quarta-feira, 2 de março de 2022

SECRETÁRIO É DIGNO DO PREFEITO E VICE- VERSA . JUSTIÇA GARANTE DIREITO DE RESPOSTA A NETO DA EMATER, NA RÁDIO DE PORTALEGRE . 02 DE MARÇO DE 2022

  DE TRATOS A DESTRATOS...

...o secretário de saúde de Portalegre, Temístocles Maia,  vai fazendo carreira no  cargo que, temporariamente, ocupa. 

   A sua nomeação para a pasta, no nosso município,  deixa claro porque o  prefeito de Riacho da Cruz, Marcos Aurélio Rêgo,  não o quis como continuidade.


PUBLIQUEI...

...aqui um post do médico Gutembergue  Tavares  comunicando  que não atenderia mais, em regime de plantão, no município de Portalegre.



O...

...fato me  chamou atenção e busquei entender o por quê de tal decisão. E o fiz por  ser, digamos,  incomum que um médico residente  em um município  não queira atender plantões  na  cidade em que  reside se há   oferta do serviço.

ENCAMINHEI...

...ao profissional, enquanto jornalista, e em seu número comercial, alguns questionamentos e recebi dele  relato das razões  para  tal decisão.

EXPLICAÇÕES

    A principal razão alegada pelo profissional, teria sido  um incidente entre ele e o secretário de saúde, Temístocles Maia, com relação a  continuidade de   atendimento a um paciente.

     O médico  atendeu  um paciente  com um quadro de síndrome gripal,   diagnosticado positivo para Covid-19, o encaminhou ao serviço público,  conforme preconiza   o protocolo da pandemia.

     O Secretário, cujo papel é acolher e, também, seguir com a atenção ao usuário,  visto que é para isso que a SMS recebe recursos e  foi com essa finalidade que se implantou uma ala COVID,  preferiu  às piadas e indiretas e, como isso é o que faz de melhor,  teria    expressado para a nora do paciente, que o médico Gutembergue Tavares atendia  de forma privada e mandava as bombas para  a SMS.

PACIENTE...

... com  COVID-19 é, na linguagem do Secretário, uma bomba.   

   Para  ele monitoramento e acompanhamento de paciente que testa positivo não é papel da   Secretaria de Saúde.  Sem contar que, além de  diagnosticar  covid-19, tratava-se de um  paciente  idoso,  cardiopata e    com uso de marca-passo.

A...

...atitude do Secretário  mais que ofensiva ao médico, foi desrespeitosa com o usuário do serviço.  

   Alguém, já que o Secretário pelo visto desconhece a Lei 8.080/90,  deveria informa-lo que não existe incompatibilidade entre um atendimento particular e encaminhamento de paciente para o serviço público, menos ainda em se tratando de Covid-19.

    O Secretário  que  segundo destacou Adalberto Rêgo, em uma sessão da Câmara, seria  muito competente,  deveria saber que não  cabe a Secretaria de Saúde  questionar se o paciente teve primeiro atendimento em serviço privado.  Aliás, a  letra "U" da sigla SUS, Secretário,  significa Universal.

    E universal   quer dizer: acesso  a todos os brasileiros e de forma igualitária  às ações e serviços  para a promoção, proteção e recuperação em saúde.

SABE...

...o que leva o Secretário de Saúde ou  de qualquer outra pasta destratar a população ? A conivência do Gestor. 

    O que  o Secretário de Saúde de Portalegre faz com pacientes,  a forma com que trata quem o procura e até a direção da APAMI, nada mais é que reflexo  do que o seu Chefe  tem como princípio.  

    O   responsável por todo esse desrespeito para com quem precisa  dos serviços de saúde de Portalegre, é o prefeito José Augusto. O seu silêncio  conivente e   permissivo    é o que leva  a esse estado de coisas.

      O Prefeito tem exatamente   um secretário à sua altura, politicamente falando. Fazendo exatamente o que  ele entende que deve ser feito. Se não é por concordância, é, ainda pior,  por subserviência.  A criatura engolindo o criador.

    O que  esse auxiliar   direto do Prefeito faz, é apenas um "remake" do que   fazia na gestão Euclides Pereira, de 2008 a 2012. E falo com conhecimento de causa, estava na cidade em 2011/2012 e tenho denunciado e documentado os danos causados à minha mãe. 

    O Prefeito  conseguiu resgatar o que havia de pior para  uma  Gestão.

    

SÃO...

...  inclusive cúmplices, quando não cumprem com o  repasse à Maternidade o que lhe pertence por  direito, no caso os recursos federais relativos a  atendimento  de Hospital de Pequeno Porte - HPP.  

    Aliás,  o fato da Maternidade não cobrar juridicamente esses repasses, seja do município seja do Estado, a faz  conivente com esse tipo de Gestão.

NÃO...

...conheço  o médico Gutembergue Tavares, não   tenho procuração para defendê-lo, e nem  é o caso,  mas conheço a necessidade dos usuários do SUS, e com o  compromisso  profissional   de relatar os fatos,  particularmente os que acontecem em Portalegre, o faço, visto que essa aberração e outras,   estão  sob  o olhar silencioso de quem, obrigatoriamente, deveria   inibir esse comportamento; o Prefeito.

   É  inaceitável que seja  a população de Portalegre  a mais penalizada com  a decisão   que tomou  o médico. 

PERGUNTARIA

     Se o médico Getúlio Rêgo, que não tem consultório em Portalegre,  e atende sem cobrar consulta,  monetariamente falando, encaminhar  um paciente  em condições semelhantes para o serviço público municipal,  o Secretário de Saúde diria, por exemplo, que Dr. Getúlio, por ser deputado,   estaria fazendo política com a medicina e mandando as bombas para a Prefeitura?

 ESSA...

...Secretaria de saúde  aparece bem, muito bem  mesmo,  em fotografias   de redes sociais da Prefeitura. 


RÁDIO

   A FM de Portalegre  não somente vai ter que fazer a retratação do direito de Resposta do ex-prefeito Neto da EMATER, com ainda vai pagar custas processuais ao advogado do ex-prefeito. 

   A sentença  do juiz da Comarca de Portalegre,  Edilson Chaves de Freitas, foi publicada.  Parabéns ao advogado portalegrense Paulo Hemetério Aragão pela excelente elaboração da peça. 

   


   DETALHES?

      Amanhã.  

    



    


Nenhum comentário: