HOJE...
... Recebi e vi, na página de uma conterrânea, a sua reclamação sobre o atendimento que, segundo ela, não teria sido prestado pelo profissional médico que estaria no plantão, das 7 às 19 horas, na Unidade Básica de Saúde - UBS urbana de Portalegre.
NÃO...
...vou entrar no mérito da reclamação da paciente. Tampouco em defesa de quem quer que seja, chamo à responsabilidade de quem, presumidamente, é o causador dessa confusão toda; o autor do anúncio abaixo. Ou quem o aprovou para divulgação.
NA...
...divulgação do atendimento não está escrito: Plantão de Urgência e Emergência. E sim "plantão médico diário".
Portanto, se o médico está em UBS e de plantão, para o usuário está noticiado que que há atendimento ambulatorial, todos os dias, e por 12 horas.
PORTANTO...
... fica claro, comparando o anúncio com o que escreveu a paciente, que entrou no consultório e não teria sido atendida, que o erro começou lá atrás, quando a SMS divulga um serviço sem a clareza devida.
Se existe a determinação de que das 15 às 19 horas o médico do plantão só atende urgência e emergência, que se publicite isso.
Mas, digamos que paciente não apresentou quadro compatível com urgência e emergência, no horário em que buscou atendimento, por que a triagem encaminhou a paciente ao consultório?
A Secretaria Municipal de Saúde não cuida, como deveria, do que divulga. E, portanto, não percebe que em propaganda vale é o que está escrito.
E propagar a oferta de um serviço e na prática realizar outro, se constitui em propaganda enganosa.
E se o que levou a usuária do SUS procurar o atendimento foi o que está divulgado, no anúncio, ela estava seguindo o que preconiza a propaganda. Portanto, teria sim o direito ao atendimento.
A PACIENTE...
... tem, no card publicitário, absoluto respaldo para reclamar.
E...
...reafirmo, cada dia me surpreendo com alguns episódios no atendimento à saúde de Portalegre, visto que há um recorrente desencontro entre a propaganda e o serviço disponível.
ÉTICA
Vi a postagem da paciente, visto que ela faz parte da minha lista de contatos no FB, onde ela narra o episódio, porém surpreendente mesmo foram alguns comentários, em particular um onde uma profissional de saúde, no afã de defender o médico, expunha até a "queixa" da paciente.
Isso fere, totalmente, a ética. Nenhum trabalhador da saúde, do auxiliar de serviços gerais ao médico, pode comentar qualquer coisa relacionada a pacientes, sobretudo, em ocorrências de atendimento. Não pode comentar em nenhum lugar, menos ainda nas redes sociais.
ALIÁS...
... alguns médicos, do SUS, pedem para que os prontuários de seus pacientes, permaneçam em um arquivo, em separado, do arquivo geral.
LENDO...
... mais alguns, se percebe a desesperada tentativa em defender uma Gestão, e o quanto a falta de argumento só gera e leva ao comparativo estupido.
É o discurso municipal espelhado na retórica nacional, onde os bolsonaristas que não conseguem discutir, argumentar e defender os relinchos do Presidente, o chefe da família rachadinha, dizem: Mas, no tempo do PT...
Na terrinha o modelo é o mesmo: Mas, no passado...
ESPERA...
...aí, a proposta da Gestão é para melhoria dos serviços ou, somente, para comparação ? É um novo tempo fincado no passado ?
Tem até quem diz que Portalegre não tinha oposição, no passado.
COMO ?!?!?!?
Portalegre não tinha oposição ? Hein ?
Onde estavam, então, os 2.087 eleitores do DEM ( 2016)? Foram todos embora ?
E os vereadores, eleitos pelo mesmo Partido ? Paulo Andreazo (538 votos) Tidinha ( 298 votos) Adalberto Viana ( 208 votos).
Essa bancada não era oposição ?
http://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/eleicoes/2016/apuracao/portalegre.html
E...
... tentar esconder os equívocos apontando os outros, não é caminho. Aliás, não entendi porque uma profissional de saúde "enfiou" a Maternidade no meio da conversa, lá no FB.
O problema foi no Centro de Saúde, senhora!
A Maternidade, com todas as imperfeições e críticas que os profissionais de saúde, aliados ou não do atual Prefeito, possam ter com relação a ela, não foi a denunciada. Não foi o médico plantonista da Maternidade que recusou o atendimento. Bom senso ainda se faz necessário, minha cara!
COMO PRIMA E AMIGA DE INFÂNCIA...
... de uma das pessoas que comentou na postagem, diria; por pior que seja, por todas as coisas que possa ter acontecido para ela na APAMI, respeito as mágoas, ressentimentos, dissabores ou qualquer outro sentimento dela para com àquela casa de saúde, mas pediria para lembrar que foram os seus anos de serviços prestados lá, que lhe proporcionaram o aprendizado na enfermagem ( auxiliar e ou técnica) que detém hoje.
Não é preciso citar a maternidade para defender a UBS, ou melhor a Gestão. Inclusive, são unidades com funções distintas. E detalhe, a denunciante nem fazia referência a equipe, apenas ao fato.
E que não esqueça, o quanto a Maternidade, independente de quem a administrava, foi boicotada, perseguida, como continua sendo, por esse mesmo grupo político que ora defende com unhas e dentes.
Não vale a pena se expor tanto, nunca valerá. Não são as pessoas que nos decepcionam, mas as expectativas sobre elas que criamos. Houve tempos em que Zé Augusto não prestava, hoje é o ídolo.
"Tudo muda o tempo todo, no mundo." (Lulu Santos)
REFLEXÃO
O verdadeiro esforço deve ser no sentido de fazermos valer o quanto somos profissionais.
A ética é uma exigência em todas as profissões, principalmente por parte dos trabalhadores na saúde.
O sigilo do paciente é um direito inviolável, portanto nenhum servidor, concursado ou contratado, pode sair divulgando o que levou um usuário a procurar atendimento médico, menos ainda escrevendo em rede social.
NO MAIS...
... é dizer: Prefeito, a incompetência dos seus assessores publicitários não perde para ninguém. Prêmio "meio & mensagem" para os seus criadores.
E conversa aí com a direção da UBS, para prestar atenção, também, no que está timbrado na "ficha" de atendimento, antes de encaminhar o paciente ao consultório. Assim poupa paciente e médico de desentendimentos. Portalegre é tão "novo tempo" que até para se ter atendimento em urgência e emergência, o paciente tem que passar mal com hora marcada, e das 15 às 19 horas.
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