quarta-feira, 9 de março de 2022

ONTEM NÃO ESCREVI. MAS, FUI A BICA. 09 DE MARÇO DE 2022

 DE...

...volta ao meu cantinho da escrita. De volta para casa  e a  aos dias atuais depois de alguns passeios que não  são só  prazerosos, mas nostálgicos.


POR...

...quatro dias  estive na Terrinha, encontrei pessoas de longas datas,  conheci  outras que só  os conhecia das redes sociais. 

   Independente de bandeiras partidárias,  confraternizei conversei com pessoas que  se identificam nas mesmas lutas que eu.  Em defesa da igualdade, do respeito às diferenças e, especialmente,  são partidárias de um mundo mais justo.

REENCONTREI...

...com Haydee Rocha ( para mim e eternamente Aída de Seu Arão) e João,  fomos ao Mirante Boa Vista e lembrei do dia que inauguramos àquele lugar,   num já distante 2003.   

FIZ...

...questão de ir conhecer, pessoalmente Nairla Oliveira,   a quem admirava  por suas  "falas" no Face book.  Para mim, é sempre bom  conhecer de perto   quem me chama atenção de longe. E ela era uma dessas pessoas.  Não conheci Ítalo Cauã, espero poder fazê-lo em um tempo breve. Conheci Thiago Rocha, o que foi bom demais.

ANDEI...

...e andei na zona rural e urbana.  Voltei à bica fazendo o percurso e no passo da infância, sem a correria do "cuspe no chão", como  os nossos pais  diziam como forma de    contabilizar o tempo, e que tínhamos  que voltar antes do cuspe secar.

NÃO...

...tive o tempo  para muito nem para tudo. Contudo, pude vê o quão de fachada é a gestão do novo tempo.  Ouvi de pacientes a narrativa do remédio cortado pela metade, nas poucas vezes que foram a Farmácia Básica em busca do que lhes é de direito, sobretudo remédios  tarja preta.   Pessoas que fazem o sacrifício de comprar para não passarem pelo  humilhante processo de terem  às caixas abertas e  as cartelas divididas por tesouras.

OUVI...

...de uma familiar, o que lhe fora feito pelo Secretário de Saúde, lhe resgando na cara  um encaminhamento dado pelo Prefeito, com relação ao tal auxílio saúde cidadã. Um caso que devia ser levado à justiça.

    Não,  para mim não vi  nenhuma novidade na atitude, seja do Prefeito em  dizer que estava autorizando o auxílio, seja do seu  auxiliar em  rasgar a autorização, um finge que atende e o outro desfaz.  Isso é o jogo. 

      Sem contar que, até uma prescrição de exame, perderam por lá.

SAÍDA

   E sobre o Ministério Público, muitas, muitas  falas  da população de descrença.  Atribuí o fato, a um reflexo  do cenário nacional e  de tudo que foi capaz de fazer o tal Dallagnol  e a turma do Januário contra Lula. Mas, repeti que não se pode julgar todos pelo pior, e não se pode perder a credibilidade nas instituições jurídicas  do país, do estado e, particularmente, do município. Independente de quem seja funcionário.

     Não custa lembrar em que num o tempo não muito longe,  as denuncias que fiz contra desmandos administrativos chegavam a mesa do Promotor.  E por que não estariam mais chegando ?  

NA...

...rua  pessoas me perguntando se estava vindo morar na cidade. Quem sabe?!?!?  Tudo muda o tempo todo no mundo. 

  Tantos portalegrenses depois de aposentados fizeram o caminho de volta,  quem sabe  eu não faça o mesmo.

MAS,

...enquanto não volto, volto à pauta e, especialmente, a BICA.   Pessoas da limpeza subiam enquanto eu descia.  O pórtico de entrada  "perdeu" a fachada.



   Ladeira varrida.




Um balde de margarina jogado na encosta e bem à vista, parecia não ter sido perceptível . Acontece. 




O...

...espelho d'água estava limpinho,  o entorno também. 




Os cajás  ao chão como na minha infância, me  trouxeram  uma doce lembrança.  Até senti vontade de comer um, apanhei para lavar, inclusive. Mas, logo  adiante percebi que não deveria,  que o que   havia chegado a mim, no Carnaval,  era fato.

    E foi uma "m..."  



PORÉM...

  ...antes  no meio da ladeira,  saguis (ou "soins" como nominávamos )  pareciam  querer  chamar minha atenção para mostrar um estrago. 

   Uma família inteira pulava  tão perto, e ao solo,  como se quisessem pautar o blog, mostrando a derrubada de parte de  suas casas. 

Árvores  tombadas, sem o menor critério de poda, um pé de cajá foi " amputado"  drasticamente    e agonizava  soltando a sua seiva.



ME...

...informo, extraoficialmente,   que  o (mal)  feito, foi da  COSERN. 

   


A empresa que atendeu a COSERN, nesse serviço,   creio que uma  terceirizada,  parece que não   é muito criteriosa  em se tratando de  poda árvores numa área de preservação,   alias, um parque ecológico, o qual  me pareceu abandonado. 

    Não me aventurei por lá mesmo estando "sem currutela", como dizia minha mãe quando algo não tinha  critério de e para  funcionamento.



   Aliás, sem "currutela" está a passagem de pedestres. Agora é passagem para motocicletas estacionarem onde não devem.


 DE...

...bonito mesmo,  o restaurante. Aliás muito bem cuidado na sua estrutura física.  Interessante que o site da Prefeitura, hoje, não mostrou essa parte, ou melhor essas partes, todas.



   



SAINDO...

...um petisco,  Prefeito!   Servido?!? 


MAS,  

...com a criação ou, recriação da Secretaria de Turismo, não é possível que  isso não  mude.  Não é mesmo ?


ALÍAS...

...Prefeito, nem Gramado, no Rio Grande do Sul, cujo  Natal Luz começa em outubro e dura 90 dias,  continua decorado  para tal.  

    Já Portalegre, no novo tempo, o Natal   vai para além do carnaval,  quiçá não chegue até a Semana Santa. Será do natalício  à ressurreição do Cristo, depois de passar pelas cinzas.




Nenhum comentário: