terça-feira, 14 de setembro de 2021

PORTALEGRE, INFELIZMENTE, VISTA NACIONALMENTE PELA VIOLÊNCIA. PREFEITO EMITE UMA NOTA PÍFIA. 14 DE SETEMBRO DE 2021

   PASSEI ...

...parte do dia respondendo  sobre o vídeo  que mostra a violência praticada  em Portalegre, no último sábado, e que veio à tona  ontem, 13.

 Gostaria de ter podido responder aos contatos  que se tratava de uma "fake news", mas,  infelizmente,  foi real, brutal e  lamentável. 

HOJE...

... vi uma nota, com relação ao episódio,  em que "consta"  o nome do prefeito Zé Augusto (DEM).   Não sei se  é verdadeira, porque não está signatária com   o escudo da Prefeitura.  Portanto, fica a dúvida. Mas, também não creio que seja   por acaso.



CONTEÚDO

   Nota  inexpressiva e   ainda por cima assassinando  o português. Aliás, como  quase tudo que sai da Prefeitura, a nossa língua é sempre uma  vítima fatal.   O Prefeito, por ser bolsonarista, não precisa  ter os textos medíocres aos moldes do  seu Mito Presidente e  poderia pedir  para  sua Assessoria, pelo menos,  para  fazer uma revisão gramatical, e quem sabe   aprender que;  A população é  singular ( embora  signifique o  conjunto dos moradores) e que o verbo  concorda com  sujeito,  portanto vem  no singular, também.  

  "Faço um apelo à população para que MANTENHAM... ". Prefeito, o correto é; "... para que MANTENHA

    Pena  que o Senhor  não foi aluno da  grande professora de português,  Socorro Rêgo. Certamente, que teria aprendido, pelo menos  o básico, de concordância. E  ao fazer a leitura do que será publicado em seu nome, pediria a  correção, antes.

OUTRA COISA

   Em um parágrafo vemos uma  fala na  primeira pessoa do plural ( Não podemos aceitar) (   podemos, corresponde a "Nós não podemos"). No outro,  começa   na primeira pessoa do singular ( Estou acompanhando ( eu estou) .  E não, (nós) estamos acompanhando...)

  Afinal,  o Prefeito está falando  como primo de Alberan,  ou em nome do município, enquanto Prefeito?

   Fiquei na dúvida.😏

DUAS VEZES

 Além de passarmos a vergonha  do triste  episódio, ainda temos que passar vergonha com o  português  das notas  assinadas por   um Prefeito letrado?

MAS...

...como diria um poeta paraibano que gostamos muito; Jessier Quirino:  Aprender nunca é demais.  Aprender nunca, é demais. 

TALVEZ...

...a repercussão  nacional  do lamentável episódio,  deve ter forçado o  Prefeito a  publicar a notinha, mesmo que tenha sido algo  que  não diz muita coisa.  Porque,  já com relação ao ataque sofrido pelo Legislativo,  a uma semana,  vindo de uma  auxiliar comissionada da sua Gestão, o Prefeito não disse  "um piu", fez  inclusive  "cara de paisagem".

ALIÁS,...

...quem também faz "cara de paisagem" e não transfere os recursos devidos ao  Hospital Maternidade Dr. Antônio Martins, é o  secretário de saúde de Portalegre, Temístocles Maia. 

  Desde janeiro/2021 que   os recursos   diretos,   destinado a Hospital de Pequeno Porte - HPP,  que é transferido do via fundo municipal de Saúde, não é repassado, como deveria, para a APAMI. E o  Prefeito, que tem conhecimento da apropriação indevida, ao  silenciar está sendo conivente com a irregularidade. 

     Não caberia  ao   Ministério Público apurar  porque o dinheiro  não está sendo repassado   e  qual a prerrogativa que permite que a Secretaria de Saúde de Portalegre  mantenha em caixa , no caso no Fundo Municipal de Saúde,  verbas das quais o seu papel é meramente de repassador ? 

    E se  há algum  problema que impeça a APAMI de receber,   porque a SMS não   faz essa informação transparente?

A...

...imprensa nacional tem repercutido   amplamente o episódio envolvendo o morador em situação de rua, Luciano Simplício e o comerciante Alberan Freitas. Sites como a Revista Fórum e o portal UOL,  que pertence ao jornal  Folha de São Paulo, estão dentre os que  divulgam o   terrível episódio, hoje.


EM PORTALEGRE...

...a auxiliar de enfermagem,  Roselena Pinto,  cuja voz aparece no áudio, foi convocada a prestar depoimento, hoje, no final da tarde.


SAUDADE ...

...do tempo em que Portalegre  era notícia,  por ser um caminho aprazível para visitar, quando nascia para o turismo. Estamos vivendo, realmente, novos tempos: difíceis e  inexplicáveis.  

  Não faltava mais nada, pela manhã  "inventaram" um fantasma, na praça de eventos. Uma ação clara de desvio de foco.  O verdadeiro fantasma  a nossa volta é a fome, a   falta de empatia, a  desigualdade, a  ausência de civilidade.  Sem falar no endosso  que o Presidente  Bolsonaro    dar, todo dia,  para que  a violência    ganhe  proporções que não servem a ninguém. 

E POR FALAR...

...em Bolsonaro, ele não para de servir de  chacota  em todas as rodas de conversa, é ridicularizado em  jantar da elite. E, particularmente, motivo de gargalhada por parte do golpista "escritor de carta", Michel Temer.



Um comentário:

Unknown disse...

É uma vergonha tudo isso,e não dá pra entender como alguém seja capaz de uma atrocidade dessa natureza.