quarta-feira, 4 de agosto de 2021

SAUDADES DE EDILENE. PRESENÇA INESQUECÍVEL EM NÓS. EX - PREFEITO NETO VAI AO RÁDIO. 04 DE AGOSTO DE 2021

  HOJE...

 ... chegamos aos 12 anos de uma partida   inesquecível e  de quando  Portalegre  se despediu da assistente social, Edilene Jales, amada por todos, e que  foi para a vida invisível, em 2009,  vítima de um acidente de carro. 





EDILENE...

... foi alguém que conheci  graças a  Gilma Freitas e a  minha mãe,   quando   d. Neta  passou a  integrar o grupo de idosos, criado pela Secretária de Ação Social e, creio,  por iniciativa de Edilene.  Tínhamos, em comum, para além da amizade com Gilma, a defesa da democracia e outras pautas.


DESPEDIDA

    Encontrei Edilene, pela última vez, em junho de 2009. Ela  me ligou marcando um café, no Midway. Estava empolgada, como sempre era,  e cheia de planos pessoais.  Entrei no Shopping, e  já a encontrei na loja  "mundo verde"  comprando um presente para alguém especial, segundo ela.      

 Subimos  e sentamos no primeiro andar de uma cafeteria. Ela,  contando das bobagens da   política pequena do lugar e gargalhando. E do nada  disse: Eu precisava lhe encontrar, para a gente rir e se despedir.  Como  eu estava indo para a Grécia, uma semana depois,  disse: Menina, eu volto, vou só checar se realmente tem  deuses por lá.  E, ainda,  complementei; Se eu não  mandar notícias, deixei Thiago Dias  encarregado de  contactar a Embaixada. Até porque ele quer uma camiseta  de Athenas, e se eu não voltar ele não recebe.

 NA...

...verdade,  sem que imaginássemos, era mesmo a nossa despedida,  pois não nos veríamos mais. Voltei, no dia 30 de julho,  inclusive mais cedo, visto uma  confusão que a  TAP fez com a minha bagagem, alegando que havia vindo para o Brasil,   e eu, que iria para cinco dias em Portalegre, Portugal, com Manuel Isaac e  Rosalina me esperando, tive que voltar para o Brasil, no dia seguinte,  pois não tinha as minhas malas.

     Percebo, as razões do  contratempo,  pois se não fosse esse confusão toda, eu estaria fora do país, e não teria participado da despedida dessa amiga. Nos falamos ao telefone, um dia antes do acidente,  eu contando a história da mala que tinha vindo para Brasil, quando na verdade, estava no aeroporto de Lisboa,  a confusão feita pelo serviço de extravio de bagagens. E ela,  entusiasmada  porque iria participar de um encontro de assistência social, em Brasília,  em que  o presidente Lula estaria e cumprimentaria os presentes. Brincou, dizendo  que quando fosse cumprimentar o Presidente,  iria  fingir um desmaio, cair sobre Lula,  só para ele  abraça-la.

ENGRAÇADO...

... que a loja e o café, no Midway, são  espaços que   ao passar diante, nas raras ocasiões que vou ao shopping,   tenho a impressão de que estou vendo Edilene.  

TENHO...

...nos meus arquivos, ainda os e-mails que trocávamos, o seu zelo comigo, a sua defesa  diante das  bestialidades de alguns auxiliares do então prefeito Euclides  Pereira, e  também a sua valiosa contribuição em   opinar sobre algumas publicações que eu fazia.

    Edilene, diferente da maioria dos aliados da Gestão,  que por subserviência e   para não  "perder crédito" com  o poder, nunca se furtou de conviver comigo, porque eu era crítica ao Prefeito.   E como  gostaria de que ela estivesse viva, claro que não mais em Portalegre, mas na academia, conforme era seu sonho,   comigo, com a professora Ivonete   Soares, fazendo projetos,  discutindo políticas públicas, e sem dúvidas  lutando contra  Bolsonaro. Além de estarmos rindo, e muito, com  as incoerências    de muitos.

A ...

    ...professora Ivonete  Soares,  sempre referencia Edilene, que de aluna se tornou uma amiga,  com a   filosofia que ela   ela repetia: "Girassóis para todos, para que não percamos a direção da luz". Edilene será sempre um girassol  a nos  indicar a luz, sobretudo da sensatez  politica,  da justiça social, do respeito as  diferenças e da importância dos amigos na nossa vida.  Ela, me deixou Ivonete Soares de presente, foi através dela que eu a conheci.

PELA...

   ...manhã telefonei ao ex-prefeito  Neto da EMATER para falar sobre a data, sobre Edilene. E em meio a triste lembrança, perguntei  a quantas andava a  história de  ir a rádio, prestar esclarecimentos. 

     Segundo ele, já  comunicou a rádio a sua disponibilidade para o próximo sábado. Aguardemos. O ex-prefeito salientou que não abre mão de  esclarecer todos os pontos em que foi citado.

O

... ex-prefeito, acredito, tem direito ao mesmo tempo e espaço utilizado pelo atual gestor, o bolsonarista  José Augusto (DEM) quando segundo Neto da EMATER  acusou, levianamente, e de forma grave.

SAÚDE

    Pelas fotos que recebi, parece que ontem o Centro de Saúde estava lotado, depois de uma segunda-feira sem atendimento. Inclusive,   ouvi um  áudio em que, a paciente diz que o médico é que precisou ir até a fila, para  colocar o limite no atendimento.             Uma UBS, com direção,  equipe técnica e é o médico  que tem  que  fazer esse  papel,  junto a  população?  Isso é o modelo novo tempo ?  Confesso que fiquei confusa.

Nenhum comentário: