terça-feira, 3 de novembro de 2020

NÃO BASTA SER VIOLENTO, TEM QUE MOSTRAR QUE É ...


Tempos...

... sombrios estamos vivendo na política. As disputas  em alguns municípios do interior do Rio Grande do Norte  estão chegando quase a barbárie. 

   Em Sítio Novo,  localizado nas imediações de Santa Cruz, conhecido pelo seu potencial turístico,  particularmente pelo Castelo de Zé dos Montes, o  discurso divergente  das ideias chegou ao ponto das ameaças contra  o advogado Francialdo Cassio, que representa  uma das coligações locais, denominada  Liberdade e Respeito, a qual   não tem uma mulher, e sim duas, como candidatas numa coligação  PT / PC do B e PP.

   De acordo  com o que  li  em um blog da Região,  o Coronel da Polícia Militar,  Edilson Fernandes  através de suas redes sociais fez ataques  ao  profissional,  tratando-o  inclusive como  advogadozinho. E  ainda teria escrito  que não hesitaria em  ser um Kamikaze,  nas eleições que, ao que parece, não admite perder. 

(https://www.blogdedaltroemerenciano.com.br/2020/11/coronel-da-policia-militar-utiliza-redes-sociais-para-ameacar-advogado-em-sitio-novo/ ) 

   Pela relação dos nomes, conforme consulta ao TRE/ RN  e Google, em busca de referências,  pareceu que o militar  é  o  pai do atual prefeito e candidato a reeleição, Edilson Jr. https://www.diariocidade.com/rn/sitio-novo/eleicoes/2020/candidatos/. 


SIGNIFICADO

   O termo Kamikaze   foi  atribuído, pelos americanos,  aos pilotos japoneses, jovens,  durante a segunda guerra mundial, os quais voavam   sabendo que estavam indo em direção a morte, para explodir   navios  inimigos.    

     É comum, porém nunca aceitável, no Brasil, o  uso de  diminutivos  com pessoas e profissões, como forma de menosprezar e  promover baixo autoestima  em pessoas.

    É algo  tão nojento  que  quando se trata de uma pessoa negra, e de mulheres, por exemplo, isso fica mais  ainda mais asqueroso; "Essa Negrinha, Aquela negrinha pensa que é...? Quem essa mulher pensa que é...".  

   Pelo visto, a licença para ofender, agredir, desrespeitar,  está cada dia mais presente e  como marca da era bolsonarista.

     Se  advogados, com prerrogativas e conhecimento jurídico para sua própria  defesa, estão sendo tratados assim,  imagina   como ficam os cidadãos desse país, no caso os de Sítio Novo,   que não conhecem minimamente  o respeito que lhes é devido?  

    Manifesto ao advogado, Francialdo  Cássio da Rocha, a minha solidariedade  e o meu  repúdio  a tão vil   posicionamento desse Coronel. 


SEM DÚVIDAS...

   A direita militarizada é, sobretudo, anti democratica. Basta vê o que faz o governo Bolsonaro. 



          "Cria corvos e eles te arrancarão os olhos".


FORÇA

       As candidatas Andrezza/Nina a minha admiração pela coragem de enfrentar uma candidatura  em um terreno tão  movediço e ameaçador, pelo que li.   

    Como jornalista e mulher já experimentei o amargo  do terror, da violência e o amedrontamento por parte  de "coronéis" sem patente, tanto na política, nos cargos públicos, em condomínios, no trânsito,  na vida como um todo, respaldados no seu machismo patenteado, e sem armas de fogo visíveis. 

Vejo-as   mais corajosas,  visto que estão   enfrentando  um  Coronel  com estrelas de lata  de e arma no coldre.  


POTENCIAL

 Conheci Sítio Novo, em 2015, numa aula de campo, do curso de Turismo da UFRN.  Ficou  perceptível o potencial do município,  espero que com a mesma grandiosidade do seu castelo, a população seja demasiada  grande e  construam  muralhas  que os protejam de políticos tão ameaçadores.


SAINDO...

...de uma serra para outra,  chego  em Portalegre, onde um  vídeo que não representam o pensamento e nem a posição  da maioria dos  negros e negras  do lugar,  descendentes e moradores  de comunidades quilombola, gerou  nota de repúdio por parte dos  representantes das quatro comunidades.


 Reproduzo a publicação  que li, em rede social,  assinada  pelo coordenador estadual e nacional  das comunidades quilombolas, Aércio de Lima Gomes.



https://www.facebook.com/photofbid=3410819362338712&set=a.376976092389736


O QUE...


     ...mais me  anima  nos embates  negros, mulheres,  gays e todos que sofrem preconceito é vê-los ocupando os seus espaços. 

   Quilombolas do Pega, Arrojado, Engenho Novo e  Lages  sejam sempre vozes  ecoando pela liberdade  e contra a mentira em Portalegre. Não há novo tempo em mentes conservadoras e  conhecidamente anti democráticas.    






     



Nenhum comentário: