terça-feira, 10 de dezembro de 2019

HOJE, 10 DE DEZEMBRO DE 2019



 VISITA

   o professor  Martinó Coutinho encerrou ontem sua curta, porem intensa visita ao Brasil, particularmente a Portalegre RN.   Aqui participou de  eventos formais e também de momentos de descontração e interação com a população. 
      Em sua quinta viagem ao município criado por seu  penta avó,  o português Miguel Carlos, em 1861,  o professor, que veio apresentar ao seu neto Manuel Azevedo, retorna  a  Portugal,   confiante que em 2021 estará aqui, para as comemorações dos 260 anos do município brasileiro.
     

 ANFITRIÕES

  Além do prefeito Manoel Neto, Martinó Coutinho contou com  a receptividade de representantes da gestão e  amigos  construídos  no município  em suas viagens anteriores, dentre eles os professores Alci Marques e Afrânio Lucena, além do professor da UERN, atual presidente da FAPERN , Gilton Sampaio. 

ASSOCIAÇÃO

    Martinó é um entusiasta na retomada do laço de amizade entre  a Portalegre portuguesa e brasileira,  oficializado desde 2005.além de um apaixonado por história, e com o professor  Thiago Dias  ampliou seu interesse, sobretudo com relação a historia de Portalegre, objeto de pesquisa de Thiago desde a sua graduação em história, pela UFRN.


ANISTIA INTERNACIONAL

    Manuel Azevedo, neto de Martinó, é membro da anistia internacional, em Portugal e  militante de direitos humanos no seu país,  e demonstrou na sua visita a Portalegre,  interesse  em  trabalhar  o tema, no município,  através das escolas públicas. 

ENTREVISTA

   Ao longo da semana  publicarei entrevista que fiz com professor, sobre a impressão dessa última viagem, a Portalegre, onde ele é cidadão, desde 2011.


DESCONTRAÇÃO
     
      Nesses dias, em Portalegre, um encontro mais que agradável com amigos  da adolescência e que se  mantém: Arimateia Junior ( Mestrinho) e Zenóbio do Rêgo Filho (Nobinho) pessoas especiais, cujas diferenças politico-ideológicas não interferem no bem querer e bom conviver. Com  Nobinho, Mestrinho, Afrânio Lucena e Junior  ( CAERN)  momentos de boas risadas e recordações de um passado não muito longe. Juraci Jr, Ivete Paiva, Faule Marques  e outros contemporâneos  foram pontos da pauta e de alegres lembranças.



     Portalegre viveu no último fim de semana o encerramento da festa religiosa alusiva a padroeira da cidade, Nossa Senhora da Conceição.
    Dentro da programação, uma atividade desafiadora e de muita fé,  a caminhada de 33 quilômetros de Portalegre a Pau dos Ferros  feita pelos  devotos da Imaculada  Conceição, de ambos municípios, que tem a mesma santa como padroeira. 
Os fieis saem de Portalegre às 23 horas e chegam a Pau dos Ferros por volta das quatro da manhã.





  


Nenhum comentário: