segunda-feira, 15 de março de 2021

CÂMARA DISCUTE SAÚDE. APAMI NÃO É LUGAR DE COBRA. 15 DE MARÇO DE 2021

 VEREADORES

        Na última sexta-feira, 12,  a sessão ordinária da Câmara pautou na ordem do dia   a situação do atendimento à saúde de Portalegre. O vereador Afrânio Lucena  trouxe à tona a não renovação do convênio entre APAMI e  Prefeitura e argumentou  sobre proposta e  contra proposta.

       O Parlamentar observou    que   o convênio  entre os dois entes ( Prefeitura e APAMI)  não deve ser tratado, pelo município,  como uma questão partidária, mas  somente  como um política de saúde, cujo dever  do município é oferecer atendimento.

CUSTO

    A prefeitura dispensava um valor de R$ 25 mil reais/mês que  proporcionava a garantia de  plantões de finais de semana, na APAMI. Desde janeiro que essa assistência, mesmo mínima,  não existe.

CREIO...

... que  os vereadores,  Afrânio Lucena e Márcio Pereira,  abordaram de forma pertinente o assunto. Mas, faltou,  para além da discussão,  a oposição  ser mais enfática na cobrança de prazos.   

DEVO...

...salientar que o áudio realmente prejudica à compreensão das falas, e associado a isso está o  fato dos vereadores não  poderem  retirar a máscara, o que dificulta e pode causar distorção no entendimento. 

    Ouvi, duas vezes, para tentar entender  melhor. E a fala, em nome da Gestão,  do vereador Adalberto Rêgo(DEM) e  algumas alegações e justificativas dele,  com relação   a falta de atendimento em saúde  bucal e a não  renovação do convênio,   estavam mesmo  incompreensivas, mas do ponto de vista da racionalidade. 

ENGRAÇADO...

...que o  vereador   exalta,  que a APAMI  "NÃO PERMITIU" a presença de um representante   da gestão no seu corpo administrativo/consultivo.  Como assim ?

    Faço  alguma indagações ao Vereador que são pertinentes  também    APAMI e recomendo à Presidente, Joana D'arc Cavalcante,  esclarecer para os portalegrenses,  para que a Gestão, através do seu líder, no Legislativo, não transfira para a APAMI, a responsabilidade  da ausência do serviço de plantões,  desde janeiro, por  negligência, falta  de infraestrutura e/ou incompetência de  gerenciamento, quando na verdade  a falta  é dos recursos que a Prefeitura retirou.

NÃO...

...é demais lembrar que um dos maiores aliados e atualmente  cargo comissionado da Gestão,  o cidadão Francisco Edielson Soares ( o mesmo em que  nas portarias que lhe atribuem cargos e funções,  nominam  apenas como Francisco Edielson), já  escreveu  exatamente atribuindo a Presidente incompetência  pela a falta de alguns serviços.

ACASO ?

    A fala passada  não  estava isolada  do comportamento do presente.  Não existe coincidências entre os dois fatos. É estratégia do tipo: desqualificamos depois assumimos, no caso a administração e serviços.  Quem acompanha a Lava-farsa  jato, conhece bem esse tipo de comportamento.   

TENHO...

  mais neurônios que possam imaginar, e estudei jornalismo para  saber  interpretar recados e  estratégias  em entrelinhas,  que parecem  subjetividade de discurso. ditas por  "terceiros",  mas com uma direção focada e propósito pensado.   

     

 PRIMEIRO...

     ...não existe,  por parte de qualquer ente privado e ou filantrópico, a obrigatoriedade de manter, seja em sua direção, conselho consultivo ou qualquer outro organismo administrativo,  a  condição de ter um representante do  Executivo, como condição  para firmar qualquer Convênio.

     Quantos servidores e/ou representantes do executivo portalegrense estão em clínicas privadas que são conveniadas com o município  de Portalegre?  E aí incluo todas que assistem a população, em exames de alta complexidade, através do COPIRN. 

     A pergunta; O prefeito José Augusto(DEM)  impôs essa condição ao Consórcio quando pactuou, de que teria u servidor do município dentro do seu corpo administrativo, consulto, deliberativo ? 

 DISCURSO

  Até quando o discurso de gestão será  "vamos fazer e/ou vamos construir um Unidade Mista" ?  

E  até lá, qual o plano B ? 

O vereador, que é servidor da Prefeitura de Natal,  lotado em uma secretaria de Obras (SEMOV),  deve conhecer  o mínimo sobre construção  e obras públicas,   embora o engenheiro seja o  Prefeito. Portanto,   respaldar   que a saída virá com a construção de  uma Unidade Mista  é subestimar  a inteligência dos colegas vereadores e   referendar a negligência  com um atendimento que, mais que nunca, se faz urgente, mesmo que minimamente.

   O vereador sabe  que não se constrói uma Unidade em   um piscar de olhos.  A gestão precisará de  uma licitação para  elaboração do projeto; terá que ter a aprovação desse projeto por parte de órgãos de saúde, visto que há uma obediência de modelo de  unidades de saúde;  outra licitação  para contratação da empresa construtora;  mais uma  para compra de equipamentos;  outra para compra material e medicamentos; um  concurso público para contratação de pessoal;  e se não for um corpo técnico próprio do munícipio, precisará também de viabilidade legal  para a  contratação de  serviço terceirizado.

 INFORMAÇÕES

    Seria prudente  os vereadores  se respaldarem  com informações sobre isso. E se o Gestor tem como  programa de governo  a construção de tal  Equipamento de Saúde que apresente, a curto prazo,  como ele pretende assistir a população, até lá.

     Se não existe, por parte do Executivo, o interesse em fazer qualquer parceria com a APAMI, de que forma, para além de uma  cadeira para  ministrar soro em uma UBS, o município atuará?  

    Detalhe; Unidade Básica de Saúde ( e o Centro de Saúde de Portalegre é uma UBS)  não tem, no seu desenho de atendimento,  a atividade de atendimento  de Urgência, nem mesmo para uma aplicação de soro. A população não deve aceitar, tampouco concordar com essa irregularidade. 

CONSTRANGEDOR

      Imagino, o constrangimento do vereador Adalberto Rêgo (DEM) ao fazer um discurso defendendo o indefensável.   Também deve ter sido constrangedor, e isso pareceu na sua gesticulação e "arroubo" na  forma do falar, explicar a ausência de atendimento odontológico, no município,   quando  a saúde local tem  dez gabinetes odontológicos e três profissionais,  uma licenciada conforme  o  vereador  Toinho de Geraldo  fez ressalva.

 CONFESSO...

...que fiquei constrangida com a  dissimulação do   vereador Adalberto Rêgo, ao dizer;  "ainda hoje vou procurar saber". Interessante que nada o impedia de naquele momento, pedir licença ou um minuto da sessão, para telefonar ao Secretário e já responder sobre essa ausência. 

    Vereador, é bom lembrar  que as sessões  estão ao vivo,  seria prudente se preparar melhor.

NÃO...

   ... seria leviano, diante da fala  de Adalberto Rêgo, dizer que uma internauta, que  manifestou opinião sobre o assunto na página do FB, do vereador Toinho de Geraldo,    parece conhecer melhor e ter mais preparo argumentativo.  para  ser "líder do governo".  que ele.

MUDAR

      É lamentável  o despreparo, particularmente, dos aliados,  para defender o Prefeito.  Creio que Adalberto, e isso é  louvável,   não  tenha a mesma  "desenvoltura" do   primo/prefeito para apresentar  desculpas, sem que pareçam esfarrapadas, porque ele nunca precisou ocupar essa função, de líder da situação.  

    Sabe bem o que é ser pedra, mas não sabe o que ser vidraça.

 

A POPULAÇÃO...

...de Portalegre precisa se apropriar dos seus direitos e a Câmara. mais ainda. dos seus deveres.  Confesso que não vi,  ao final da Assembleia, se houve por parte da Casa, a definição de uma data para  que Gestão e APAMI, compareçam à casa.

SENHORES...

...vereadores, se não tem convênio, se temos hospitais lotados, pandemia agravada, fechamento  decretado, país sem governança, Ministério da Saúde  sem  encontrar  um nome que o ocupe,   como fica Portalegre, no meio desse furdunço todo, até a chegada da U. Mista ?

ENTÃO...

... a população, além de não poder "passar mal"  das 19 horas até as 6:59 do dia seguinte, nos fins de semana, também terá que esperar  a construção de uma  Unidade Mista?

TRABALHEI...

...com um grande jornalista (que foi meu professor na UFRN,  e com quem aprendi muito sobre publicidade e política)  que dizia: Tem  gente que gasta 200 para que outro não ganhe 100

     E, de forma metafórica,  é assim que vejo o comportamento da Prefeitura de Portalegre com relação a APAMI, onde o maior prejudicado é o usuário de serviço público de saúde. É como:  "Não gosto da APAMI, não posso mandar lá, então não tem convênio".  É isso que fica  parecendo  como  justificativa.

   

E...

...que a Câmara cobre uma alternativa para o atendimento, porque o discurso de construção de uma Unidade Mista, como saída,  é o que pode  haver de mais desrespeitoso para com a população. Não  apele, somente,  para a sensibilidade de uma gestão que, há 75 dias, já mostra que não é sensível a essa questão, basta lê o  que a  Gestão  "pretendia" com a sua proposta. E o que ofereceu até hoje, como alternativa.

ESPERO ...

...que o Gestor não permita que os recursos da tal unidade mista de saúde, que ele alardeia que construirá, desapareça  aos moldes   que desapareceram  os recursos para  o Hospital de Portalegre. 

    E o prefeito José Augusto (DEM)  nem pode alegar que não sabe do que estou falando,  visto que a sua empresa de construção civil (RCC) e o seu nome aparecem  nas denuncias de desvio desses  mesmos recursos. 

    Sem contar que, ao tornar essa denúncia  pública, através desse blog, em 2012,  isso levou o  atual Prefeito, candidato à época,  a tentar me silenciar, enquanto jornalista. 

ESSA...

...falácia toda, sobre a construção de uma Unidade Mista, me faz lembrar  um modelo de maiô ( "fatos de banho" em português de Portugal) que existia na minha infância, e que ainda lembro,  e se chamava "engana mamãe"

ESTAMOS... 

    ... em um novo tempo, mesmo,  bem diferente dos anos em que o dinheiro para o  hospital sumiu do tipo; "o gato  comeu,  ninguém sabe, ninguém viu".  E, ainda bem que poderemos, agora,  acompanhar cada  tijolo na grande construção da  "menina dos olhos"  da Gestão; a  tal Unidade Mista. 

    Aliás, temos  órgãos de fiscalização de recursos públicos como;  Ministério Público,  Tribunal de Contas, Controladoria Geral da União - CGU.

E POR...

...falar em Controladoria, pesquisa apresentada pela CGU, mostra municípios  deficientes em repasse de informações. Pau dos Ferros e Portalegre  conseguiram nota zero.

https://www.saibamais.jor.br/77-dos-municipios-do-rn-tem-nota-zero-em-transparencia/

ACARI...,

...terra do meu querido Marcelo de Manduca, ficou em primeiro lugar dentre os mais  eficientes em repasse de informações.  Nota acima de  9,0.

ALIÁS...

... no Hospital Maternidade de Acari (APAMI), para surpresa de todos,  apareceu uma cobra de veado. Seria bom a APAMI/Portalegre ficar atenta, essas serpentes podem está por  todos os lados.





2 comentários:

Unknown disse...

Eu acho incrível como a gente só fica informada lendo as coisas certas e corretas que vc escreve e verdadeiras. O incrível tbm é que são tantos vereadores ganhado apenas o dinheiro ou seu rico salário e não apresentam nenhum projeto pra nada, apenas dois ou três vereadores aí que se houve falar em fazer algo pelo povo, o resto só se ver falar perto das eleições, como alguns candidatos tbm.
Acho que como filha de Portalegre e votando lá tenho direito de exigir desses vereadores a luta pela saúde desse povo que já sofre tanto com o descaso desses políticos, me sinto triste vendo um local como a antiga Maternidade pra nos que conhecemos com esse nome fechada por falta de responsabilidade de alguns, isso só prova que quem é Prefeito hj não tá nem aí pra população e pra quem necessita de um atendimento final de semana ou durante a semana mesmo, a saúde de Portalegre pede... Socorro.
Vamos juntos todos lutar pra que mude essa história... PORTALEGRE não pode parar.

Unknown disse...

Parabéns Bernadete pelas notícias, assim a gente sabe quem é quem pra que não seja mais eleito.