quinta-feira, 8 de outubro de 2020

APRENDER NUNCA É DEMAIS

QUEM LEMBRA...

...  que há um ano a nossa Serra estava vivendo o horror daquela queimada?





E...

...há quatro anos  uma  derrota do DEM, na eleição municipal ? 




MAS...

...esse ano a pandemia adiou essa possibilidade, do partido perder  de novo,  para o dia 15 de novembro.



HOJE...

... ouvi um áudio  do candidato do DEM e me perguntei: Alguém escreve aquilo para ele ou o texto  é "talento" pessoal, mesmo ?          Escutei, escutei e escutei e não entendi nada. No jornalismo a gente usava um termo para definir textos  e falas que não dizem nada como: encher linguiça.
    Então pensei: Como é um texto destinado a juventude e eu já estou contando mais a passagem do que a permanência, na terra, deve ser por isso que não entendi.
    Se algum jovem, de mente brilhante, evidentemente, puder traduzir para mim, fico grata.
     

FALANDO...

... em não entender nada, me veio a mente uma história da minha  infância, cuja personagem, real, só os que tem a minha idade ou são mais velhos que eu, lembrarão dela.
     Ana Amélia era a filha mais nova de d. Filomena Sampaio, e   por volta das 17 horas, ela passava pela nossa calçada em direção ao "Bar de Seu Paulo" (que na verdade era um mercadinho, onde comprávamos de tudo,  inclsuive o pão de seu João padeiro, hoje transformado em rede Oeste, e Ana  Amélia vinha com o saco de pano, para comprar os pães (bons tempos em que a embalagem a gente levava de casa e era permanente) ).
     Ao passar o meu avô, sempre sentado à calçada  dizia:  MARIA Amélia,  me dê um pão!
     E ela retrucava, negava e dizia:  Não é  Maria Amélia, é Ana Amélia.
     E meu avó repetia, toda tarde, a mesma brincadeira, só para vê-la corrigindo o nome  errado.
     Um dia, ela olhou para o meu avô  e disse: É ANA AMÉLIA, ah  meu Deus, não aprende nunca!!!
                       Arquivo pessoal: Ana Amélia( 1970)

 ESTOU ...

...contando essa história, porque cada vez que escuto  as falas do atual candidato do DEM,  que está nessa peleja de sentar na cadeira de Prefeito, desde 1996, eu me lembro do  que Ana Amélia dizia ao meu avô:  Ah meu Deus, não aprende nunca!


CRIATURA...

... como diria Jessier Quirino, poeta e escritor paraibano: Aprender nunca é demais. Mas aprender nunca, é demaaaaiss.


LIXO

  Vi, dentro das propostas do DEM, que o lixo da zona rural de Portalegre será coletado. Tomara que tenha estrada, carro coletor e combustível para essa proposta, embora é preciso dizer que,  primeiro,  tem que ter votos.
  Mas, se tiver votos, serão cerca de 30 comunidades, com casas distantes umas das outras, que contarão com benefício. 
  Vai ter balsa para atravessar o açude do Riacho da Areia?

E...
   ...tem que ser caminhão basculante, para algumas regiões, porque  se for uma caçamba, vai que  o lixo  escorrega ladeira  a baixo ?!?  
  Pense numa  sujeira.


CONCORDO...

...que a coleta de lixo  no nosso município, a exemplo de Natal e de quase todo o Brasil,  ainda está  longe de ser a ideal,  somos atrasados e mal educados quando o assunto é lixo. 
   Mas, dizer que vai coletar sem dizer o destino que dará é o mesmo que tapar o sol com a peneira.

NO...
... Brasil, o problema do lixo não está na coleta, mas no destino final  e reaproveitamento.


MENOS...

...de cinco por cento do lixo reciclável  do nosso país, é reaproveitado.











       













Nenhum comentário: