quinta-feira, 7 de abril de 2022

DIA DO JORNALISTA, MORRE O FUNDADOR DA GAZETA DO OESTE. 07 DE ABRIL DE 2022.

 HOJE...

... é o Dia do Jornalista. E, não por acaso, o dia da partida de um dos jornalistas mais polêmicos do Estado, Canindé Queiroz,  fundador e proprietário  do Jornal Gazeta do Oeste, um dos mais lidos da região Oeste, particularmente, em Mossoró, cidade que o sediava.


NA...

...Gazeta, tive uma passagem rápida, mas significativa. Não era fácil trabalhar com Canindé Queiroz, temperamento forte e não admitia ser contrariado em suas posições.   Por   duas vezes, me atribuiu, o encargo de escrever sua coluna,  Penso, logo...  e quando me dizia para fazê-la, era sempre na hora que o jornal estava fechando e ele não alcançava chegar a tempo para fazê-la.



TIVE...

...nos dois momentos a liberdade de expressar o meu pensamento e opinião sobre os temas que escolhi, e    isso  foi respeitado.

SAÍ...

...da Gazeta,  por uma razão que nada tinha a ver com jornalismo, linha editorial  ou  incompetência e negligência.  Fruto de um dos muitos  acessos de  cólera de Canindé, diante dos olhos estupefatos de Maria Emília, Rafael Negreiros que dizia: Você tá doido, a menina não fez nada. Eu tinha 23 anos, era mesmo uma menina.

ANOS...

...depois,  encontro Canindé Queiroz,  no Palácio do Governo.  Ele, me reconhece,  me cumprimenta e diz;  Não sou de pedir desculpas, mas sei que lhe devo desculpas. 

    Não  consegui responder  nada além de,  o Secretário  pede que o Senhor entre. Essa visita de Canindé,  ao Palácio do Governo, era   para uma conversa para que acalmasse os ânimos de uma briga que ele travava, no seu jornal, com um Secretário  Municipal de Mossoró, um triste e lamentável episódio   que repercutia muito mal e respingava no Governo do Estado.

   

HOJE...

...ao saber da  partida dele, com quase 80 anos, e em um dia tão simbólico,  pensei;  Se encerra aqui a minha diferença com Canindé Queiroz.

     Lembrei  de uma amiga que repetia uma frase, que teria sido  dita pela mãe de  um imperador implacável, ao saber da morte do filho e querer enterrá-lo:  Devolvam-me  o corpo do meu filho, nenhum   ódio pode ir além da morte. Não, nunca odiei Canindé Queiroz, o comportamento injusto dele, com relação a mim, é que me parecia   imperdoável.

 E...

...quando recebi a notícia da sua partida  fiz  o exercício de pensar,  enquanto jornalista  que a  Canindé Queiroz, através do seu jornal,  acrescentou  ao meu   registro de feitos,  o fato de ter sido a primeira repórter daquele pequeno/grande jornal.  E, portanto,   " penso, logo existo"  na história do jornalismo construído  por Canindé.

 

MEU...

...amigo querido, Herbert Mota, vereador em Mossoró justamente no período da minha passagem, 1985,   pela terra de Santa Luzia, como profissional,  escreveu no meu Instagram:



E...

...como historia do jornalismo, pelo menos do meu  trabalho enquanto jornalista, está devidamente guardada.  Aproveito para refrescar a memória de algumas pessoas da  terrinha que, no novo tempo, parecem que estão ficando meio esquecidas, para não dizer dissimuladas.

SEMANA...

...passada publicaram como  um grande feito da atual Gestão, 👇. 


Ô...

... Prefeito,  fala aí "pros seus aCessores", sobretudo os  seus auxiliares de última hora,  para ficarem  mais atentos  com o que publicam, porque   tenho    um catatau de papel, que pode    mostrar que,   o que a Gestão tenta passar  como  inédito e mérito  do seu mandato, não é.


OLHA...

...a data, que  escrevi e encaminhei o "realease" para a imprensa: 14 de novembro de 2001



SECRETARIA...

...de Turismo ou do que for: Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura, Meio Ambiente, Agricultura (tanto cargo para pouca ação) se precisar de  refresco para a  memória sobre o Turismo em Portalegre,   tenho caixas e caixas de arquivos.
  Só falar.
 

FUI...

...fazer uma prece pelo meu pai, que  partiu  em 1965, num 7 de abril chuvoso e triste. 
 


Nenhum comentário: