segunda-feira, 13 de setembro de 2021

O RETORNO À BARBÁRIE EM PORTALEGRE. NÃO FIQUE DOENTE SEGUNDA E TERÇA, POIS SÓ TEM MÉDICO QUARTA E QUINTA. 13 DE SETEMBRO DE 2021

 

 CONFESSO...

...que ainda  estou  impactada com o vídeo que vi e a violência praticada  em Portalegre contra um cidadão que,   "coincidentemente", é preto e pobre.  

PARECE...

... que os episódios de humilhação  em que as grandes redes de supermercados do Brasil,  colocaram  clientes que praticaram furtos, e outros  que nem chegam  a isso, foram espancados, um deles até a morte,  chegou para um mercadinho do meu município, em menor escala.



O COMERCIANTE...

...Alberan de Freitas Epifânio, que teve o seu patrimônio, no caso sua mercearia, danificada, achou-se no direito de    deter o  autor do delito, o que é legal, e deve ser feito, em casos semelhantes,  mas amarra-lo aos moldes que se amarra animais  para o abate, ou escravos em tempos de colônia,  e  pisa-lo às costas, depois de totalmente imobilizado,  numa exposição  de violência, fere todo e qualquer principio dos direitos humanos.

O...

...que circulava em redes sociais, e a plataforma retirou por se constituir em conteúdo violento, e que através de dezenas de pessoas chegou   ao blog, é  de uma agressão sem medida.  

  Como cidadã, e como alguém que conhece Alberan, inclusive como uma pessoa prestativa e divertida,  diria que a sua atitude  impensada  lhe  coloca distante   do cristão que se diz ser e em uma condição de  "justiceiro", o que ele não pode  ser.  O vídeo  deixa impactado e  indignado toda e qualquer pessoa que tem, minimamente,   humanismo.

A...

...atitude, em pisar sobre uma alguém já amarrado e ao chão  não demonstra grandeza, mas   uma pequenez  desmedida.  Não se trata de um inseto, mas de uma pessoa.


A...

... cena  nos reporta a era coronelista, escravagista.  Lamento, repudio, me entristeço   com tanta  insensatez  de comportamento,  sobretudo por parte de uma pessoa que conheço, e que não precisaria agir assim.  

RECORTE

    Parece que o fato aconteceu exatamente em um espaço que  marca uma  violência semelhante,  com assassinato, impressa  na história de poder de Portalegre e registrada no livro "Alças de Agave", de François Silvestre. 

E...

... conforme a sua versão dos fatos, para mim, diria que  não é esse rapaz,  delinquente ou não, e não vou aqui fazer juízo de valor,  mas segundo pessoas um doente   dependente químico,   que   acabaria com o seu mercadinho. 

   O seu comportamento, intempestivo, de resolver as coisas do seu próprio jeito, acabou sendo uma atitude  muito ruim  perante uma cidade, a sua família, seus vizinhos,  os  amigos e clientes. Isso, sem dúvidas,  será  o maior prejuízo que  terá. 

O VÍDEO,...

...conforme Alberan declara, não está completo, segundo ele não mostra às agressões da qual teve que se defender.  Mas,  a sua violência, sobre uma pessoa já totalmente dominada,  é  o que de mais chocante há.

CERTA...

...vez  Alberan me apresentou um cidadão, também portalegrense, para que ele mesmo contasse  que foi punido,  sendo  obrigado a pagar um valor exorbitante, por uma manga que havia chupado, sem a permissão  do dono da  casa, onde fazia um serviço e ousou colher uma manga madura e comê-la.

   E  fez questão  de apresentar-me  a vítima da manga,  porque quando  contou-me a história, eu não acreditei, de tão absurda que  era. Aliás, que ainda é.  

    E infelizmente, a pessoa confirmou toda a história,  a  mesquinharia  do Senhor da Casa Grande, para com a Senzala, metaforicamente falando. Agora  questiono;  o  que é  pagar um manga, ao preço de ouro,  12 anos atrás,  diante da violência com que agiu com esse rapaz ?

VEJA.

   Não,  não estou  justificando e nem defendendo que  alguém invada comércio ou  casa,  subtraia bens ou danifique patrimônio  de quem quer que seja,  menos ainda que agrida  pessoas. Não se trata disso. O Caos em que vivemos é fruto de um processo de desigualdade histórica e que ainda precisaremos de  séculos para corrigi-lo totalmente.


SEGUNDO...

...o comerciante, esse  teria sido o dano  que gerou  tudo.  Além de outras agressões e ameaças verbais. Mas, uma pedrada à sua porta   seria  razão suficiente para  tamanha crueldade?

ESCUTEI...

  ...a narrativa da ocorrência, um áudio de Alberan em  sua defesa ( me lembrou a carta de  TEMER para Bolsonaro) onde  diz  que o rapaz se disse  integrante de uma facção e  que o tinha ameaçado de  morte, lhe agrediu  e quebrou os seus óculos de grau.  Mas, que  ele  fosse levado à Polícia somente,  que  apresentasse  queixa, pedisse  uma medida protetiva. Mas, agredi-lo da forma em que está sendo mostrada, não  justifica.

   A última pessoa mais próxima que  conheci e que tentou resolver as coisas com as próprias mãos, um primo, acabou barbaramente assassinado e sem chances de defesa.  Portanto,  é   mais que comprovado que violência só gera violência


CASO...

... este rapaz que causou  o conflito e  que levou a esse estado de coisas seja alguém comprovadamente doente, por transtorno psíquicos inerentes ou provocados por uso ou abstinência de álcool  e ou drogas,  a pergunta é,  e  sempre   será: Quando   os serviços de saúde e de assistência social farão o seu papel de cuidar dos portadores de transtornos e dependência química?

    

ATÉ...

    ...quando vamos viver em uma sociedade onde o vício do álcool e outras drogas  será  olhado como algo  que nos incomoda  muito,  e  como se o alcoolista  fosse apenas um "vagabundo" e não  alguém como um sério e difícil  problema de saúde  e cuja responsabilidade de cuidar é do poder público ?

    Em que família,  não há pessoas que sofrem desse mal, se não igual,  pelo menos semelhante ? 

CADA...

...vez que vou a minha terra, me assusto com o número de pessoas que  está na dependência   da bebida, caídos pelas ruas  e  invisíveis a todos nós.  Sem contar os tantos jovens cuja diversão  está, só e somente só,  em um bar e com um copo na mão.

  Temos um país de tantas desigualdades e contradições que  marcas de  bebida financiam o esporte.

 

SOU...

...alguém impaciente com bêbados, e sei dos problemas que o álcool traz e o quanto é destrutivo na família.  Não bebo, não suporto bares,  tenho dificuldades de  conversar com bêbados, mas isso não me faz classifica-los como vagabundos. 

   E quem os nomina assim,  está fazendo um juízo de valor equivocado, preconceituoso e desumano. Os alcoolistas e dependentes químicos devem ser vistos como pessoas doentes, porque é exatamente isso que elas são, conforme a organização mundial de saúde. Independente da classe social e da cor  de pele que tenham.

MAS, SERÁ...

...que, se um branco  "classe média", com uma família minimamente estruturada,  num surto psicótico,  ou mesmo bêbado,  insultasse com palavras, se mostrasse revoltado e  destruísse parcial e ou totalmente  o comércio de alguém, voluntária ou involuntariamente,  seria realmente tratado assim, igualmente a esse rapaz, de nome  Luciano ?


E POR FALAR...

...em tratar,  não adoeçam, em Portalegre,  nas próximas  horas,  pois a  Secretaria Municipal de Saúde noticiou a ausência  de médicos hoje e amanhã, no município. Portanto, só  pode adoecer  a partir de  quarta-feira até a quinta.  A sexta, pelo texto, ainda é dúvida se terá atendimento.


 PONTUEM...

...na leitura, para não perderem o fôlego. 


ALIÁS...

... a saúde divulgou, no fim de semana  um atendimento especializado, e no texto dizia que  o município está investindo em  exames que o SUS não oferece.

   Que exames seriam esses ?

   Porque   se o texto se refere, ao  doppler venoso que as fotos mostram, esse exame integra os exames oferecidos pelo SUS, sim. Isso não é "oferta bondosa" do município. 







 

   

Nenhum comentário: