quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

PORTALEGRE EM PRIMEIRO LUGAR



Hoje, 05 de dezembro de 2019


RETOMANDO...

...de onde parei. Retornando   para algo que me fascina; escrever. O DITOBENDITO sempre foi a minha maior expressão de liberdade e prazer  em fazer jornalismo.


VISITA

    Portalegre recebe pela quinta vez, a visita do professor portalegrense/portugues  Antonio Martinó, penta neto do fundador de Portalegre do Brasil, o juiz de fora de Olinda, Miguel Carlos Caldeira de Pina Castelo Branco. Martinó, que também se tornou  cidadão portalegrense no Brasil, em 2011, quando dos 250 anos do município brasileiro,  veio, digamos, em missão familiar oficial;  apresentar a nossa terra ao seu neto Manuel Azevedo. Na terrinha de todos  nós, ficam  até o próximo dia 8.

IMPULSO 

 Martinó, ao que parece, veio para nos fazer  reencontrar propósitos e tarefas que existem entre essas duas cidades, e encontrar novas pessoas nessa jornada. Na bagagem, arquivos  em fotos, textos e videos de um encontro memorável, além de mensagens calorosas de pessoas que partilharam conosco daquele 7 de outubro de 2004. 

REENCONTRANDO PESSOAS

   Em Natal, já na sua chegada à recepção do professor Gilton Sampaio, Presidente  da FAPERN, á noite a companhia do ex secretário de Turismo do  RN, arquiteto Lúcio Dantas, um amigo das duas Portalegres, desde 2004.


   MENSAGEM

   Dentre  as  mensagens encaminhadas pelos irmão portalegrenses,   publico hoje a primeira delas, do meu querido amigo e colega de profissão, jornalista Manuel Isaac Correia.
A imagem pode conter: tela

 A imagem pode conter: texto

LUGAR

    No último dia 4,  Portalegre  foi anunciado    com o   primeiro lugar  dentre os 167   municípios do Rio Grande do Norte avaliados  pelo  Tribunal de Contas do Estado, no que se refere ao Índice  de Efetividade da Gestão   Municipal- IEGM,  correspondente a 2018. O TCE RN avalia  a gestão dos municípios em educação, saúde,  planejamento,  meio ambiente,  cidades protegidas,  governança em tecnologia da informação e gestão fiscal. 

A melhor avaliação recebida por Portalegre, com conceito B+, o que corresponde a classificação MUITO EFETIVO,  foi para as áreas  de  educação, planejamento,  meio ambiente e  gestão fiscal. 

    O IEGM/TCERN, implantado em 2016,  faz uma apuração anual,  baseada  em  informações levantadas a partir de questionários  preenchidos pelos gestores,  visitas avaliativas e  informações extraídas do Sistema Integrado de Auditoria Informatizada do TCE/RN.

 O prefeito  Manoel de Freitas Neto participou  da solenidade, em Natal,  em que o Tribunal, através do seu presidente  Gilberto Jales, do diretor da Escola de Contas Severino Lopes, e do  presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), José Leonardo Cassimiro, anunciou os municípios do RN melhor avaliados. Na região  Oeste os municípios de  Martins, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes ficaram com classificação B,  portanto EFETIVOS.






Nenhum comentário: