sexta-feira, 1 de julho de 2022

LÁ SE FOI TITIO PARA O OUTRO LADO DA VIDA. SAÚDE DE PORTALEGRE É MERA FOTOGRAFIA PARA REDE SOCIAL. 01 DE JULHO DE 2021

 SE...

...alguém não sabe o o que é hipocrisia, aqui está o retrato. A SMS depois de participar das festas, com equipe posando para foto, porque a rede social é o que conta,   todos juntos e sem máscaras, agora vem com essa "beleza"  de recomendação.



FALANDO...

...em locais fechados, conforme "recomenda" a Prefeitura,    seriam as escolas e o centro administrativo, cujo ponto  hoje foi facultativo e as aulas  próxima semana serão remotas ?

   Essa gestão bolsonarista pelo visto  segue o Mito, no que se  refere a carga horária diária de trabalho.


VACINA

   Secretário de Saúde,   calendário de vacinação, tem ?   

OU...

... como  os fieis e  ignorantes bolsonaristas,   a Gestão  vai  dizer que a culpa  de tudo é do governo do Estado que é do PT?


EVOLUÇÃO

   Eram 19 casos notificados,  em  uma semana passou para  131.   Pede aí a  "tchurma"   da estatística que  construiu  àquela    fabulosa saída das 42 notificações   " inconclusas", para fazer  um gráfico da  triste evolução  no número de infectados.



25 DE JUNHO 


                                                                      

     HOJE

  



SABE...

...o que sempre  me parece  "inconcluso", desde 2020 ?  a competência da gestão em saúde,  justamente para  trabalhar  saúde pública. 

    Tempo de ocupação num cargo  comissionado nunca será sinônimo  de capacidade para ninguém.  Sobretudo em cargos   onde a  permanência não está alicerçada numa questão  técnica, mas, e  principalmente, política.

DIRIA...

...que,   na saúde,  há  quem tenha alguma competência para  a arte da decoração e cerimonial,  com raros momentos de  suavidade  com a predominância  de breguice, na maioria das vezes.  


E...

...o dia fechou-se com a tristeza sobre a partida de um portalegrense mais que conhecido na nossa cidade;  Titio.  E nem adianta  escrever seu verdadeiro nome, Francisco, porque ninguém saberá de quem estou falando. 

    Titio e Ivanildo Rocha  eram  o que, na minha memória, se constitua  em um retrato da cidade. Os  dois estavam sempre juntos  fosse na esquina da casa de Antônio Bernardo, no famoso Bocão, sobretudo em época de eleição,  fosse no bar da praça, proseando com outros da mesma geração.

     Titio tinha como  bem inseparável o seu chapéu, e digo isso porque o  conheço desde eu menina, pois é (era) filho de minha tia/avó Joana, e  nunca o vi sem esse adereço.  Titio era o homem que eu referendava  como sendo de uma mulher, pois   primeiro   foi   Titio de tia Joana, depois  Titio  de  Perpétua.

      Da  última vez que estive em Portalegre, o encontrei, na sua casa. Ele não me reconheceu, com a  máscara, e percebi o quanto  havia perdido a jovialidade do rapaz  que cavalgava e depois passou a pedalar sua bicicleta.

       Uma  bicicleta  monark que gerou  uma discussão hilária entre ele e o sobrinho/irmão  Antonio Neto, num dia  lá dos anos 1980.  Os dois estavam consertando o  precioso veículo, na casa de tia Joana,   cheguei e perguntei:  Titio qual a cor dessa bicicleta ?  E ele respondeu com outra pergunta: Não é encarnada ?  

    Antônio Neto,  que era mais jovem e mais moderno, o retrucou  dizendo:  Que encarnada, Titio, você não tá vendo que essa bicicleta é  "vermeia" !?!".  E ele; Encarnada e vermeia não é a mesma coisa ? 

      Rafael( de Titica), Rita e eu  não contivemos o riso, com a "teima" dos dois pelo nome da cor.

     Saiba  Titio, que  vou sempre lembrar de você com o coração  encarnado  ou vermelho de afeto.  Vou guardar a lembrança dos presentes que me trazia, desde os cajus e as goiabas, quando morou na Encruzilhada,  até  as pitombas,  mangas, as castanhas assadas e, especialmente  as jacas. Essas últimas,  as maiores e melhores, tão grandes que eu  nem podia  carregá-las. Escolhidas, sem dúvidas,  a dedo e para mim, com  o carinho   ímpar, por iniciativa própria e também  pela recomendação de Chiquinha.

      E, não esqueça de levar para tia Joana  e mamãe, claro, o  meu abraço, dizer que sinto saudades delas todos os dias.  Ah!  em  outubro vou fazer uma bandeira verde e  escrever, em sua homenagem, que  o Brasil votou   encarnado, para  poder melhorar. E, saiba que termino esse pequeno escrito  com os olhos vermelhos, e  não preciso dizer  o por quê.  

    Não, não estou triste pela sua partida,  mas pela saudade que você vai deixar, sobretudo na "rua dos Pinto", onde  há décadas, Perpétua,  Rita,  Chiquinha e  os  sobrinhos dividiam a vida contigo.  Muita luz e alegria no reencontro com os nossos que já estão por aí.  Até um dia.

     


Nenhum comentário: