quinta-feira, 29 de outubro de 2020

MARIA DE DOCA, VOCÊ SERÁ SEMPRE ESPECIAL

  

MEU FB, NO DIA 28 


Portalegre ficou menor. Ontem, bem na hora em que se coloca as cadeiras na calçada para "prosear", marca registrada da casa de Maria, ela resolveu partir.

 Certamente, chegou lá em cima sorrindo e brincando, e  não tinha como ser diferente. Maria  Socorro, Maria dos correios, Maria da farmácia, Maria que era Baía,  Maria de muitos segundos nomes, sem nunca deixar de ser Maria De Doca. 

   Creio que não há um portalegrense que não tenha, em comum, o carinho por Maria. O meu afeto por ela se faz duplamente, por mim e pela amizade dela com a minha mãe. 

Cara Maria, a nossa rua fica mais deserta, a cidade mais vazia e o coração da gente "troncho" de tristeza e já cheio de saudade. 

Você não estará conosco, mas todos nós estaremos sempre com você, guardada carinhosamente do lado esquerdo do peito. 

Qualquer dia a gente se encontra


DESPEDIDA

   A cerimônia de despedida da querida portalegrense Maria de Doca, é o que poderíamos chamar de momento inesquecível e belo,  apesar da tristeza que nos tomava.

  Dela vou  guardar a alegria, além das brincadeiras,  a espontaneidade,  a capacidade de conviver de forma respeitosa e harmoniosa  com todos, independente de posições   político-partidárias.

    Existe um dia do ano que, para mim, tem "a cara" de Maria de Doca e eu, inevitavelmente, sempre me lembro dela; 31 de maio. 

   Nessa data  havia, na década de 70 (creio que ainda tenha), uma grande festa tradicional no município de Rodolfo Fernandes e Maria  não perdia o "último de maio", como  ela dizia, por nada.

   

UM PADRASTO

    De Maria guardarei tantas outras  coisas boas, a sua solidariedade, na partida de Hilda, em plena noite de Natal, em 2009,  e as suas brincadeiras hilárias com a minha mãe. 

    Quando ela fez sua primeira viagem a região  Norte, para visitar a sobrinha Necília que havia mudado para lá, ela dizia: "Cumade" Neta  vou arranjar um noivo para mim e outro para você, será  um fazendeiro rico, daqueles que usam  um chapéu  bemmm grandeee.  

     E eu   indagava: Maria cadê o meu padrasto rico, que você ficou de trazer? Ela, com a sua graça, dizia: Ele chega mês que vem, Maria Bernadete,  tá tudo certo.

   

MARIA...

...tinha, e terá sempre,  um lugar no meu coração. 

   Ela não fará falta apenas a Tetê, sua irmã e companheira de toda vida, a Paulinho, Junior e Dedé, seus irmãos, aos sobrinhos  e sobrinhas (a quem ela devotava um carinho que só uma tia, sem filhos, é capaz de oferecer) e aos demais familiares, ela será  uma ausência sentida por uma cidade inteira.


TOCANTE...

... a emoção e o afeto externados por Jaedna, funcionária da sua farmácia, na parada do seu cortejo,  cuja fala nos pareceu a de uma filha se despedindo da mãe. Os laços de afetos que unem pessoas, sem dúvidas, estão para além do parentesco biológico. 


DATA

     Maria terá agora, na minha memória, duas datas;  uma  referente a sua festa na terra, a outra  de   quando decidiu fazer festa no céu. 

   Mas, independente do  dia 31 de maio e 27 de outubro, ela  será de todos os dias  na vida de quem a conheceu e teve o privilégio de conviver com ela.


MEU...

...abraço afetuoso aos familiares. Sigamos tentando substituir a lágrima por uma gargalhada, relembrando  Maria pela sua alegria.

     













 

      

       


 

   

2 comentários:

Unknown disse...

Lindas palavras, realmente Maria será inesquecível pra todos que tinham um grande carinho por ela e eu particularmente tinha por María uma coisa que desde adolescente conversávamos muito nos degraus do antigo correio, qdo ela era a chefe dos correios naquela época, foi uma pessoa excelente pra muitos conterrâneos...Maria de Doca vc está guardada em nossos ❤️❤️❤️🌷

Alinny Freitas disse...

Linda homenagem! Só li verdades, parabéns pela bela escrita como sempre. Eternas saudades Maria de Doca😔