AS...
...redes sociais de moradores de Portalegre, hoje, tiveram como assunto o vídeo de um cidadão, quilombola, que parecia ter seu direito a vacina negado. Não vi nenhuma nota ou qualquer informação por parte da SMS sobre o episódio.
COMO ASSIM?
Qual a justificativa ou critério lógico para negar a vacina ao cidadão? É preciso diferenciar comunidade de população. A normativa de grupos prioritários denomina " população Quilombola".
A comunidade onde ele vive é secundário. Ser quilombola não significa viver em um quilombo, mas descender de um. Será o benedito ? ( os jovens não conhecem a expressão, mas significa "será possível que não entende ?"
PARÊNTESE
Sei da expressão porque ouvi muito. Quando pedia para ir a um paraíso chamado Riacho da Areia, e minha mãe dizia; Não. Eu insistia, insistia e insistia e ela: "Será o benedito, Bernadete!!?!?!! .
OUVI...
... um áudio explicativo de um pessoa denominada Kely, que supus ser a Coordenadora de Vigilância a Saúde, da SESAP, Kelly K. Brito de Lima, onde ela deixa muito bem explicado, que as doses encaminhadas aos municípios, destinadas a população quilombola, devem ser usadas EXCLUSIVAMENTE para esse público alvo. Escutem.
DEIXA...
... mais claro, ainda, que não existe compensação de doses.
O que isso quer dizer ? Quer dizer que se acaso "Maria da Luz" ( nome fictício), quilombola, com 98 anos já foi vacinada, não porque era quilombola mais porque tem 98 anos, o município NÃO PODE ficar com a dose que veio para "Maria da Luz" porque ela já se vacinou pela idade.
É PRECISO...
...entender que, em casos assim, o usuário do SUS, se enquadra em dois grupos prioritários para a vacina; (idade e quilombola). Portanto, o fato de já ter sido vacinado por idade, não é critério para que a dose de vacina que veio para esse mesmo cidadão ou cidadã, por ser quilombola, deve ficar de posse do município.
Não, não pode. O critério e a cota se destina a a população quilombola.
VOLTANDO...
...ao cidadão do Pega, o qual questiona o seu direito, e revela o o fato de ter ausência temporária, para um trabalho sazonal, em outro município, não lhe tira a condição de quilombola de Portalegre. Muitos Portalegrenses saem para trabalhar em colheita de melões, por exemplo.
SE...
...até em decisões jurídicas se utiliza para além da Lei a sensatez, o que leva a SMS, se o fato ocorreu, a justificar a negativa de vacinação em caso como esse do cidadão do vídeo e/ou casos semelhantes ?
CONVERSEI...
... com alguns representantes do Legislativo portalegrense e propus uma reflexão sobre os direitos e a defesa na ocupação dos espaços de representação dos negros. O papel do Legislativo não é aprovar coisas a toque de caixa. Creio que exista no Regimento prazos para apreciação de vetos, tanto por parte do executivo quanto do Legislativo.
LUGAR
Só sabe o que é ser negro, numa sociedade recheada de pessoas racistas, quem é negro. Só sabe o que é ser discriminada numa sociedade machista e misógina quem é mulher. E só sabe o que é ódio de gênero, quem é LGBTQIA +.
ESSE...
...processo inclusivo e de respeito aos direitos de minorias deve ser abraçado por todos. E mais que nunca se percebe a necessidade de pessoas negras com consciência negra para ocupar espaços de fala e decisão. Quem será o vereador da comissão de saúde, por exemplo, que foi ou vai as comunidades Quilombola acompanhar essa vacinação ?
NO CASO DO...
... cidadão em tela, que é portalegrense, quilombola, quem, para além dele mesmo, vai está lá para defender o seu direito, que ao que pareceu estaria sendo negado pela simples razão de ausência do município.
Já pensou se o critério de presença física e moradia 365 dias do ano fosse usado para barrar candidaturas, por exemplo ? Certamente, que o atual Prefeito não teria sequer concorrido, visto que era um morador temporal de Portalegre.
CREIO...
...que as Associações e o Legislativo de Portalegre cobrem da SMS a clareza em casos assim.
E...
...ainda que acompanhe de forma mais atenta o processo de vacinação no município, cujos dados numéricos informados em dois espaços oficiais, nunca batem. Hoje:
( RN + vacina)
Site da Prefeitura
DIFERENÇA...
...portanto de 34 doses, no que se refere a doses aplicadas.
HOJE...
...pelo que o blog conseguiu apurar, as 18 horas. A vacinação no Arrojado comtemplou 65 pessoas. Informação da comunidade. E se foram destinadas 340 doses, portanto, restam 275 doses para os negros do nosso lugar.
DEPOIS...
...de vetar uma emenda aditiva do vereador Afrânio Lucena, a qual referendava apenas o que determina a Lei, o prefeito foi ao Arrojado, hoje, posar para foto, numa vacinação cujo mérito da Gestão é ZERO.
Foto: FB PMPE...
... que todos os santos do altar, vistos ao fundo da foto, protejam a população de toda e qualquer hipocrisia e média políticas.
E POR FALAR ...
...em média, a entrega de dez uniformes de trabalho, quiçá dez camisetas, vira notícia com destaque no site da Prefeitura.
Cada vez que vejo coisas assim, sinto a chamada "vergonha alheia".
E Quanto custou cada camiseta?
Nenhum comentário:
Postar um comentário