sexta-feira, 3 de setembro de 2021

RESPEITE MINHA MÃE, MOÇA! A SUA LIBERDADE, NÃO LHE PERMITE GENERALIZAR OFENSAS.03 DE SETEMBRO DE 2021.

POUCOS...

...sabem que a minha mãe,  Neta  Germano,  como era conhecida, cujo nome  é Felisbela Rodrigues  Cavalcante   foi vereadora em Portalegre (1973-1976). 

 Não, não foi  uma candidatura vocacional ou por  interesse pelo  poder, foi para compor  às candidaturas do velho MDB,   nas eleições  de 1972.

CONTRARIADA

    Jamais vi D. Neta tão contrariada com   algo, pois  não queria  ser candidata. Mas seguiu e foi eleita, mesmo sem sair a pedir  votos. Aliás,  ela nem saía,  visto a quantidade de gente que circulava lá em casa,  particularmente  naquele ano de campanha. 

   Fez parte de uma legislatura que  sequer  tinha  ganho salarial, para vereador. Tampouco fez  parte de acordos e  conchavos em busca de vantagens. E por que narro isso?

  PORQUE HOJE...

... me deparei com  uma publicação,  onde uma servidora municipal, comissionada,    cujo salário é pago por todos nós,  diz,   somando ao seu leque de imbecilidades já propagadas,  “Portalegre nunca teve vereador” e “sempre foram uns sangue sugas, de lado a e lado b”. ( sic) 

   O fato de  está escrito vereador, portanto "substantivo masculino",  não retira da  autora  a responsabilidade de que ao afirmar  "nunca",   ela está falando de todas as legislaturas, e portanto  generaliza para todos  os agentes  políticos que  foram eleitos pelo voto secreto e direto, para exercer a função na Câmara de Portalegre e em todos os tempos. 

RESPEITO...

... pelos outros parece que é algo que não coaduna com essa  cidadã.  Suas  deferências e linguajar   pode ter tudo, menos  polidez,  decência,  respeito pelos outros e nem por ela mesma.

     A moça  que,   presumidamente,  parece  se sentir a "Sara Giromini Fora das Quatro Linhas", em redes sociais,  se mostra em áudios como uma "valentona" de palavreado chulo,  agressivo e vulgar no trato com pessoas,  agora  resolveu  atacar, na sua insensatez verbal, e   porque não dizer fanatismo partidário, até quem não está vivo para se defender. 

   Pois muito bem;  Estou convidando a  cidadã   para apresentar  um único documento, em que configure que a minha mãe, vereadora de Portalegre, tenha tido o comportamento "sanguessuga"  ao  qual a grande "historiadora legislativa" preconiza. 

     Não é demais lembrar a  essa "paladina da moral", que se sente a   toda poderosa  e que  pensa que pode  ofender e destratar a todos,  que sanguessuga se escreve junto.   O ideal seria  ela tentar  juntar dois neurônios,  pelo menos, e   escrever  se não com um português mínimo, pelo menos com racionalidade.

    


 O atrelamento da palavra  "sanguessuga" a um agente político,  está diretamente ligada  a corrupção ( legislativo ou executivo, além de cargos ),  a apropriação indevida de recursos.

   A POLÍCIA...

...federal, inclusive,  realizou uma operação denominada Operação Sanguessuga, para desarticular fraudes em licitações na área da saúde.

    Portanto,  diante do que li,   da ofensa indireta  contra a memória da minha mãe, é que estou convidando a   autora da acusação generalizada  a   apresentar   provas do que  disse publicamente e que   inclui   pessoas,   as quais, infelizmente, ela não deve ter tido a honra em conhecer, porque assim ponderaria, quem sabe,  o seu discurso generalizado.

ESSA...

...moça,  desde que assumiu um cargo na Gestão, demonstra que não conhece o  ritual que um cargo público requer,  ultrapassa todo e qualquer limite da razoabilidade e responsabilidade que deve ter alguém  que ocupa uma função pública,  independente de escalão.  

    A sua   intempestividade em  defender a atual Gestão, não lhe permite   medir o que fala e acaba por  manchar  a honra  e  promover o desrespeito a memória de  pessoas. Aliás,  suas palavras  respingam   fortemente no  prefeito Zé Augusto,  que se a  comissionada não  se deu  conta, foi Vereador em  Portalegre, portanto, segundo ela, um "sangue suga".

 SE...

...o prefeito de Portalegre, o bolsonarista  Zé Augusto ( DEM)  tiver o mínimo de respeito por ele mesmo, visto que foi vereador, tiver respeito por Raimundo Magno Rêgo (Palé) , por Zélia Rêgo, Terezinha Rêgo, e estou citando só alguns familiares,   além dos seus  aliados  do momento,   a exoneraria.  

    A bancada da Câmara, inclusive, tem respaldo e força para pedir a  exoneração dessa  servidora,  visto que não pode sair atacando poderes e honras, sobre o olhar silencioso do Gestor.     A sua fala irresponsável tem implicação, inclusive,  penal.


INTERESSANTE...

... que ela pensa ( se é que  pensa)  que  "poupa"  um vereador, no caso Adalberto Rêgo (DEM),  quando escreve: [...]  esse ano p único  que ainda tem  visão humana e Adalberto Rêgo [...] (Sic) . Ou seja, em seus mandatos anteriores, Adalberto Rêgo não tinha visão humana?

NÃO...

...sei o que ela considera  Vereador com "visão humana",   no entanto  não o isentou da condição de "sangue suga" (  escrita da  autora).  


CONFORME...

...escreve, e de forma inconsequente,  a  auxiliar de Zé Augusto,  não sei realmente em qual  "cocho"   ela diz que  os vereadores comiam e de qual ex-prefeito  fala. 
   Porque  se fala da gestão Euclides Pereira ( 2009 a 2012), por exemplo,    incluiu Zé Augusto e Adalberto   Rêgo, como  vereadores que se  alimentavam  "na lavagem  servida".

    A servidora,  parece que gosta de chafurdar em lama,  chiqueiro,  monturos, metaforicamente falando, e isso é livre arbítrio, cada um com as suas escolhas. No entanto,  precisar ter o cuidado e a  gentileza de tirar da  porcaria que escreve, em post   de redes sociais,   ofensas que, indiretamente, atinge e ataca  a  ex-vereadora Neta Germano,  a quem tenho o dever de  defender e  preservar  a memória.

    A servidora não é digna de   fazer referências a minha mãe, nem de forma indireta.  Não sei e  nem é importante saber com quem  a auxiliar de Zé  Augusto   se  coaduna  politicamente ou  se faz consulta prévia  para vomitar impropérios  em redes sociais, na defesa do seu chefe-maior, mas  incluir  a minha mãe, mesmo que indiretamente,   nos fétidos textos que escreve, é algo  que ela não tem direito.

 SENHOR...

... Prefeito, a sua Secretaria de Administração e Recursos Humanos não  poderia monitorar a hora em que os servidores que,   teoricamente, deveriam está cumprindo expediente,   estão    em redes sociais,  ofendendo pessoas e  poderes?

    Porque, caso estejam em grupos de WhatsApp,   mídias  como Instagram e  Facebook,  não estariam  ganhando sem trabalhar,  na função  para a  qual  foram  concursados ou, simplesmente, contratados?

    E imagina se  esses servidores forem   nominados como sanguessugas de  dinheiro público, ganhando sem trabalhar? 

     Mas,   não podemos esquecer que, em se tratando disso, o Senhor Prefeito  não tem nada a se opor, não é mesmo ?
      Afinal de contas, se não fosse o Ministério Público o engenheiro José Augusto ainda estaria sem  saber  o caminho  para a Assembleia Legislativa, para trabalhar,  até hoje.
 
  Sem contar que o Vereador com "visão humana",  segundo a Servidora,  tem décadas que  não sabe  o que é  trabalho, na Prefeitura de Natal, de  onde recebe mensalmente.



 REFLEXÃO

    Receber, pontualmente, sem trabalhar, não seria  sugar cofres públicos ? 

COPIANDO ...

... a  equivocada,   realmente  só se pode dizer  que é: Mta Palhaçada!
   
   
E...

... importante que os servidores saibam que não podem seguir o seu exemplo, mas  diante  de alguns comportamentos dos  que ocupam redes sociais em defesa da sua gestão, postando sandices, em horários, minimamente questionáveis,  fica patente que o Prefeito  pode ter  comissionados compatíveis com o seu histórico enquanto servidor público estadual,  ou seja, tinha horário e salário, mas...
     Aliás,  fantasma é o que não falta  no seu  entorno, não é  Prefeito ? A dama da vassoura,   o  retrato do   "bom exemplo"   cumpre expediente em que departamento da AL ?

NO ...

    ...mais a solidariedade do Blog  com a Câmara,  e a  todas as legislaturas.  E espero que os   vereadores  se  deem ao respeito e não silenciem, quando chamados de  "sangue sugas". 

EXEMPLO
  
      Talvez  se a Câmara Federal  não tivesse subestimado o  deputado Bolsonaro  quando da sua apologia a ditadura e a tortura, naquele fatídico  julgamento contra a  presidente Dilma, o país não estivesse vivendo o caos  que está hoje.  Quem cala  diante dos insultos, permite a sua continuidade.


A CIDADÃ ...

...e servidora  portalegrense, diante do que escreveu,  deve desculpas  Públicas a todos os vereadores e vereadoras  de Portalegre,  a quem ela atacou,  e nessa relação  está   Neta Germano,  Fátima Lucena, Terezinha  Diógenes,  Chico Branco,  Gonçalo Felipe,  Edmilson do  Sindicato, Damião  e tantos outros   que me   escapa o nome e    não   tem como se defender.

 
VEREADORES...

...precisam e devem ser cobrados na sua atuação parlamentar, e não insultados como   desonestos, sem que se prove isso.


 FECHANDO...

...o blog, eis  que chega mais um "post denuncia"  de pacientes,  em rede social, contra o plantão  do Centro de Saúde.  
     Pelo que li,  o médico fez o correto. A população precisa cobrar o atendimento   da  Estratégia Saúde da Família,  é  daí que sai  os encaminhamentos para consultas especializadas e, posteriormente, do especializado para o atendimento  seja em cirurgias eletivas  a  exames de alta complexidade.
      O que  parece que está errado não é  a postura do médico, é o modelo de gestão em saúde que estão  aplicado em Portalegre. A  ponta (atenção básica)   não está dando a resposta, a demanda de clinica médica está   estrangulando em um atendimento que  "denominam"  urgência e emergência. Inclusive esse nome nem deveria ser usado, no serviço que está ofertado.
 A Secretaria Municipal de Saúde, com essa logística que acompanho, não  estaria  contribuindo para  gerar  uma relação  ruim entre  o médico e a população? Isso é danoso para o serviço. Em que  estratégia de atendimento SUS, a Secretaria pode  retirar um médico contratado  para a atenção básica,   transformar UBS em  "pronto atendimento" e deixar  o programa à descoberto ?     
     Em  30 anos de SUS, não conhecia esse modelo, em quatro anos de conselho municipal de Saúde nunca vi aprovação de desenho de rede  assim.    Mas, como estou chegando a quatro anos como aposentada, certamente deve  ser  um "novo tempo" SUS que desconheço.

POR ...

... último é perguntar:  Que equipe de triagem é essa que  permite que uma paciente grávida, espere por um atendimento,    cuja demanda  não corresponde a serviço ofertado ?
    Todo servidor publico em saúde, do técnico especializado ao administrativo,  tem obrigação de conhecer sobre desenho de rede, sobre o que é  atenção básica, média e alta complexidade. Saber  como funciona a regulação, que na minha época era SISREG,  e   assim poder explicar e ter   diálogo com  o paciente. Aliás,  isso também está preconizado como  acolhimento e humanização no SUS.  
     A SMS existe para proporcionar atendimento a saúde, e não para que os usuários  saiam "doentes"  ou tenham acessos de raiva   e  se voltem contra   os profissionais, num momento  intempestivo. Quando não se sabe sobre um serviço, se pede ajuda, e  na pior das hipóteses, pede-se para sair.
      Em tempos de redes sociais, é preciso ter cuidado porque postagens erradas, juízo de valor contra pessoas,  ouvir só um lado do fato,   causa danos que podem ser irreparáveis
      Cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém.   

     



   

Nenhum comentário: