento excelente, fé e vontade de viver  ela vai  vencer esse mal.

  Mas, Prefeito, a sua fala não conforta quem  tem pressa e angustia por um exame e consulta, pelo contrário, humilha. 

 

QUEM...

...ama  não mente, não humilha e  nem comete ilegalidades  para agradar,  usa o transporte público, no caso ônibus escolar, para servir romeiro  ou devoto, nem evangélico  fanático. Houve um tempo em que o Ministério Público fez valer a lei do transporte escolar, em Portalegre. 

    LEMBRA...

...do episódio da  menina esquecida, Prefeito ?  Tem pouco mais de uma década, mas a legislação é a mesma.  

    Ah, mas o Senhor é partidário que alguns atos podem ser  ilegal e não imoral.  Não é mesmo ? 

   No entanto, e de  acordo com  a legislação do transporte escolar,  a sua fala  sobre o uso adotado no sábado, com a sua permissão,   é ilegal e imoral,  independente da denominação religiosa. 



Nenhum comentário: