terça-feira, 7 de setembro de 2021

Bolsonaristas portalegrenses embalados pela música que marcou a Ditadura. Quá, quá, quá! E dizem defender a democracia. 07 de setembro de 2021.

 VI...

...um pequeno vídeo da manifestação de alguns portalegrenses em "louvor" a Jair  Bolsonaro.  E nada mais hilário que  pessoas  em carros e motos, em defesa  de uma suposta democracia, como se não estivéssemos em uma, mas  tendo como música de acompanhamento uma canção alusiva a ditadura militar, composta em 1970.

PARECE...

... que o prefeito bolsonarista  Zé Augusto (DEM)  não compareceu ao ato?    Se não foi,  eis uma atitude sensata. Ser bolsonarista já é uma vergonha, melhor mesmo é não mostrar que é.

NÃO,...

...eu não lamento somente a ignorância política,  lamento mesmo  a ignorância cultural. Pois é exatamente dela que advém a outra. "Ô muler dá uma pena ".

AGRADECIMENTO

    A UFRN, particularmente o curso de jornalismo, e  os meus professores que  me deram o norte  da liberdade,  terão a minha gratidão eterna. Pois, se não  não tivesse  tido a oportunidade de estudar,   talvez  estivesse  entre  estes que, sem dúvidas , não sabem exatamente o que significa democracia, quando desfilam   ecoando  o discurso e o comportamento de um defensor de torturador,  um político  inescrupuloso cuja fortuna acumulada, ele não teria  como explicar.

E...

...como não poderia faltar entre os manifestantes, lá estava   supostos homens que se  nomeiam, ou são nomeados como  representantes de Deus.  Jamais imaginei que Deus seria representado por quem defende  um   Presidente miliciano,  corrupto, genocida.

PASSADA... 

...a euforia da data, transformada num circo,  por um  Presidente  que poderíamos chamar do "equilibrista do arame", está caindo sem que haja uma rede de proteção embaixo.

AMANHÃ...

...vejamos se  haverá um novo orçamento paralelo para que o CENTRÃO, que  nada mais é que uma bancada de aluguel  no congresso,  mantenha-se no apoio do genocida.  Não custa lembrar que essa bancada não tem poder, por exemplo, para evitar a prisão do filho zero dois do Presidente, o qual  está   prestes a ser abocanhado pelo   leão  que o  papai não tem  habilidade para domar. 

PARECE...

... que o Presidente não entendeu, ainda, que  até para se conquistar o poder absoluto, conforme ele tenta, é  preciso ter,  um grande apoio popular. O que não existe ainda.

BOLSONARO...

   ...nunca defendeu democracia, pelo contrário, ele sempre foi, em 28 anos de Parlamento,  um ferrenho adversário da democracia, dos direitos humanos e tudo que se chame respeito.

COMO...

 ...será o amanhã? Não sabemos. Mas, qualquer  concretização de um golpe   de fato, de quem  acena com ele, desde que chegou à presidência, será um desastre sem precedentes, sobretudo para os jovens que, em clima de "Maria vai com outras",  participava de um manifestação  pró-Bolsonaro.


EITA...

Portalegre ÔÔÔ, que vergonha! 


PIOR ...

 que isso,  só o uso do nome de Deus em  manifestações cujo  'idolatrado'    nada  tem a ver com o que preconiza a mensagem do Cristo.   Não consigo  perceber,  em nenhum cristão, seja de que religião for, coerência entre o que diz os ensinamentos do Cristo e a prática de Bolsonaro.  

   Quem se diz  cristão, seja católico, espírita, evangélico,  mas defende  um  governante   como Jair  Bolsonaro, pode até conhecer a bíblia decorada, mas não entendeu, ainda,  a mensagem de Jesus.  "Não se pode servir a Deus e Mamon".       Deus não é  teoria, é, principalmente,  prática.




APRENDER...

...nunca é demais, juventude!  Um pouco de leitura sobre a ditadura e sobre música, para além de  Anitta, Juliette, Gustavo Lima,  Wesley Safadão  e dupla sertaneja, pode salvar uma geração inteira.   

    "A história do hino ufanista do regime militar "Eu Te Amo Meu Brasil" "

https://www.vice.com/pt/article/wj35pq/a-historia-do-hino-ufanista-do-regime-militar-eu-te-amo-meu-brasil

QUEM...

...ama o Brasil, não defende  Bolsonaro, pois isso é   um paradoxo.

E POR FALAR...

...em amor ao Brasil.  Eis aí  duas  "meninas" que amam  de verdade esse país:   Jana Sá, jornalista do site Saiba Mais (que conheço desde os quatro anos, e amo) e a deputada federal Natália Bonavides (PT), na marcha dos Excluídos, hoje em Natal.

  


O Vereador ...

...do PSol, em Natal, professor  Robério Paulino, também estava lá,   marcando presença  na luta por justiça social e  a favor da  democracia.

https://www.saibamais.jor.br/grito-dos-excluidos-ecoa-nas-ruas-de-natal-a-resistencia-ao-golpe-e-ao-desmonte-do-pais/


                                    

 CARTA A BOLSONARO NESTE SETE DE SETEMBRO (por Guilherme Boulos)

Chegou o seu dia, Bolsonaro. O dia que você preparou com afinco, dia D e hora H, como diria um coronel que você arrastou para a lama consigo. Sabemos palavra por palavra o seu discurso de hoje no caminhão de som da avenida Paulista: vai falar que o STF não te deixa governar, ameaçar sair das "quatro linhas da Constituição", pregar o voto impresso, exaltar militares que te seguem, desacreditar as pesquisas blá-blá-blá...

Sua audiência aplaudirá efusivamente, erguendo faixas intervencionistas e, quiçá, cometendo atos de covardia em algum canto do país. Mas no fundo você sente que sua massa de estimação já está descolada do Brasil real. Não estamos mais em 2018. Lá suas pregações confluíam com um desejo de mudança, com um feroz sentimento de antipolítica. Agora o problema é você. É o preço da gasolina, do gás, do feijão. O morticínio da pandemia, o desemprego, enfim, os feitos desumanos do seu governo. Seu discurso prega para convertidos, mas está alheio às preocupações do povo.

Você está com medo, Jair. Também, pudera: Carluxo sentindo o cheiro da cadeia, CPI fechando o cerco e até o 04 pode entrar na dança. Nas suas palavras de ameaça vejo um homem desesperado, mal resolvido, acuado pelo turbilhão dos fatos. Você não vê alternativa a não ser dobrar a aposta, fugir para a frente. É assim que você lida com seus medos desde Eldorado Paulista ou, depois, tentando explodir quartéis.

Getúlio, quando acuado por forças golpistas em 1954, deu sua vida à nação e adiou o golpe militar por uma década. Brizola, vendo a mesma marcha em 1961, entrincheirou-se no Sul e deu início à Campanha da Legalidade. Jango, três anos depois, mesmo sitiado, promoveu o Comício da Central do Brasil e manteve-se fiel aos interesses do povo até o final. Tiveram todos grandeza histórica. Mas grandeza é uma palavra que você desconhece.

Prefere deixar o país refém de suas alucinações e tentar jogar-nos a todos no mesmo abismo em que você se encontra. Tudo para salvar a própria pele e a dos seus. Você não tem ideais, não tem projeto, é movido apenas pelos ressentimentos que acumulou ao longo da vida e por um instinto animalesco de sobrevivência.

Nada indica que vá dar certo, não importa quantas pessoas você coloque hoje em Brasília e na avenida Paulista. Sua única chance é que instituições que têm muito a perder —ao contrário de você— embarquem numa aventura suicida. Convenhamos, Jair, é improvável, até porque neste caso ao vencedor não sobrariam nem mesmo as batatas. Apenas um país ingovernável, sem credibilidade e com terra arrasada. Mesmo assim você foi para o tudo ou nada. Vejamos o que este dia 7 reserva ao Brasil, mas para você pode ser o início do fim.

MEU...

...sonho é levar Boulos em Portalegre.  E vou levar .

Nenhum comentário: