quinta-feira, 22 de abril de 2021

O DITO E ZICO; O DIREITO A DEFESA E AO CONTRADITÓRIO. ABRE-SE O DEBATE, FECHA-SE O BURACO. 22 DE ABRIL DE 2021

  ONTEM...

... não vi, ao vivo, a Live do grupo Prerrô ( juristas pela democracia)  com o    influenciador digital Felipe  Neto. Mas, foi interessante   um pedacinho da entrevista que  roda curtinho por whatssap. E isso tem a ver com o  que pauto  hoje no blog.


TENHO COMO PRINCÍPIO...

...esclarecer mal entendidos e solicitar, sobretudo, a comprovação de  fatos do qual  sou acusada.  Algumas pessoas, inclusive, já me levaram à justiça usando carapuça  por coisas que escrevi, no entanto perderam em todas as vezes que recorreram, e a única "vitória"  se deu porque um  advogado ( advogado ?) perdeu o prazo para que me defendesse.  Mas, isso são águas passadas.

VAMOS ...

...ao presente.

 NO DIA ...

...20, publiquei aqui que estava surpresa por não ter encontrado no Facebook da Prefeitura de Portalegre, naquele dia,  um álbum sobre um atendimento em saúde,  cujo  responsável  dizia, em uma mensagem de Whatssap,  que  uma fiscal amiga, ou amiga fiscal,  ou os dois,  teria elogiado o referido  serviço, indicado a  necessidade de ajustes  no que já estava organizado e com planejamento para organizar muito mais.

INDAGUEI...

...sobre o fato de a Prefeitura ( leia-se Assessoria de Comunicação ou de Imprensa  da Prefeitura, queo não sei quem é o responsável, ainda, mas gostaria de saber, para poder tratar institucionalmente ) fazer  do desligamento de uma pessoa do bolsa família uma notícia de  destaque, mas de um serviço organizado não publicar  uma linha, tampouco uma foto. No caso fiz uma comparação sobre o que é mais e menos relevante na Gestão.

NESSE...

...mesmo dia,   liguei a palavra  organização,  ao fato de o número de vacinas aplicadas está desorganizado em dois sítios diferentes: o site da Prefeitura 2.140 doses, o RN + Vacina  2.150. E que era preciso que essas informações  fossem iguais.  Isso não é apenas técnico, é o legal.

INFELIZMENTE...

... no dia seguinte, vejo  um post de Klenylson Fernandes, a quem todos na cidade conheceram  pelo apelido de Zico,  alegando  que eu  teria dito que o CADúnico era desorganizado. 

   A princípio achei estranho,  primeiro porque não  condizia com a verdade e tampouco não entendia o que teria Zico a ver  com a história, e por que estaria tão ofendido, com algo que nem verdadeiro era.  

    Desconhecia o seu trabalho na Prefeitura e, particularmente,  como responsável  pelo referido  Programa Federal no âmbito do município. Nem  atribui que ele era a pessoa da foto,  até porque as fotos da  prefeitura não são legendadas.

COMO...

... sou PARTIDÁRIA  do  amplo direito de defesa e ao contraditório, respondi ao cidadão, no Facebook da portalegrense Jacyele Lima,  visto que foi lá a sua crítica, equivocada,  ao meu blog. E  pedi que ele  "reprintasse"  onde estaria escrito  a sua afirmativa, e aí conversaríamos, mas na página do DitoBendito, no Facebook. 

 AGUARDO

   Não  recebi, até agora ( 18:44 horas)  de  Klenylson Fernandes,   a minha solicitação, seja em forma de comentário, no meu espaço, ou no e-mail ( bernacavalcante@gmail,com). 

   Recebi do FB do Ditobendito, uma  notificação  sobre   o compartilhamento  do blog, na página do FB de Klenylson, e lá estava mais  algumas  incompatibilidades de interpretação,  e  até ofensas chulas de outrem.   

MAS...

    ...nenhuma referência a veracidade do que ele disse que eu teria escrito. Fiz a minha réplica lá também.  

MAIS ...

...uma vez  argumentei com  o  conterrâneo e cobrei   o tal "print".  Infelizmente, ele  achou por bem desaparecer com o meu comentário. Não concordo, mas respeito. Embora  que  na democracia se faz  o debate,  não  a censura.

LIBERDADE

   E, se o direito do argumento, não é possível na página  dele,  esse espaço está aberto às críticas.  E, para os "poucos" leitores ( que Klenylson  insinua que tenho),  eis o fato por completo. Tentarei escrever, não absolutamente igual, mas com o mesmo conteúdo,  o que respondi no FB de  KF, e ele, infelizmente, não deixa à mostra, aos seus "amigos no Facebook".

AQUI...

...a fala de Klenylson Fernandes, sobre esse espaço.

"Caso essa blogueira que eu nem sei quem é, queira saber mais sobre o Cadastro Único de Portalegre antes de sair falando sobre serviço organizado ou não, é só ligar ou mandar WhatsApp pra mim (84) 99170-3023 que explico a ela a importância de um desligamento voluntário pra uma família que passou anos dependendo de um benefício social do governo para botar o feijão na panela e agora ter sua independência financeira. Antes de passar o dia atrás de assuntinhos ou tentar denegrir o trabalho digno dos outros, busque a fonte e poste a informação correta. Sempre que quiser postar algo sobre o Cadastro Único de Portalegre é só falar comigo que faço até uma entrevista exclusiva pra você. Se vou até para uma rádio ao vivo dar explicações, imagina para um blog. Abraços! (SIC)


PS. em tempos de respeito e luta pela igualdade, "denegrir" é uma palavra que se  não deve usar, é  preconceito puro.  E apenas uma observação  o uso não intencional,  acaba por   ferir o outro, em cheio,  no caso os negros e sua luta pelo fim desses conceitos equivocados.  (observação minha). 

(NÃO TEVE ÁLBUM, POR QUE ? O CRITÉRIO DE IDADE É DO MENOR PARA O MAIOR ? 20 DE ABRIL DE 2021DITOBENDITO.BLOGSPOT.COM) Essa é a postagem do dia  onde Klenylson  entendeu que eu  teria me referido a uma  e desorganização do CADúnico. 

LHE ...

...respondi   no FB de Jacyele Lima, onde ele postou o comentário acima o   seguinte;

Klenylson Fernandes,  olá! a blogueira, sou eu. Prazer! Obrigada pela sua "disponibilidade" de falar com "quem não sabe quem é", que coisa nobre da sua parte. A recíproca é verdadeira. 

   Mas, pediria que fizesse um "print" da nota onde eu digo que há "desorganização" no cadastro único. Aí a gente conversa sobre, e na página do DitoBendito. 

   Quanto a sua oferta de "entrevista exclusiva", agradeço, mas não há necessidade, ainda, visto que programas sociais, como o Cadastro Único, não precisam de esclarecimentos exclusivos, eles tem um critério comum para todos os municípios, inclusive, para Portalegre.

 E tenho como principio não querer exclusividade, sobretudo em se tratando de programas sociais governamentais. Além do que informações públicas não podem ter caráter de exclusividade, mas de transparência. 

Releia as notas do blog, e veja exatamente onde eu afirmei que havia uma desorganização, para que você não sirva de "boi de piranha" para ninguém. 

E não precisa me pedir desculpas pelo equívoco, acontece quando a gente lê de forma apressada ou " emprenha pelos ouvidos". E um abraço, não exclusivo a você, mas extensivo a todos que leiam isso. sigamos. PS. Vou anotar o telefone, com imenso prazer.


 No FB de klenylson Fernandes, escrevi o o texto abaixo,  e sobre a mesma  postagem dele;

Obrigada por divulgar o blog! Aproveite e releia as notas dessa edição e do dia anterior, creio que aí você entenderá melhor. Sei que você tem apelido de craque, e que isso lhe parece um jogo, mas não sou eu quem está "chutando bola fora". Interpretação de texto, é melhor que carapuça. Telefone anotado, nos falamos. 💕
    Ah, acredite, ao contrário do que imagina, fico muito feliz, sim, quando alguém sai de um programa de auxílio, aliás torço para que saiam todos, pois quando isso acontecer significará mais dignidade para as pessoas que vivem na condição em que se encontram, visto que essas pessoas passaram a ter uma renda menos humilhante, sobretudo como aposentadas, por exemplo. Sou partidária da proliferação da abundância, nunca do crescimento da miséria. E isso só teremos quando houver o que chamamos de justiça social.

RECEBI...

...essa  tréplica, abaixo, mas não na minha página. Infelizmente,  Klenylson parece que não queria discutir ideia, em espaços que não lhe fossem confortável. 

"Dito Bendito se é que é “Bem Dito” mesmo; interpretar um texto é interpretar a intencionalidade do emissor através de seu discurso, que tenta persuadir a todo custo os poucos leitores, essa sim tem caminho aberto para vestir com maestria a carapuça.

Bola fora? Creio que seja o fato de viver atirando para todos os lados desesperadamente sem querer no mínimo saber quem atinge. Só que nem todos tem a obrigação de suportar frustração política de quem realmente é partidária como você mesmo falou.

Anote mesmo meu telefone em sua agenda, e da próxima vez que quiser questionar a importância de se dar publicidade ao trabalho que é desenvolvido pelas pessoas, pense que pode sim atingir a dignidade de quem tá à frente; falo por mim e por inúmeros outros que já foram citados nesta página de teu blog.

Já que é “Dito Bendito”, use-o para fazer o bem através de críticas construtivas e não com críticas frustradas, desse jeito fica difícil acreditar que ficas feliz pelo fato de alguém deixar de depender de um programa social ou de qualquer outra conquista que seja.

De todo modo, fique na paz e acalme seu coração. Pensamentos ruins só atraem coisas ruins.

Deus derrame uma chuva de discernimento em sua alma.

Qualquer coisa me liga. 😘😘😘"


ESSAS ...

.. linhas,  grifadas em vermelho, é grifo meu, achei legal,  Klenylson, que nem  sabia quem eu era,  fazendo  um aconselhamento  terapêutico religioso,  com  frases   que vão do espiritismo a   Seicho no ie,  além de  uma vertente  católica. E por fim,   um recado da psicologia: qualquer coisa me liga. Já havia,  lá em cima, um diagnóstico   da psicanálise,  quando  me conceituava de  frustrada. Gosto dessa coisa polivalente, nele.  Não sei onde  disse que era partidária, como ele afirmou, mas   vou investigar. 

INFELIZMENTE...

...Klenylson Fernandes achou "por bem",  não sei se por  entender que estava bem feito, bem explicado,  bem humorado,  bem respondido, ou bem dito, ou bem ruim, e achou " bem melhor" apagar ou ocultar o que  eu disse.  

MAS...

...vamos a reconstituição do texto:

    Pedi, primeiro, inclusive dizendo que era para  que o público dele entendesse  bem: o print  sobre  eu ter dito "que o CADúnico estava desorganizado.  E  ele estava devendo.

 Também  comentei sobre "intencionalidade", dizendo que tudo que fazemos,  escrevemos ou falamos tem uma intencionalidade. Citei,  como exemplo, o fato de  divulgar que na cidade tem um açaí saboroso e qual seria a intenção ?  Não seria vender ?

     Escrevi que,  quando   me referi, metaforicamente,  dizendo que ele teria chutado  "bola fora",   foi pelo fato   de ter ido em busca de fazer um gol, quando ele nem estava escalado no time. 

 O PRINT, que ainda aguardo, seria   a bola dentro de  rede,  e que não terá,   visto que a minha referência de organização, na postagem do dia 20, último,  estava   e está ligada uma mensagem de whatssap, que até onde sei,  não era dele.

 SOBRE...

...os poucos leitores que ele  atribuiu ao blog, respondi que para mim nunca foi uma questão de quantidade, mas de qualidade. Que prefiro ter  cinco leitores inteligentes a  mil idiotas me seguindo. E, brinquei dizendo; Ainda bem que você é meu leitor

PEDI...

...que ele me apresentasse  quem eu  já prejudiquei pessoal ou materialmente através do DITOBENDITO. E  que críticas   são passivas a  pessoas em funções ou cargos comissionados  públicos. Até os ministros do STF  são criticados pela imprensa.    Sou jornalista, não levantadora de bola em partida de volei.  

  ENTÃO...

 ...sou frustrada politicamente? em Portalegre ? acredita mesmo nisso ?  Jamais  fui filiada a qualquer partido político, tampouco candidata a qualquer coisa. Qual seria a frustação, política?  Também, não sou  dependente da Prefeitura de Portalegre ou de qualquer político portalegrense. 

 RESSALVA

   Mas,  eu teria, tenho, como frustação  política, o fato de ter visto, principalmente  a juventude do meu país, desperdiçar o seu voto  elegendo Bolsonaro. No entanto, depois da  entrevista de Felipe Neto, youtuber, ao grupo PRERRÔ, juristas pela democracia, acredito  que  pessoas que defendem   pessoas que defendem  e apoiam Bolsonaro, podem  despertar. Nem tudo  está perdido.  


https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2021/04/doi-a-gente-ter-que-dizer-eu-fui-burro-afirma-felipe-neto-sobre-passado-antipetista.shtml


  E ASSIM...

...foi o meu contra argumento,  que Klenylson, creio que por descuido,  apagou.  Vamos continuar  no campo da democracia,  dando cartão vermelho para a censura, pois ela sempre será um acidente  que deixa sequelas  na vida, em todos os sentidos.  Travar o debate é possível e saudável,  como  preconiza  o estado democrático de direito.

ZICO...

...o CADúnico,  na PMP,  não tem  conteúdo para uma entrevista, ele é igual em todo  lugar e desigual  na sociedade, visto que referenda a   cruel  pirâmide social que, vergonhosamente, marca Brasil. 

    Mas, eis que você acabou,   quase que a pauta exclusiva do   DITO BENDITO. Se  não fosse o  buraco, teria sido. Mas,  infelizmente, não posso negar ao meu querido  leitor, o seu contributo.

 E,  digo, de novo e em tempo;  Prazer, a blogueira sou eu !  Com poucos,  mas os melhores leitores de Portalegre. E você está  entre eles, não é, mesmo ?   A gente vai trocando figurinhas.    

ABRE-SE  O  DEBATE...

... com o  craque em CADúnico, no dia do fechamento do  buraco. Amanhã vamos passear na bica, lá está sujinha. Fechar não significa não limpar.




   

Um comentário:

Bel Medeiros disse...

Toda a minha solidariedade a você, profissional séria e competente que tem o intuito, com esse blog, de trazer verdades e fatos que ocorrem no seu município, no estado do RN e no país. É preciso estar atento e forte!
Não desista. Vamos em frente. Abraço fraterno.