terça-feira, 17 de agosto de 2021

FRANCISCO, FINALMENTE, NO "TURISMO". MAS, D. FILOMENA É O DESTAQUE, NA HISTÓRIA E EDUCAÇÃO. 17 DE AGOSTO DE 2021

 DAS...

...duas uma, ou Portalegre  não tem pessoal capacitado, ou há uma concentração de tarefas para uma única pessoa. O servidor comissionado Edilson  Soares, além de chefe do  Almoxarifado, é  (como é mesmo o nome da outra função que ocupa ?) ... do Prefeito, agora secretário do COMPTUR ( que é mesmo, o que ?), além de radialista nas horas vagas. Haja competência  para tantas tarefas,  fico até com inveja.  O servidor  é o que podemos chamar de  "bombril",  tem  mil e uma utilidades. 

FALEI...

...  bombril, em função da propaganda da bucha de aço, do passado, e  pelo fato do meu professor de espanhol se referir ao verbo  "quedar"  como um verbo  bombril, na língua.

   Já pensou  se Edielson Soares, digo Francisco Edielson,  resolve  aceitar, se convidado para voltar a Brasília, de novo, para trabalhar no Gabinete de alguém do DEM,  e para  àquelas atividades que desenvolvia lá ?  Ou  vai fazer uma enorme falta. Ou  não.

ALIÁS...

... Francisco Edielson de tanto que anunciou que seria alguém "do turismo", na Gestão, conseguiu finalmente ocupar um espaço no setor: ser secretário de um COMPTUR.

    Qual a importância do cargo para o qual foi eleito?  Vou descobrir primeiro o que quer dizer a sigla. É conselho, fui  vê a  lei.

    No Conselho,  vai fazer o edital de convocação de reuniões, imprimir a folha da lista de presença,  escutar discussões  que muitas vezes parece  um "couro de pescoço", para não dizer outra coisa,  e  redigir as atas.  É uma função  muito "relevante". 

COMPTUR

    Ser  leitor do "jornalismo institucional" da  Prefeitura de Portalegre tem lá suas graças, além de ter que ter  a capacidade de adivinhar siglas. A faculdade que os  redatores do "novo tempo" cursaram, certamente, não  tinha uma disciplina obrigatória chamada   TPDJ - Técnicas de Produção e Difusão Jornalística, que ensinava como redigir,  sobretudo a diferença entre  textos para jornais, revistas, rádio, tv e publicidade. E como se deve fazer  quando se diz siglas.

       Não vou  corrigir,  porque  tem  um  craque que não gosta, e até reclama quando corrijo  o site, não vou contrariar o menino. Mas,  deixo a dica de um livro, para os bem remunerados  jornalistas da Prefeitura: Manual de Redação e Estilo da   Folha de São Paulo.     


   COMPTUR...

... é quase o nome de um  carro; CAPTUR. 

                                        Foto: FB da PMP

 É...

...possível perceber que há  cabeças  brilhantes, na reunião.  O turismo agora vai...


SOLICITAÇÃO

   O ex-prefeito Neto da EMATER encaminhou, de novo,  pedido  oficial para ir a rádio responder as colocações que o  prefeito bolsonarista, José Augusto(DEM)  fez,  sobre  as suas gestões. A correspondência foi encaminhada via correio e registrada.  

    A  rádio consegue criar mais e mais expectativas sobre essa participação.  Admiro muito a "perspicácia" dos dirigentes. Nunca vi pessoas tão inteligentes, politicamente falando. Ninguém poderia fazer melhor marketing político para o Ex-prefeito Neto da EMATER,  do que, o  que a direção da Associação  está fazendo.   Se não é coisa do Zé,  de quem é ? 

      Ô mulé da uma pena" . 


REFERÊNCIA

     Vi, ontem, e graças a um comentário do meu querido Chiquinho de Miúdo,  já que me levou à página de  Nonato de Souza, fotos dos 95 anos de Filomena Sampaio de Souza, ou Dona Filomena, já que era, e sempre será, assim que a chamaremos. E me refiro  minha e as outras gerações que me antecederam.

        D.  Filomena foi  diretora do  então Grupo Escolar Margarida de Freitas, em Portalegre, e eu desconheço que haja alguém, além dos nossos pais,  na cidade, que tenha tido de nós, crianças e adolescentes, da década de 60, 70,  mais respeito e obediência que D. Filomena.

         Eu, que  nunca fui santa,  morria de medo dela, aliás  o resto dos alunos também ( Penso, que até Seu Alvino a temia). E Téo, o nosso porteiro, que era um querido,   quando não podia controlar as peraltices no recreio, tinha um trunfo, para nos  conter, dizia que  D. Filomena estava vindo,  para nos por na linha,  já que a nós,  meninas,  não era recomendado subir em árvore, ou  entrar naquele  tanque grande, seco e inútil, por meses, que havia na lateral do Grupo, e ele ia lá nos fazer sair. Como  sempre fui  voltada a infringir regras, fazia exatamente o que não era "conveniente", e Téo dizia:  Lá vem D. Filomena.  Aí, virávamos anjos de candura, na hora.

    Nossa diretora era para além de temida, era respeitada e sisuda,  não lembro de tê-la visto sorrindo, em algum momento. Os professores do Grupo não a chamavam de Filomena,  havia  sempre  o pronome de tratamento, Dona, antecedendo o seu nome. E isso  era hierarquia  e respeito ao cargo.

   E eis que  D. Filomena  chega aos 95,  as fotos  que vi mostram o quanto o seu  físico conserva ainda uma jovialidade ímpar,  em se tratando de uma mulher. Está elegante e bem vestida, como sempre foi. 

     Não lembro da última vez que a vi, pessoalmente, desde que saímos todos de Portalegre, escorraçados como cão sarnentos e vítimas de  política em  regime ditatorial. Mas, particularmente, guardo do Margarida de Freitas  a direção  de D.  Filomena, a sua organização nos nossos desfiles de escola,  a capacidade de liderar que tinha. 

  Guardo, além disso, claro, o sabor da sopa feita  por  D.  Albertina,  o toque da sineta de Téo de Agá, anunciando a nossa  entrada, o recreio e a saída, algumas colegas de classe, as "rusgas" com o querido Mazinho Genésio, que adorava brigar comigo, e aqueles painéis pintados que ficavam sobre um palco. 

     Viver 95 anos é uma dádiva para poucos, e  D. Filomena está entre esses poucos agraciados. Portanto, desejar muitos anos de vida para ela, que é parte da nossa formação escolar,  seria muito "clichê", mas, sem dúvidas, desejar muita saúde em todos os anos que  ainda terá  é o que de mais significativo podemos  dizer.   

  Obrigada,  Chiquinho de Miúdo!  Ao comentar o post de  Nonato de Souza ( que não conheço) você  me fez chegar as fotos. E, mesmo sem  pedir permissão antecipada a  Nonato de Souza, estou usando a publicação do seu FB, para  a  referência   que faço a  essa  ilustre Senhora da nossa história.  Viva D. Filomena,  com as benções da Imaculada Conceição  e de Nossa Senhora do P. Socorro,  cujas imagens adornam o seu móvel.

                                     Foto: FB Nonato de Sousa


 

Nenhum comentário: