terça-feira, 21 de março de 2023

IGREJA E MORTE NÃO SÃO PALANQUES. O PREFEITO E O TOPO DA HIPOCRISIA. 21 DE MARÇO DE 2023

 

ONTEM, ...

... às 17 horas, Portalegre  se despediu  definitivamente de Padre Dário, no último rito; o sepultamento.


Acompanhei de  forma virtual  algumas passagens do  velório e sepultamento, observando detalhes.  

DEU...

...para sentir  emoção e repulsa. Emoção  pela presença dos portalegrenses,  por alguns depoimentos que recebi e li em redes sociais de quem, realmente, tinha por  Padre Dário um carinho verdadeiro.

     Repulsa por quem  usou o seu velório para oferecer  palanque  à Gestão Municipal,   concedendo    púlpito e microfone  para o Prefeito dizer até o que não sente.    Pois, quem conhece a história de Portalegre, sabe que  José Augusto nunca gostou de Padre Dário. 

FELIZMENTE...

...o prefeito de Portalegre  foi   curto  ao cumprir  o seu papel de Gestor/orador,   proferindo  uma leitura  que não  representa o que verdadeiramente sentia. Ser curto,  na oratória,  não nos poupou  de sentir ânsia  de vômito,  diante da sua  desfaçatez,  e nem  poupou  da necessidade de um chá de boldo  para  arrotar.

PREFEITO,

... quem escreveu seu discurso, não sabe que o Senhor,  o maior  elogio que fazia ao padre era chama-lo de comunista ?

    Não  sabia do seu desejo de  expulsar o Padre,  das agressões  que   praticou contra ele ?

QUÁ QUÁ QUÀ

    "Permanecerá vivo  nos NOSSOS  corações" , disse o Prefeito ao final. (grifo do blog)

  Sério ?  

 No seu coração ?   Prefeito,  esse pronome possessivo  e na primeira pessoa do plural  não poderia ser usado. Não pelo Senhor.   Porque no  seu coração, no sentido  figurativo da empatia,  Padre Dário  não permanecerá, até porque o Senhor não gostava dele. Nunca gostou.  

   Teria sido mais digno e coerente se o   Senhor tivesse  usado  o pronome na segunda   pessoa do plural, no caso  VOSSOS  corações, pois aí sim, incluiria os demais e  excluiria o Senhor.

       Mas, coerência não é algo que faça parte da sua vida pública.  E português também não é o seu forte.  Engenheiro gosta de matemática, é um calculista.

 E...,

... for falar em calculista, claro que o Senhor,  com o perfil político que tem, não ia perder a oportunidade de se mostrar solidário, ainda mais num templo católico e com um publico tão diversificado,   mesmo   por quem o Senhor não nutria apreço e  com quem foi tão desrespeitoso em vida.

 INFELIZMENTE,...

...e como escrevi ontem  quando vi a sua foto  ao lado do caixão de Padre Dário,  o qual  fez muito mais por Portalegre  do  que qualquer político do seu quilate,  nem na morte   Padre Dário livrou-se de  falsidade. No caso,  da sua falsidade.

TODAVIA,...

... cada um dá o que tem, não tenho dúvidas que o Senhor  ontem deixou   transparecer o seu melhor,  que é ser  pérfido.

 O...

...que  penso que  conforta os amigos  e admiradores de Padre Dário,  é a crença   que os católicos tem  de que os mortos não ouvem  e nem veem,  portanto Padre Dário foi poupado de assistir a sua estupidez.

PORÉM...

...como acredito na existência do espírito,  na presença  dele ainda ali, mesmo com   morte física,  não tenho dúvidas que ele colocou a mão no queixo,  fez aquele seu sorriso   de  canto de boca, balançou a cabeça   de forma negativa, olhou para o  Altar e    indagou:  Madonna, cosa ho fatto per meritarmi questo?!?


POR...

...fim, pediria: Senhor, perdoai,    eles  não sabem o  que fazem.



Nenhum comentário: