sexta-feira, 30 de abril de 2021

TESTAGEM NÃO É PROTEÇÃO. ADVERSÁRIO NÃO TRABALHA NA VACINA, É ISSO ? 30 DE ABRIL DE 2021

   A ...

...Prefeitura    notícia a  realização de testagem ( sorologia)  para Covid-19, em Portalegre.  Testagem essa,  definida desde o início de abril pelo Governo do Estado e para todos os municípios.  

   Não custa lembrar que testagem não é vacina  ou  garantia  de segurança à saúde para retorno às aulas presenciais.  Tampouco   passaporte para  profissionais da educação circular livremente como se   não pudessem adoecer.

  NÚMEROS

     Quem acompanha o boletim epidemiológico do município  percebe o crescimento de casos confirmados. Segundo a  divulgação da SMS hoje, são 381 casos confirmados, ontem eram 377, isso  é um crescimento de  4 casos em apenas 24 horas. 

VACINADOS 

    Temos menos de dez por cento  da população  imunizada com as duas doses da vacina, portanto  somos e estamos em uma situação de grave risco sanitário, como ocorre em  todo o país.

E POR FALAR...

...em vacinados, hoje vi uma foto num Facebook onde aparecia uma técnica de enfermagem,  Eribene Cardoso,  e  nos comentários perguntei  porque nunca a  via em fotos vacinando pessoas.  Ao que ela respondeu:  Bernadete, nós, da oposição, não fomos escaladas para fazer vacinas.  

CRITÉRIO

    A escala de serviços de técnicos de enfermagem, na  secretaria municipal de saúde  segue o critério partidário? É isso que entendi ?     

A ESCOLHA...

   ...de cargos comissionados, esse sim, tem como prerrogativa   nomear pessoas  politicamente alinhadas, mas serviço técnico ?   

    E  se  aceita isso em silêncio?  Servidor público não é empregado de Prefeito nenhum, é  servidor público. Prefeito e chefe imediato  são   gestores temporários. Aprendam isso.

FUI...

    ...servidora pública por 30 anos, nunca admiti  perseguição pessoal ou  definição do que eu tinha ou não tinha que fazer. Passei por  seis gestões na Prefeitura de Natal,  algumas com dois mandatos consecutivos,  dezenas de Secretários de Saúde,  e jamais permiti que me tirassem o direito de exercer a minha função, definida por concurso,  por não ser aliada de  Gestor.

QUER...

    ...dizer que  técnicos de enfermagem que não são aliados do Prefeito, não podem  fazer parte da equipe que vacina, só por isso ?  Já pensou se a população usasse o mesmo critério para se vacinar, e  recusasse ser atendido por alguém com quem não tem afinidade político-ideológica ? 

 OU...

      ...será que  por trás dessa decisão,  do tipo "Mateus primeiro os teus"  existe algum critério de beneficio ao salário,  como ocorre  para outras categorias que estão na linha de frente do chamado combate ao  Covid-19, e tem o salários acrescidos em 40 por cento? 

O

...que diz a legislação municipal  sobre  trabalhador contratado  e  servidor efetivo ?


CERTA...

...feita, uma gerente de Distrito Sanitário,  insatisfeita com as minhas  críticas as condições de trabalho,   e diante de uma nota  que saiu em uma coluna social, num jornal de Natal,  a qual  questionava a sua gestão, atribuiu a mim,  a  tal nota,  pelo fato de eu ser jornalista.

    Disse  que não tinha por hábito o anonimato, aliás não tenho até hoje. E  que  não era a fonte da jornalista/colunista  que deu a nota,  mas que no dia seguinte,  no máximo,  ela veria em alguns jornais da cidade os absurdos que acontecia, para que ela pudesse me acusar com  propriedade.

      A "bunita" que estava no cargo pendurada na barra da calça do deputado  Rogério Marinho (esse mesmo que é ministro hoje)  disse que iria me devolver ao Recursos Humanos, da SMS, porque não me queira  no Distrito.  Abri a porta da sala dela,  para que os demais  colegas, na ante sala,  me ouvissem e disse: Devolva, vamos lá, faça o memorando, mas veja o que vai escrever como justificativa,  porque negligência,  incompetência e ausência ao serviço, infelizmente,   não vai  poder    alegar. 

     E complementei: "Tem uma diferença  entre nós que  a Senhora, parece, que não percebe; A senhora está no cargo  por indicação política. Eu, por concurso público.  Portanto, como servidora pública e não como empregada de Prefeito, de Secretário, menos ainda de Gerente de Distrito, vou para minha sala, continuar o meu trabalho para o Ministério da Saúde,  e aguardar o "seu" memorando de devolução, que faço questão de levar mãos, conforme o direito que  Estatuto do Servidor  me confere. 

     E,  amanhã, qualquer coisa  nos jornais sobre a sua incompetência  e as falhas da campanha de vacina coordenada pelo Distrito, terão sido   enviadas por mim, inclusive lhe trarei uma cópia do  meu "escrito",  e deixarei  aqui na sua mesa, para que não gere dúvidas. 

    Virei as costas e fui para meu trabalho. E, do Distrito, saí  no dia que decidi  pedir para  sair. Servidor, seja de que Secretaria for, não é empregado de Prefeito, nem de nenhum  Secretário.

     É alguém com função e com a tarefa de fazê-la, obrigatoriamente e com compromisso.  Tem que ser, sobretudo, alguém que conheça minimamente os seus direitos e exija o respeito a eles. Não há mais tempo para perseguições políticas, sobretudo  quando se tem mecanismos para freá-las, caso existam.

POR QUE...

...que será que  médicos  contratados   para o programa Estratégia Saúde da Família,  por exemplo,  podem se recusar a   atender   em setor específico de COVID-19, aliás se recusam?  Por que são médicos ? Não. Porque sabem sobre os seus  deveres contratuais  e se colocam.  

  E...

   ...essa "pedenga"  dessa Unidade  Mista de Saúde, hoje na sessão da Câmara?   Alguém pode explicar, e provar, como é que se  reforma uma coisa que não existe ?  Onde está o documento que  diz que o prédio  que abrigou a Escola Filomena Sampaio  é um ANEXO da Unidade Básica de Saúde  Vicente do Rêgo Filho ?       

         O líder do Governo precisa "anexar" ao currículo parlamentar  um pouco mais de  conteúdo, e não subestimar a inteligência das pessoas, quando fala. Me sinto, particularmente,  ofendida, escutando  aberrações. E, pior, fico com a "vergonha alheia"  por saber que  isso fica gravado e pode ser acessado para além do nosso território municipal. 

TENTATIVA

    A   minha percepção  sobre toda  essa luta acelerada pela  construção de uma unidade mista de saúde, um  hospital ou seja lá que nome o Executivo queira dar   a esse projeto,  nada mais é que   a "estratégia de guerra"  para  fechar as portas da maternidade e apagá-la, de vez, da história  do município. E que Nossa Senhora das Graças, padroeira da maternidade, interceda, visto que  sabe lidar com cobras, afinal não é  à toa  tem uma sob os seus pés.

ANEXO NÃO É...

      ...VIZINHO, nem vizinho é anexo. Quem foi a professora de português que  ensinou isso  ou que  dicionário  diz que  essas palavras são sinônimas ?

      Porque se for,  o terreno que está  declarado nos bens do vereador Adalberto Rego, à justiça eleitoral, e que é colado  no Centro Administrativo, pode ser anexado a Prefeitura ?  E  a casa da minha mãe é anexo do cartório, ou vice e versa ? 

 CERTAMENTE...

  ...que essa sede por essa obra,  não é  para encobrir a vergonha do Hospital Elefante Branco (inacabado e que teve  desvio de seus  recursos,  em cuja denuncia  jornalística, com documentos,  José Augusto é citado como  um dos envolvidos no desvio do dinheiro, enquanto empresário ) visto que o tal  Hospital está bem escondido,  transformado nesse  Centro Administrativo, onde,  inclusive,  o Prefeito do novo tempo faz seus despachos,  seja para o bem  ou para o mal de Portalegre. 

E...

...que os vereadores de Portalegre, todos, com exceção do Líder, possam perceber os contrapés  que   projetos  ditos de urgência, trazem. E que não aprovem   coisas a "toque de caixa".  

   


Nenhum comentário: