A PREFEITURA...
...de Portalegre anunciou hoje,26, na sua página de FB (o site está em manutenção) que; " firma termo de cooperação inédito" (sic) para atendimento de urgência e emergência, durante toda a semana.
ONTEM...
...um aliado do Prefeito, felizmente alguém que consegue manter um dialogo civilizado, perguntava ao Dito bendito se a Gestão não tinha nenhum mérito. E eu dizia, AINDA não.
HOJE...
... vendo a notícia sobre essa possibilidade de atendimento de urgência e emergência por toda semana, quem sabe não terá. Afinal doença não tem hora e saúde não pode ter partido.
POIS BEM...
... mérito eu atribuiria a Viçosa e Riacho da Cruz que na verdade serão os maiores beneficiários, afinal serão os municípios que poderão dizer: nossas unidades, nossas regras. E, claro, nosso preço.
DEMÉRITO...
...de Portalegre que tem uma estrutura capaz de atender a sua população, mas a Gestão quer mesmo todos ladeira abaixo, melhor dizendo; pra baixo da Serra.
SOMOS...
... quase oito mil habitantes, portanto temos um população maior que Riacho da Cruz e Viçosa. juntos, mas não somos protagonistas em assistência, mesmo tendo sido um município com um atendimento em cirurgias eletivas, com reconhecimento.
SEM DÚVIDAS
O texto que anuncia o atendimento diz: "Esta parceria histórica representa a vontade dos três prefeitos, José Augusto de Freitas Rêgo, Marcos Aurélio de Paiva Rêgo e Victor Ramon Alves " ( SIC),
DE FATO...
... deve representar a vontade do Prefeito de Portalegre, pois não creio que tenham consultado (perguntado) a população de Portalegre onde ela gostaria de ser atendida.
QUANDO...
... o Governo Federal, leia-se governo Lula, criou a Unidades de Pronto Atendimento (UPA'S) pensou exatamente em promover a Urgência e Emergência mais próxima do paciente, para tanto o desenho de rede nos grandes centros, quando o Ministério da Saúde era técnico ( e não de militares que nada entendem de saúde, como é no atual governo), essas foram implantadas de forma regionalizada. Natal, por exemplo, tem UPA na Região Norte ( Pajuçara), Oeste ( Cidade da Esperança) e Sul ( Cidade Satélite.
JÁ...
... o Governo de Portalegre prefere que seja mais longeeeee. O morador da zona rural vai ter que andar, ainda mais, para o seu atendimento.
Coisas do Novo Tempo.
SUPONHAMOS...
...que um paciente de Portalegre, que já fez 12 quilômetros para o Riacho da Cruz, precise ser transferido para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, que é o Hospital de Referência, terá que viajar mais 51 quilômetros.
Se, atendido em Portalegre, e precisasse de ir para Pau dos Ferros teria que fazer uma viagem de apenas 33 Km. Tempo e distância comprometem vidas.
O BLOG...
...ao questionar, está observando a logística desse serviço. Já a viabilidade jurídico-econômica compete a Gestão EXPOR. Qual o custo/beneficio, mesmo ?
CONFORME...
...comento sempre, as notícias da Prefeitura são mais ilustrativas que informativas.
VAMOS LÁ...
... argumentar sobre o texto publicado: Quais os critérios desse "Termo de Cooperação" ?
A Câmara não precisa tomar ciência ?
A despesa está na dotação orçamentária ?
Como será a transferência dos pacientes ?
Quantos carros serão disponibilizados para o serviço ?
O que competirá a cada uma das Prefeituras ?
Qual a forma do "termo", parceria, acordo ?
ESPERAMOS...
...pois, que até primeiro de abril, que por sinal é o dia da mentira, a população conheça o que terá, de fato.
E JÁ...
...que vivemos a chegada da Semana Santa, lendo a "notícia do dia", sempre lembro de um provérbio: "Esmola grande o Santo desconfia".
ESCLARECER
Para informar como tem que ser, a Lei citada no texto que comento; "conforme determina o Art. 57, da Lei 8.666/1993" (sic), é a Lei de Licitações.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666compilado.htm
E ainda há quem diga que o Dito Bendito é que precisa "ser claro" com as informações. O FB da PMP, não?
LEITURA PESSOAL
Exceto prejudicar a Maternidade Dr. Antônio Martins, inclusive promover a possível demissão dos poucos empregos diretos e indiretos que a APAMI gera, fazer paciente enfrentar estradas, sobretudo a noite, não consigo perceber o "lucro" que será gerado ao município e aos moradores, com esse "atendimento fora do domicílio". Vamos esperar o que diz o conteúdo do Termo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário