segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Segunda-feira,08 de agosto de 2016


Humberto Costa vai ao STF contra Temer





CENSURA


     Algumas notas de jornais e  vídeos denunciam a censura exercida sob  as pessoas que tentam expressar, sobretudo com cartazes, o descontentamento com o Governo interino, e estão  circulando na internet. 
 Pelo visto  o senhor  Michel Temer (PMDB)  busca de todas as maneiras evitar que mundo veja a insatisfação nacional ao  Golpe ( ou impeachment, como chamam os aliados dele)  que acontece no Brasil, usando inclusive a polícia para deter as pessoas.
    E para os que defendiam a volta da ditadura militar creio que com essas imagens  eles possam   comemorar, pois embora o governo seja civil, o comportamento é de ditador  militar  que proibia a liberdade de expressão (tudo como num passado recente).


E...

...por falar em Temer,  a televisão italiana mostrou o que as tevês brasileiras minimizaram; a vaia que ele sofreu quando da sua fala de abertura dos jogos. É só clicar.



PREVISÃO

  A casa de Câmara e Cadeia de Portalegre,  depois de inúmeras promessas do Governo do Estado, leia-se Wilma de Faria e Rosalba Ciarlini, finalmente está sendo "restaurada", e pela Prefeitura.

 Infelizmente, não tivemos do poder público estadual qualquer compromisso com esse precioso patrimônio, tanto que ele foi devolvido ao município, conforme previa o contrato de doação ao Estado, se no período estipulado nada fosse feito. E, em sendo assim,recebido de volta e  na primeira quinzena de setembro  deve ser inaugurada.

DIFERENÇA

  A população precisa se apropriar da história do Brasil, e, particularmente, da fundação da Vila de Portalegre  e  assim não confundir Casa de Câmara e Cadeia com Casa de Cultura. São duas coisas totalmente diferentes.


CONCEITO

  A descrição mais comum sobre o que é uma casa de Câmara e Cadeira, é  de   um edifício no período do Brasil colônia e parte do período imperial onde se instalavam os órgãos da administração pública. Elas eram comuns em diversas cidades brasileiras. No RN somos um dos poucos municípios  que guarda uma edificação com essa importância histórica.



LEMBRANÇA

 A minha geração  ainda guarda na memória  o tempo em que a  administração de Portalegre funcionava naquele prédio. O último prefeito a exercer  todo o mandato lá, foi Juraci Albuquerque. 
  O prefeito Wilson Rêgo, eleito em  72, construiu a "nova" prefeitura e inaugurou no dia 22 de fevereiro de 1975, concluindo, obviamente, o seu mandato  no prédio que ainda serve ao Executivo.


E POR ...

... falar em  Prefeitura,  depois de 41 anos Portalegre terá um novo prédio para o Executivo. O elefante branco  que deveria ter sido  um hospital, deixa de existir e se torna  útil.  
  A vergonha que decorava à cidade, cuja publicação de matérias de jornais, falando dos desvios de seus recursos, gerou a essa jornalista  uma representação eleitoral, em 2012, por parte do DEM, está  transformado em Centro Administrativo.



INESQUECÍVEL

  Apaga-se,  da visão dos portalegrenses, a estrutura  inacabada e abandonada que existia, a mostra do  descaso com o dinheiro público, mas não da memória e  das páginas de jornais, das gravações de discursos, das matérias de tv,  a triste história do que que foi àquele lugar. 

COMO...

...inesquecível também é, na minha memória,  a rapidez com que Conceição Ulisses datilografava,  redigindo os documentos pertinentes ao  seu trabalho de secretária, na gestão de Juraci Albuquerque.  A lembrança da suas passagens de ida e volta  para a labuta diária, são bem presentes. 

 
E...

...memória e história são duas coisa imprescindíveis ao jornalismo, precisamos delas para a construção da informação e  para oferecer a oportunidade de não cometermos os mesmos equívocos, sobretudo por ignorância.
  






Nenhum comentário: