quinta-feira, 2 de setembro de 2021

EM PROPAGANDA VALE O ESCRITO. SE NÃO ESTÁ, É ENGANOSA. 02 DE SETEMBRO DE 2021

 

HOJE...

...   Recebi e vi, na página de uma conterrânea, a sua reclamação sobre o atendimento  que, segundo ela, não teria sido prestado pelo profissional  médico que estaria no plantão, das 7 às 19 horas, na Unidade Básica de Saúde - UBS urbana  de Portalegre.


NÃO...

...vou entrar no mérito da reclamação da paciente. Tampouco   em defesa de quem quer que seja,  chamo  à responsabilidade   de quem, presumidamente,   é  o causador dessa confusão toda; o autor do anúncio abaixo.  Ou  quem o aprovou para   divulgação.

   



NA...
...divulgação do atendimento não está escrito:  Plantão de Urgência e Emergência. E sim "plantão médico diário". 
Portanto, se o médico está em UBS e de plantão, para o usuário  está noticiado que  que há atendimento  ambulatorial, todos os dias, e  por 12 horas. 

PORTANTO...

...  fica claro, comparando o anúncio  com o  que escreveu a paciente, que entrou no consultório e não  teria sido atendida, que o erro  começou lá atrás, quando a SMS  divulga um serviço sem a clareza devida.

   Se existe a determinação de  que das 15 às 19 horas  o  médico do plantão   só atende urgência e emergência,  que se  publicite isso. 
    Mas,  digamos que paciente não apresentou quadro  compatível  com urgência e emergência, no horário em que buscou atendimento,  por que a triagem  encaminhou a paciente ao  consultório?
   A Secretaria Municipal de  Saúde  não cuida, como deveria, do que divulga. E, portanto, não percebe que em propaganda  vale é o que está escrito.
    E propagar a oferta de um serviço e na prática realizar  outro, se constitui em propaganda enganosa.
    E se o que levou  a usuária do SUS  procurar o atendimento foi o que está divulgado, no anúncio,  ela estava  seguindo o que preconiza a propaganda. Portanto, teria sim o direito ao atendimento.


A PACIENTE...

... tem, no card  publicitário,  absoluto respaldo para reclamar. 


 E...

...reafirmo, cada dia me surpreendo com alguns episódios  no  atendimento à saúde de Portalegre, visto que  há um recorrente  desencontro entre a propaganda e o serviço disponível.  

ÉTICA

    Vi  a postagem  da paciente, visto que  ela faz parte da minha lista de contatos no FB,  onde ela narra o episódio,  porém surpreendente mesmo foram alguns comentários, em particular  um  onde uma profissional de saúde,  no afã de defender o médico,  expunha  até a "queixa"  da paciente.  

   Isso fere,  totalmente,  a ética. Nenhum  trabalhador da saúde, do  auxiliar de serviços gerais  ao médico,  pode comentar qualquer  coisa relacionada a pacientes, sobretudo, em ocorrências de atendimento. Não pode comentar  em nenhum  lugar, menos ainda nas redes sociais.   

ALIÁS...

... alguns  médicos, do SUS,  pedem para que os prontuários de seus pacientes,  permaneçam em um arquivo,  em separado, do arquivo geral.  

LENDO...
 
     ... mais alguns, se percebe a  desesperada   tentativa   em defender  uma  Gestão, e    o quanto a falta de argumento  só gera e  leva ao comparativo estupido. 
    É o discurso   municipal  espelhado   na retórica nacional, onde  os bolsonaristas que não conseguem  discutir, argumentar e    defender os relinchos do Presidente, o   chefe da família rachadinha, dizem:  Mas, no tempo do PT...
     Na terrinha o modelo é o mesmo:  Mas, no passado...
     

ESPERA...

...aí, a proposta da Gestão é para melhoria dos serviços  ou, somente,  para comparação ? É um novo tempo fincado no passado ?  
   
    Tem até quem diz que Portalegre não tinha oposição, no passado. 


COMO ?!?!?!?

  Portalegre não tinha oposição ?  Hein ?  

  Onde estavam, então,  os  2.087 eleitores  do DEM ( 2016)?  Foram todos embora ?

  E os vereadores, eleitos pelo mesmo Partido ? Paulo Andreazo (538 votos) Tidinha ( 298 votos) Adalberto Viana (  208 votos). 
   
   Essa bancada não era oposição ?

     http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/eleicoes/2016/apuracao/portalegre.html


E...

... tentar esconder os equívocos apontando os outros, não é caminho.  Aliás, não entendi porque  uma profissional de saúde   "enfiou" a Maternidade no meio da conversa, lá no FB.
     O problema foi no Centro de Saúde, senhora! 
    A Maternidade, com todas as imperfeições e críticas que  os profissionais de saúde, aliados ou não  do atual Prefeito, possam  ter  com relação a ela,   não foi  a denunciada. Não foi o médico plantonista da Maternidade que  recusou o atendimento.           Bom senso ainda se faz necessário, minha cara!
  

  COMO  PRIMA E  AMIGA  DE INFÂNCIA...

     ...  de  uma das pessoas que comentou na postagem,  diria; por pior que seja, por todas as coisas que possa ter acontecido  para  ela na APAMI,    respeito as  mágoas, ressentimentos,   dissabores  ou qualquer outro sentimento dela para com  àquela casa de saúde,  mas  pediria para  lembrar que  foram os seus anos de serviços prestados lá, que lhe proporcionaram o aprendizado na enfermagem (  auxiliar e ou técnica) que detém hoje.  
   Não é preciso  citar a maternidade para defender a UBS, ou melhor a Gestão.  Inclusive,  são unidades com  funções distintas. E detalhe, a denunciante nem fazia referência a equipe, apenas ao fato.

     E  que não esqueça,  o quanto  a Maternidade, independente de quem a administrava,  foi boicotada, perseguida,  como  continua sendo,  por esse mesmo grupo político que ora defende com unhas e dentes. 
    Não vale a pena se expor tanto, nunca valerá.  Não são as pessoas que nos decepcionam, mas as expectativas sobre elas que criamos. Houve tempos em que Zé Augusto não prestava,  hoje é  o ídolo.   
 
"Tudo muda o tempo todo, no mundo."  (Lulu Santos)
    
REFLEXÃO
      
       O verdadeiro esforço deve ser no sentido  de fazermos  valer o quanto somos profissionais. 
    A ética   é  uma exigência  em todas as profissões, principalmente  por parte dos trabalhadores na saúde.  
   O sigilo do paciente é um direito inviolável,  portanto nenhum servidor, concursado ou contratado, pode sair  divulgando o que levou um usuário a procurar atendimento médico,  menos ainda escrevendo em rede social.  


NO MAIS...

... é dizer:  Prefeito,  a incompetência dos seus assessores publicitários  não perde para ninguém.    Prêmio  "meio & mensagem"  para os seus criadores. 
  E  conversa  aí  com a direção da UBS, para  prestar atenção, também, no que está timbrado   na "ficha" de atendimento, antes de encaminhar o paciente ao consultório.   Assim poupa paciente e médico de desentendimentos.   Portalegre é  tão "novo tempo"  que até para se ter atendimento  em  urgência e emergência, o paciente tem que passar mal  com hora marcada,  e  das 15 às 19 horas.   
    

 
     





     
 









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