VIVEMOS...
...num país e num momento onde o ataque por parte do governo deveria ser contra um vírus que mata brasileiros, o Presidente resolve atacar, gratuitamente jornalistas. A mais recente vítima do energúmeno, foi a apresentadora da CNN Brasil, Daniela Lima.
INTERESSANTE...
...como o Presidente atribui a jornalista Daniele Lima, um adjetivo que lhe cai tão bem; quadrúpede.
Com todo respeitos aos burros, cavalos, jegues e demais, com quatro patas, do mundo animal.
NÃO, ...
...nenhuma surpresa com relação ao que sai do intestino grosso do Presidente do Brasil, pela boca. Só lamentável.
COMO ...
...lamentável é o comportamento de qualquer gestor ou parlamentar seja federal, estadual, municipal, que não saiba ouvir a imprensa e checar a informação, antes de "emprenharem pelo ouvido", aceitando como "verdade" o que lhes contam.
E FALO ...
...com conhecimento de causa, não só com relação a Gestões de Portalegre, como também por pessoas. Inclusive, o blog foi acusado por coisas que não escreveu, como a "desorganização" do CADúnico. Episódio recente.
HOJE...
...vendo parte do depoimento da médica-infectologista Luana Araújo, na CPI da Pandemia, percebe-se mais e mais os desmandos a que estamos submetidos com um governo que não acredita em uma doença grave e letal e impõe a sua prática a toda população brasileira.
E...
por falar em saúde, vi a noticia de que o governo do Estado, teria repassado R$ 300 mil para o município de Portalegre, em cumprimento a emenda impositiva do Deputado Getúlio Rêgo(DEM).
O dinheiro estaria destinado a compra de uma ambulância "semi-UTI". O "realease" da Prefeitura não descreve o que compõe um veículo com a denominação semi-UTI, mas o Blog pesquisou o veículo, em vários sites de comercialização de ambulâncias, para se inteirar sobre.
https://mbrmultimarcas.com.br/carros/Mercedes-benz/Sprinter/416-Ambulancia-Uti-2021/Mercedes-benz-Sprinter-416-Ambulancia-Uti-2021-SAO-PAULO-SP-1435246.html
CLARO...
...que é gratificante saber que o Portalegre terá um transporte bem equipado e novo, para pacientes que precisem de transferência. No entanto, é desalentador não vê, por parte do Prefeito, o anuncio de uma testagem em massa, por exemplo, para que se tente, de forma cientifica, identificar casos de covid-19 e promover bloqueio, até para que não precisemos usar a ambulância.
É...
...sabido que muitos dos casos diagnosticados no município, foram a partir da testagem de profissionais da educação, no final de abril, e promovida pelo governo do Estado. Não poderia se fazer o mesmo, com recursos recém chegados, os 50 mil para Covid-19 ?
TEMOS...
...um Gestor em saúde que já exaltou o número de vacinados, somente com a primeira dose, de forma equivocada, do ponto de vista da educação em saúde, pois a totalidade de imunizados com as duas doses, não é o mesmo que número de vacinados. O que cria uma falsa sensação de que temos quase 50 por cento da população imunizada, que não temos.
SERÁ...
...que dentro do planejamento de saúde, não existe nenhum programa que vislumbre testagem sorológica para que se consiga, minimamente, mais tranquilidade ?
COM ...
...a divulgação de tantas emendas para a saúde, parte de parlamentares federais, e também com os recursos já existentes na saúde, não haveria no município nenhuma política de gestão, visando a promoção de testes para a população ?
A SAÚDE...
...é promovida, na sua melhor forma, a partir da prevenção. E não há remédio para COVID-19, exceto vacina. E enquanto não chega para todos, a testagem favoreceria, pelo menos, a minimização de transmissão.
E POR FALAR...
...em remédios, o blog recebeu informações de que portalegrenses estariam tendo a medicação negada, por parte da saúde municipal.
Na farmácia básica de Portalegre estão avaliando a condição financeira do paciente para entregar ou não uma determinada medicação. A depender do entendimento de quem é responsável pelo setor, sobre a condição financeira da pessoa, o remédio pode ser disponibilizado ou negado. E "se achar" que a pessoa tem condições de comprar, não entregam. "A pessoa que estou falando é até da saúde e não recebeu "nem a pau" um medicamento lá, sob alegação que poderia comprar." (sic). Assim chegou a informação ao Blog.O espaço está aberto para ouvir a versão da administração municipal ( bernacavalcante@gmail.com).
FARMÁCIA POPULAR
... são disponibilizados através do programa farmácia popular de duas formas: alguns totalmente grátis outros adquiridos em farmácias e drogarias com o chamado co-pagamento, onde o paciente paga apenas, salvo engano, 10 por cento do valor da medicação e o Governo Federal, o restante.
Existe uma lista dos remédios que fazem parte do Programa, disponibilizada d, em sites oficiais. A população precisa, dia após dia, conhecer e exigir os seus direitos preconizados. Não é aceitável e não é digno que silencie diante de negativas de direito básico.
https://m2farma.com/blog/lista-preco-farmacia-popular/
NENHUM...
...cidadão brasileiro pede "favores" a gestores, sejam eles Prefeitos ou Secretários de saúde. O SUS é um programa nacional, preconizado em Lei. E quando o poder executivo, federal, estadual e municipal oferecem serviços ou os compra em clínicas privadas, diretamente ou através de cooperativas médicas, pactua com filantropicos, como a Liga contra o Câncer, por exemplo, esses serviços estão sendo pagos com recursos originalizados de impostos.
Portanto, é preciso entender que nenhum gestor, nenhum servidor da saúde, do médico ao técnico, está atendendo por caridade, por gentileza, por ser amigo, todos os serviços de saúde pública, são pagos com recursos destinados a isso, é um direito que ninguém deve abrir mão.
O LINK...
... abaixo mostra o que é programa, quem tem direito, e como fazer.
https://bolsafamilia2021.com.br/farmacia-popular-2021/
APRENDER...
...sobre direitos, significa dignidade e liberdade de toda e qualquer tentativa de colocar cidadãos de qualquer lugar do país em condições de subserviência.
FECHEI...
... a edição do blog às 15:48 horas, e o boletim epidemiológico de hoje, 02, de Portalegre ainda não estava disponibilizado. Espero que o número venha decrescente, nos diversos parâmetros: suspeitos, infectados, internados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário