VISITA
o professor Martinó Coutinho encerrou ontem sua curta, porem intensa visita ao Brasil, particularmente a Portalegre RN. Aqui participou de eventos formais e também de momentos de descontração e interação com a população.
Em sua quinta viagem ao município criado por seu penta avó, o português Miguel Carlos, em 1861, o professor, que veio apresentar ao seu neto Manuel Azevedo, retorna a Portugal, confiante que em 2021 estará aqui, para as comemorações dos 260 anos do município brasileiro.
ANFITRIÕES
Além do prefeito Manoel Neto, Martinó Coutinho contou com a receptividade de representantes da gestão e amigos construídos no município em suas viagens anteriores, dentre eles os professores Alci Marques e Afrânio Lucena, além do professor da UERN, atual presidente da FAPERN , Gilton Sampaio.
ASSOCIAÇÃO
Martinó é um entusiasta na retomada do laço de amizade entre a Portalegre portuguesa e brasileira, oficializado desde 2005.além de um apaixonado por história, e com o professor Thiago Dias ampliou seu interesse, sobretudo com relação a historia de Portalegre, objeto de pesquisa de Thiago desde a sua graduação em história, pela UFRN.
ANISTIA INTERNACIONAL
Manuel Azevedo, neto de Martinó, é membro da anistia internacional, em Portugal e militante de direitos humanos no seu país, e demonstrou na sua visita a Portalegre, interesse em trabalhar o tema, no município, através das escolas públicas.
ENTREVISTA
Ao longo da semana publicarei entrevista que fiz com professor, sobre a impressão dessa última viagem, a Portalegre, onde ele é cidadão, desde 2011.
DESCONTRAÇÃO
Nesses dias, em Portalegre, um encontro mais que agradável com amigos da adolescência e que se mantém: Arimateia Junior ( Mestrinho) e Zenóbio do Rêgo Filho (Nobinho) pessoas especiais, cujas diferenças politico-ideológicas não interferem no bem querer e bom conviver. Com Nobinho, Mestrinho, Afrânio Lucena e Junior ( CAERN) momentos de boas risadas e recordações de um passado não muito longe. Juraci Jr, Ivete Paiva, Faule Marques e outros contemporâneos foram pontos da pauta e de alegres lembranças.
FÉ
Portalegre viveu no último fim de semana o encerramento da festa religiosa alusiva a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.
Dentro da programação, uma atividade desafiadora e de muita fé, a caminhada de 33 quilômetros de Portalegre a Pau dos Ferros feita pelos devotos da Imaculada Conceição, de ambos municípios, que tem a mesma santa como padroeira.
Os fieis saem de Portalegre às 23 horas e chegam a Pau dos Ferros por volta das quatro da manhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário