quarta-feira, 15 de junho de 2022

MATARAM UM JORNALISTA E UM INDIGENISTA. O MUNDO GRITA E DENUNCIA A VIOLÊNCIA NESSE GOVERNO. 15 DE JUNHO DE 2022

 HOJE...

...está difícil, mais difícil  que todos os dias da gestão Bolsonaro.  Duas vozes  em defesa da floresta amazônica, dos índios e do Brasil foram barbaramente silenciadas. Mataram o jornalista britânico  dom Philips e o brasileiro  indigenista Bruno Pereira.

DEPOIS...

...de dez dias de angústia  vividos pela família e amigos, a constatação do que já era esperado, que os dois estavam mortos.  Bruno era conhecedor do local, portanto não poderia ter se perdido. E o jornalista era um  profissional que abraçou uma causa, a mesma que Bruno, defender a floresta e o seu povo originário.

QUEM...

...com o mínimo de  empatia com a causa não  está com o coração repleto de dor, mesmo sem  conhecer os dois ?

   Me sinto  um pouco morta com eles. Pois, como   brasileira  me envergonho, como jornalista me sinto indignada e  como se tivéssemos, de novo, voltado à Ditadura Militar, onde   nós jornalistas éramos vigiados, presos e mortos.

VIVEMOS...

...na terrível  gestão de Bolsonaro  uma realidade  pior;  jornalistas e  ativistas   ambientais são agredidos a cada dia e a cada minuto. Recebem patadas diárias desse jumento que ocupa a presidência. eleito e defendido, inclusive por pessoas  que conheço e custo a acreditar que aprovam esse genocida.

NÃO...

...consigo entender como pessoais que se dizem cristãs  sejam católicas, evangélicas ou espiritas,   votaram ou ainda votarão num presidente que a cada dia envergonha o Brasil aqui dentro e lá fora.

    Um verdadeiro  cristão,  que conhece minimamente a história do Cristo, não  tem argumento para justificar   voto ou apoio a um desumano com esse Presidente Bolsonaro.


E...

...para quem ainda  não acredita em tudo de ruim que esse Presidente faz contra o povo brasileiro, sobretudo os mais pobres, basta olhar  para o crescente número de famintos no Brasil. 



O...

..Brasil de Bolsonaro está na boca do mundo, pela fome, pelo crime organizado, pela ameaça a Democracia, pela Amazônia  devastada pelo  crime do desmatamento,  pelo  contrabando de madeira e animais, pelo  trafico de drogas  e hoje   está,  pelo  crime praticado contra    Dom e Bruno, que ocupa  as manchetes  de jornais e televisões  dentro e fora do país.


PARA ...

...mostrar  que o jornalista Dom Philips,  aliás a sua morte, não preocupa e nem  sensibiliza  o governante desse pais,   basta vê a forma como Jair Bolsonaro  se dirige ao jornalista, em uma entrevista, quando ele pergunta justamente sobre a Amazônia.

. , 

 ESPERO...

...como cidadã brasileira, como cristã e jornalista que esse monstro que foi colocado na Presidência,  possa ser responsabilizado por todas as mazelas que   fez e faz contra o Brasil.

UM...

...  verme que faz apologia à tortura e  menospreza  mulheres, negros, índios e pobres só  tem de mim repulsa e  desprezo. E isso vale para ele e para quem o defende, também.

E...

...que Portalegre  saiba dizer NÃO  a esse   político desprezível que, graças a um golpe jurídico e midiático,  que começou em 2016, chegou, infelizmente, ao poder em 2018, e com o apoio do atual  Prefeito de Portalegre.

QUEM...

...apoia e aplaude esse mostro  não é igual a ele, é pior que ele. E isso vale para "amigos" e parentes.   

BOLSONARO...

...desmantelou a pouca proteção  que havia  na região da Amazônia.  E cada morte que acontece, por descaso desse Governo,  quando  libera armas e desarticula órgãos federais como FUNAI, de onde Bruno se licenciou  por pressão, e  IBAMA terá a digital ensanguentada  desse asqueroso  Presidente. Não custa lembrar  qual o papel do ministro Ricardo Sales no governo.

   

E...

  ...que a morte dos dois  não seja esquecida e nem fique impune. Outros indigenistas e jornalistas corajosos surgirão em defesa de quem não tem voz.


   Hoje choro, como choram todos os humanos do Brasil. E desde 24 horas depois já sentíamos que  o final seria justamente com corpos, e não com vidas.

  

CANTO

    O canto indígena  de  Bruno Pereira será um hino para nós que defendemos  o direito do povo indígena no Brasil. 

    São cinco séculos de exploração. E em todas as vidas que eu tiver, quero está sempre contra  os dominadores  e predadores do planeta.


BOLSONARO...

...desarticulou a pouca proteção  que havia  na região.  E cada morte que acontece por descaso desse Governo que libera armas e desarticula órgãos federais como FUNAI, IBAMA terá a sua digital.

    


Nenhum comentário: