terça-feira, 31 de agosto de 2021

INSATISFAÇÃO NO ATENDIMENTO DA SAÚDE, É GENERALIZADA. 31DE AGOSTO, DIA EM QUE TOMARAM O MANDATO DA PRESIDENTE DILMA.

 ESCUTEI...

... um áudio de quase dez minutos onde uma  usuária do SUS, narrava a dificuldade de atendimento em exames e, até,  em conseguir medicamentos.

REVOLTADA...

...com o tratamento e as dificuldades colocadas para  população,  no Centro Administrativo,  e no acesso  a medicação, antes disponibilizadas, havia  depoimentos que a negativa do Prefeito  era, também, para seus  aliados fieis.


A PACIENTE...

  ...contava que em gestões anteriores,  a Prefeitura  garantia a medicação que não  fazia parte da farmácia básica, autorizava  essa medicação  e os pacientes que precisavam adquiriam  em farmácias da cidade e fora. Inclusive medicação manipulada. Hoje, nem de uma forma e nem de  outra.

DIZIA...

   ...que ao ouvir os depoimentos de conterrâneos e das negativas recebidas, por quem era partidário constatava que os  pobres portalegrenses tinham duas coisas ruins, na vida: o Presidente e o Prefeito.

DINHEIRO

   A população de Portalegre precisa saber que tem recursos na Prefeitura, dinheiro não falta em 2021, inclusive o percentual de reajuste em repasse de recursos para o município, cresceu de forma  considerável, portanto Portalegre, financeiramente, está em situação bem confortável.  

    Se não atende a população é porque não  quer, porque   não tem empatia, não tem    apreço pela parcela dos  moradores  mais necessitados  da ajuda do poder público.

   Enfim, se não   atende  é  por ruindade mesmo.

NÃO...

...é a toa que  há auxiliares que, inclusive, dizem ao próprio Prefeito: "Vá se acostumando com choro", quando alguém, em estado maior de sensibilidade  e  fragilidade, chora   por não ter sido atendido.

 MAS...

...alguém que não é capaz de chorar, jamais vai entender quem é humano o suficiente, cuja dor e necessidade é  mostrada em lágrimas. 

COVID-19

   Enquanto em Portalegre se "relincha" dizendo que a pandemia acabou,  no Rio de Janeiro a situação se complica, 86 por cento dos casos são da variante Delta. em São Paulo  se registrou a primeira morte causada pela variante.

HOJE...

...chegamos aos cinco anos do impeachment da Presidente  Dilma Roussef,   não podemos esquecer que   o maior traidor do povo brasileiro, foi a parcela podre do PMDB,  e dentre esses   golpistas do RN; o  senador Garibaldi   Filho e José Agripino Maia,  no Senado,  e dos oito deputados federais,  sete deles foram golpistas.



ZENAIDE MAIA...

 ...foi a única que não  votou  pelo  golpe. E que o RN não esqueça esses nomes; Antônio Jácome (PTN), Beto Rosado (PP), Fábio Faria (PSD), Felipe Maia (DEM),  Rafael Motta (PSB), Rogério Marinho (PSDB) e  Walter Alves (PMDB).  Pois  foi com a contribuição deles que todos nós fomos  parar  nessa "m..."   e  com o   fascista Bolsonaro. Vale a pena  relembrar o discurso de Dilma, após aquela  triste votação no Senado.


E COMO...

...disse  o senador Requião: Canalhas, canalhas e canalhas !

SERÁ...

    ...que os que diziam que era só tirar a Dilma que tudo melhorava está  andando em gondolas de supermercado procurando promoção de  arroz  e carne?

    Estão  nos postos de gasolina buscando em qual deles tem gasolina comum,  a menos de R$ 7,00 o litro ?  Quando com  a Dilma  pagávamos R$ 2,80 por litro.

CENSURA

   Também foi em um 31 de agosto, porém de 2012, que eu recebia a solidariedade de amigos,  ante a decisão a meu favor,  quando da tentativa do atual  prefeito bolsonarista José Augusto (DEM), na  época candidato, de me processar, porque mostrei um jornal com a denúncia do seu envolvimento com o desvio  do dinheiro  do hospital de Portalegre.




 INTERESSANTE...

... e atriste, que nove anos depois,  o que escreveu   Thiago Dias,  está ainda mais atual, demonstra que andamos para trás, e ainda mais    ameaçados na nossa frágil democracia e lutando,  sem trégua,  pela liberdade de jornalistas, pela democracia e agora, mais que nunca, pelo acesso a educação para os  jovens, algo que  Bolsonaro, o  DEM e os demais partidos que apoiam o Fascista, não querem. E que começou a ser tirado, com  Michel Temer e sua ponte para o futuro, ferindo de morte a educação pública e gratuita no país. Sigamos. E sem contar o congelamento de recursos para a Saúde.

E POR FALAR...

   ...em saúde, a Gestão  que  não paga, aliás não repassa, o  dinheiro da Maternidade, correspondente aos recursos HPP,  vai pagar quando ?  Poderia ser chamada de Gestão Velhaca ? 

     Tem algum outro nome para quem não paga o que deve ?

   Tem, Caloteiro.  Mas, ainda não é o caso. Aliás, foi assim que o ex-prefeito Neto da EMATER, chamou Fernando Freire, então governador do Estado, quando não cumpriu  o que prometeu para Portalegre.   

  Seria bom o  Prefeito começar a cumprir as promessas que fez, em seu programa de governo, para em 2024,  quando estiver na campanha  para reeleição, não ganhar esse  "adjetivo".

EMPURRAOZINHO

    E o Conselho Municipal de Saúde, cujo papel é defender o interesse da população, não vai dizer "um piu" sobre isso ?

      Tá precisando de um  documento, denunciando o fato, CMS ?  posso encaminhar como cidadã.   Aliás, o papel do  Conselho é dar respostas as demandas de interesse da população

    

E ...

 ...A APAMI, encaminhou  comunicado, por escrito e protocolado,  lembrando a Gestão  que ela está retendo, indevidamente, o dinheiro da Associação ?  

    A Associação tem obrigação de,  mensamente, a cada atraso de repasse, enviar ofício cobrando os recursos.  E se não faz, se torna conivente com a  apropriação indevida  desse dinheiro.

    Relação institucional se trata de forma institucional, com documentos, não com  conversas  informais.  A palavra desse Gestor e um risco n'água, para mim,  é a mesma coisa. 

      

   




  




     







Nenhum comentário: