quinta-feira, 5 de agosto de 2021

SUA EXCELÊNCIA, O VEREADOR. DIGO, O MEU VEREADOR, AGÁCIO DE OLIVEIRA ROCHA. 05 DE AGOSTO DE 2021


A MINHA ...

...primeira nota de hoje,  e não poderia deixar de ser, se não  pela celebração da vida,  pela alegria de  saber que no próximo  dia 07, sábado,   haverá ação de graças  ao     Excelentíssimo Senhor, Agácio de Oliveira  Rocha,  o meu vereador.




A EXPRESSÃO...

... dita por mim, em todas as vezes que encontrava  Seu Agácio, se tornou marca registrada dos nossos cumprimentos. Era encontrá-lo na  rua, ou mesmo na nossa casa e dizer; "Agácio de Oliveira  Rocha, o meu vereador!  Em troca da sua gargalhada, seu abraço  e a amabilidade com que sempre nos tratamos.  

    Seu Agácio é uma  figura  emblemática  da política de Portalegre,  um  democrático,  militante do velho MDB, quando o   MDB significava  resistência  e representava o avanço  e abrigo político  dos que  se posicionavam contra o regime militar e as oligarquias e coronelistas  no Brasil e no nosso município. Nesse período o país era bi partidarista; ARENA e MDB.

APAMI

     Mas, para além  do vereador merecedor do meu primeiro voto, era  um defensor da maternidade,  em todas as suas lutas para que   "sobrevivesse"   ante a sanha de quem sempre a quis de portas fechadas. Seu  Agácio era ( e sempre será) uma amigo da nossa casa, presença  diária   para  prosas históricas e políticas.  


CAFEZINHO

     Hilda, minha outra mãe, já sabia a hora certa que seu Agácio chegaria. O seu  "cronometro" era  a televisão,  quando se anunciava cenas do próximo capítulo, na chamada novela das sete,  ela já  se encarregava de colocar a água para ferver, pois seu Agácio  chegaria para um café,  o  jornal  nacional e "dois dedos" de prosa.

GRAÇAS

       E que  no próximo dia 07, portanto,  Portalegre possa se reunir, no seu espaço mais bonito: a igreja matriz,  e  oferecer a esse grande cidadão, todas as graças. 

MEA-CULPA

         Lamento,  que eu tenha procrastinado  e não realizado as entrevistas que planejei, para que não se perdesse  o grande  conteúdo histórico de Portalegre, que Agácio Rocha armazena. Aliás, Seu Agácio seria  parte integrante e indispensável para a construção do segundo livro contando a história mais contemporânea de Portalegre.  Professor Afrânio Lucena, será que você  não poderia    fazer isso,  mesmo com a pandemia ?

  ... de AGÁCIO
       
   Devemos referência  não  só  a um aniversariante, mas a alguém que dá nome  para diversos nomes.
   Quem, com a minha idade  ou mais velho  vai  identificar D. Neguinha, por exemplo, sem que não seja como  Neguinha de Agácio? 
   E seus filhos, casados ou não,  jamais deixarão de ser:  Fátima, Dedé, Bia, Idinha (Ida),  Cristina, Tatá,  Ita ( minha contemporânea de brincadeiras de rua), Roberval,  Pretinho,  Belchior, Socorro e Michele ... DE AGÁCIO.

VEREADOR

   Seu Agácio esteve no Legislativo de Portalegre quando  ser vereador era uma atividade ideológica e  sem remuneração. Participava da vida política por convicção, não por ganhos.  Defendia a democracia por acreditar nela. Fazia oposição porque não era um homem de se curvar.

QUANDO...

     ... votei pela primeira vez, em um pleito municipal, escolhi Agácio Rocha como o meu  candidato à Câmara, e foi daí  que a expressão "o meu vereador" surgiu. 
    A minha decisão de votar em Agácio Rocha foi  pelo candidato que ele era e não pelo partido que representava, mesmo sendo a sigla que defendíamos.  Aliás, sempre pautei o meu voto em nomes, nunca em legendas. Por isso, me orgulho de cada um dos candidatos em quem votei. E François Silvestre e Agácio Rocha fazem parte da seleta lista dos nomes  para um cargo legislativo.

INFELIZMENTE...

   ...o MDB de Portalegre, por questões que não cabe aqui  descrever, tomou rumos e direções  que levaram a uma ruptura de seu Agácio com a legenda. 
   Logo ele, que segurou a bandeira do MDB  tantos anos, deixou a legenda por intransigência de   quem chegou depois de chutado pelo outro lado. 
   Infelizmente, naquele período  faltou um  conciliador  e o MDB,  exausto de derrotas locais, se reduzia a cada ano. E a política de articulação  perdeu para  política de intransigência. E essa é uma história que precisa ser contada. 

ESSA...

   ...ruptura político-partidária  acabou por  nos privar da   companhia de Seu Agácio para o cafezinho da noite. Contudo,  sem  desfazer os laços de cordialidade, respeito e amizade que manteve com as minhas duas mães. Aliás, a alegria nos nossos encontros  nunca foi diferente.

A...

    ...política  em cidades pequenas  promove, inevitável e infelizmente, esses afastamentos. Seu Agácio apenas não se sentia mais à vontade,  creio eu,   pois conhecia bem a nossa situação e todas as humilhações já vividas por sermos oposição aos líderes locais. Ele  não agiu por partidarismo, mas por respeito aos  ex-aliados  e ao partido que passou a integrar. 
       E eu sei bem o que é isso, pois tenho que fazer esse exercício, no meu município. Vivi e vivo o mesmo em Portalegre, a gente acaba por deixar de ir a algumas residências, visitar pessoas que queremos bem,  até cumprimentar velhos conhecidos, por desconforto  mesmo. E eu que o diga, pois alguns  não conseguem me vê como alguém que tem opinião, mas como  uma "inimiga".   

AGÁCIO ROCHA...

   ...para mim, teve e  terá sempre um único lado:  o lado esquerdo do meu  peito.  E lhe quero bem duplamente, por mim  e  pelo carinho  que ele tinha  por uma  pessoa preciosa da minha vida;  Hilda.


MEU...

   ...vereador, receba a minha reverência e  o meu  abraço com  a dimensão  que tem    o significado de  CEM ANOS DE VIDA.


E...

...hoje, nesse pequeno espaço que mantenho para  expressar a minha opinião, fazendo o que eu mais gosto que é escrever, não cabe nenhuma outra nota. Nenhuma outra pauta, além de sua excelência, Agácio de Oliveira Rocha.






    

Nenhum comentário: